Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Artigos

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Casamento é Assunto Sério - Casamento é de Deus

Gênesis 2:18-25


Hoje, há falta de respeito para as coisas que Deus criou. O plano de Satanás é querer destruir e prejudicar tudo, item por item, que Deus fez.

            1 - Deus criou a terra, mas o homem procura a destruí-la. No fim do mundo Jesus vai destruir os que destroem a terra -  Apocalipse 11:18.

            2 - Deus criou as nações; Satanás as engana -  Apocalipse 12:9; 20:8.

            3 - Deus criou a igreja; Satanás procura destruí-la com falsos ensinos e falsas conversões – Mateus 13:24-26.

            4 - Deus criou a família também. Satanás procura destruí-la. Ele despreza e ataca o casamento. Faz o mundo pensar que o casamento é desnecessário; uma coisa do passado. A Bíblia declara que o matrimonio deve ser venerado. Se a família for destruída, a sociedade inteira e as igrejas serão seriamente afetadas. A base da sociedade é a família. E a família começa com o matrimonio. Sempre foi assim.

A FICÇÃO:

 

“A Lagoa Azul” é um filme de Hollywood, com Brooke Shields e Christopher Atkins. O filme encena um naufrágio onde duas crianças sobrevivem, passam a viver numa ilha deserta e, com o tempo, descobrem a própria sexualidade e acabam tendo um filho. Grande parte do roteiro do filme é passado na sexualidade e sexualização, dando uma mensagem de educação sexual direta: quando o “amor” vem, não há a necessidade de casamento e mais nada. É só se entregar ao sexo.

A REALIDADE:

Se duas crianças acabam sozinhas numa ilha deserta, o que pode acontecer?
Em primeiro lugar, a probabilidade da morte. Se conseguirem vencer esse obstáculo e se tornarem adolescentes, um relacionamento sexual é quase inevitável, onde a natureza seguirá seu curso.

O propósito aparente do filme era mostrar tudo ao natural, mas o que não estava tão aparente é que esse tudo não incluía tudo do natural. Hollywood só queria a parte do sexo, não dos frutos.

Enquanto que no filme a encenação fictícia termina com um filho para o casal jovem, a realidade não tem as limitações impostas pelas ideologias seguidas e promovidas por Hollywood. Um homem e uma mulher vivendo na liberdade da natureza terá tantos filhos quanto a natureza proporcionar. Na natureza, não há esterilização médica propositada. Na natureza, não há anticoncepcionais.

O fato é que na vida real, homens são homens e mulheres são mulheres. Na natureza, quando um homem e uma mulher iniciam uma relação sexual, iniciam-se também as grandes possibilidades de nascimentos de bebês. E filhos precisam de pais responsáveis, precisam de segurança, precisam de um lar, de educação, de provisão e de amor, proteção e preseça tanto do pai quanto da mãe. Filhos precisam de Deus. Isto Hollywood nunca vai dizer ou mencionar. Vão mentir e fantasiar. Vão enganar os jovens. Vão seduzir os casais. Vão deixar "tudo como o diabo gosta". Por isso devemos seriamente estudar, na Palavra de Deus, que:

            CASAMENTO É ASSUNTO SÉRIO - CASAMENTO É DE DEUS

I - JESUS DISSE QUE O MATRIMONIO É DE DEUS - Marcos 10:6-9

            Jesus reconheceu este fato quando disse que "desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher. E serão os dois uma só carne: e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem.".

            Jesus defendeu e aprovou o caso de Adão e Eva, como um casamento que veio de DEUS. Foi o único exemplo que Jesus citou sobre o casamento. É um casamento "feito no céu" ou aprovado, sim, por Deus. Não existia nenhuma igreja, nenhuma nação. Claro que não existia um cartório. MAS existia uma autoridade que não só estava de acordo com a existência da família, mas também era "responsável" pelo próprio casamento.

II - JESUS DEU HONRA AO CASAMENTO POR INICIAR SEU MINISTÉRIO NUMA CERIMÔNIA DE CASAMENTO – JOÃO 2:1-11

             Jesus mostrou sua aprovação e deu importância e honra à cerimônia de casamento, quando Ele participou e abençoou as "bodas em Caná da Galiléia" com a sua mãe e seus discípulos. João 2:1-2.

             Foi uma cerimônia realizada perante Deus, testemunhada por Jesus e tendo seus discípulos presentes. Assim também, as igrejas batistas não fazem casamento. Ninguém em nosso meio acredita que a igreja faz casamento. Nós pedimos as bênçãos de Deus sobre a formação de uma nova família, e realizamos a cerimônia seríssima em que os dois jovens fazem um pacto diante de Deus de unir suas vidas perpetuamente. 

III - O CASAMENTO CRIA UMA NOVA FAMÍLIA

            Gênesis 2:24 e Mateus 19:5 ensinam que o homem deixa sua família e "apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne," ou uma nova entidade, uma nova família. Ambos serão uma carne" mostra que são "co-herdeiros da graça da vida," 1 Pedro 3:7.

  1 Pedro 3:1, 1 Coríntios 11:2 e Efésios 5:22-23 mostram que a mulher é submissa e auxiliadora do seu próprio marido. Ela é submissa só ao seu próprio marido e não ao sogro ou seu pai ou outro homem. Faz parte da formação de uma nova família.

            1 Pedro 3:7 e Efésios 5:25,28-31 ensinam que o homem deve amar sua mulher como seu próprio corpo; como Jesus ama a igreja. Deve viver com sua mulher com "entendimento, dando honra à mulher." Os dois são um só. "Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher (porque casou-se com ela!) e serão dois numa carne. Assim também vós cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido," Efésios. 5:31. Eles são uma nova família.

IV - CASAMENTO É PERMANENTE E EXIGE FIDELIDADE

             Em todas as passagens bíblicas que tratam de casamento, a ênfase é da sua permanência. Na criação da família em Gênesis 2:23-24, Deus disse que "serão ambos uma carne." Jesus citou este caso em Mat. 19:3-9, Marcos 10:2-12 e disse: "Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem." Ninguém deve ser culpado de destruir a família, de separar um marido da sua esposa. O matrimonio deve ser mantido a todo custo. Casamento dura até a morte de um dos cônjuges.

V – O CASAMENTO DEVE SER MANTIDO COM AMOR – COLOSSENSES 3:14

     "E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição."

           Deus é amor, e todas as coisas que o SENHOR Deus criou as fez com amor e por amor. E assim é que devem também ser preservadas. Por isso, acima de tudo, o papel do marido é amar a Deus e à sua esposa. E o papel da mulher é amar a Deus e ao seu esposo.

            Como se ama?

            Com o verdadeiro AMOR ÁGAPE, que respeita, que quer o bem, que se sacrifica, que se controla, que não ofende, que nunca maltrata ou fere...

            Respeito é a palavra-chave...

Leiamos juntos 1 Coríntios 13:4-8 A


Pr. José Nogueira


2011-03-26 00:00:00

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330