Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Artigos

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Culto de Ações de Graça pela Formatura do Átila

Romanos 1:16-17


Átila Almeida de Lima Nogueira

Formatura em Medicina – UFC/2011 – Campus de Sobral

 

Queridos médicos e queridas médicas, recém-formados no Curso de Medicina, da UFC – Campus de Sobral – Turma de 2011.

            Prezados pais e parentes – que hoje estão prestando esse Culto de Ações de Graça por essa vitória de seus filhos amados e motivos de tanta alegria.

            Amados irmãos, amigos e presentes nesta solenidade de gratidão a Deus.

 

            Quero pedir ao SENHOR Deus a bênção de poder trazer uma tríplice mensagem – que seja de Deus e que esta mensagem encontre abrigo em corações que a recebam e sejam abençoados. E que os resultados da mensagem frutifiquem e multipliquem produzindo frutos de fé, de temor e amor a Deus, e que, principalmente, possa gerar uma nova vida através da Palavra de Deus.

            Leitura Bíblica -  Romanos 1:16-17

            “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 

            Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.” (Oração).

            Quero primeiramente me dirigir aos pais, familiares e parentes dos concludentes do Curso de Medicina, pois, como pai, conheço bem as lutas que nós passamos e sei também de nossa imensa alegria pela vitória de nossos filhos. Nossa gratidão a Deus é enorme, pois Ele usou os pais para que esta vitória fosse obtida.

            Deus opera de muitas formas. Efésios 3:10 chama de multiforme sabedoria de Deus essa maneira tão diversificada e abrangente de Deus agir. Assim, para abençoar, Deus usa pais, irmãos, tios e tias, primos e primas, namoradas e namorados, noivas e noivos, amigos e amigas – que contribuem de um jeito ou de outro para a consecução do propósito de Deus.

            Portanto, pais e mães, alegrem-se no SENHOR por seus filhos terem se esforçado, terem perseverado, terem lutado, e por terem vencido esta fabulosa batalha, pois não foram apenas seis anos (que passaram tão depressa!), foram também anos de preparação, de estímulos, de muitas lutas e sacrifícios.

            Eu e a Guida nos lembramos muito bem no dia em que o Átila, depois de não ter conseguido passar no vestibular para Medicina, desistiu de ser médico, e fez o vestibular para Odontologia. Ele passou, matriculou-se e iniciou o semestre de Odonto. No fim do primeiro semestre, o Átila nos procurou preocupado... Havia uma decisão a ser tomada. Ele nos disse que não queria fazer Odontologia, que seu coração estava na Medicina. Nós o apoiamos. Era momento de recomeçar, e de perseverar na vocação para a qual Deus o chamara. Ele trancou o Curso de Odontologia. E voltou para os estudos, a fim de enfrentar novos vestibulares. E a bênção veio em dobro: passou na UFC e na UPE – Universidade de Pernambuco. E agora, qual seria a direção de Deus? Fomos a Recife, conhecemos a universidade, vizinho ao campus estava sendo construído pelo governo um enorme complexo hospitalar. Tudo indicava que seria lá que o Átila faria seu curso de Medicina. Recife estava em nossos planos, com certeza. Mas, o Campus de Sobral estava nos planos de Deus. E como é bom ter visto ao longo dos seis anos – que o SENHOR Deus havia mesmo nos dirigido, e podemos ver Sua mão a guiar o Átila em cada decisão, direção, colegas, escolhas onde morar, com quem morar, seus grandes amigos e amigas - dos quais tivemos o prazer de também nos tornarmos amigos, seus professores que ele falava tão bem, sua vibração em cada área que se envolvia – quando fez a Cadeira de Cardiologia, ele era tão empolgado, que pensamos que ele depois faria Cardio. Quando fez Hematologia, pensamos que ele seria hematologista. Quando fez psiquiatria, ah, nós imaginamos: Vamos ter um doido na família! E assim foi em cada disciplina empolgante! Contudo, sabemos que como Deus guiou nossos filhos até aqui, Ele é fiel e continuará a dirigi-los em cada nova direção e oportunidade para fazer a residência e especialização.

             Contudo, gostaria de dar um anseio a cada pai, mãe e familiar: Que nossos filhos não sejam apenas bons médicos, que não sejam apenas bem sucedidos na vida profissional, que não apenas ganhem proficiência em suas áreas, mas tenhamos também o anelo de que a bênção de Provérbios 23:24 se cumpra em nossos filhos:

“Grandemente se regozijará o pai do justo,

e o que gerar um sábio, se alegrará nele.”

 

            Justo e sábio, na Bíblia, que traz orgulho e alegria aos pais, é aquele que teme ao SENHOR Deus, pois: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência” – Provérbios 9:10.

            Segundo Deus, não são os pais de grandes médicos ou de grandes celebridades que devem se alegrar grandemente, mas os pais dos justos, ou seja, os que geram filhos sábios com a sabedoria do Alto.

            Queiramos e oremos para que nossos filhos creiam em Jesus Cristo, como Senhor e Salvador de suas vidas, e que sejam fiéis ao SENHOR, andando segundo os ensinos da Palavra de Deus, sejam uma geração que leve Deus realmente a sério, comprometidos com os princípios bíblicos até alma, e, que, por sua vez, venham a formar famílias e terem também seus filhos na alegria de Provérbios 23:24.

 

            Também me dirijo aos novos médicos e médicas. Como já lhe disse – vocês são vencedores! Fazerem parte daqueles quarenta que em 2006 ultrapassaram toda aquela formidável concorrência e entraram no Curso de Medicina, muitos mudaram de cidade, passaram a viver sozinhos, enfrentaram lutas na solidão, e só vocês e Deus sabem o que cada um passou. Mas venceram!

            Quero lhes desafiar a consagrarem seus talentos, sua ciência, sua profissão e vida ao SENHOR Deus. Reconheçam que sem Jesus vocês não são nada, e lembrem das palavras de Jesus Cristo em João 15:5, quando Ele categoricamente afirmou: “Sem Mim nada podeis fazer”. Dessa forma, confiem nEle, considerem sempre a vontade de Jesus Cristo, dependam dEle, obedeçam aos Seus princípios e glorifiquem a Deus no exercício da Medicina.

            Saibam que foi Deus Quem criou a Medicina, e Ele é o maior médico (podemos chamar Jesus de Médico dos médicos), pois nenhum médico e nem todos eles juntos nunca poderão se comparar ao que Jesus fez em todas as áreas da Medicina: na ortopedia (curou aleijados), na ginecologia e oncologia (curou hemorragias e doenças que hoje certamente seriam diagnosticadas como câncer), na oftalmologia (curou cegos), na dermatologia (curou leprosos), para não falar nas áreas de otorrino, pediatria, reumatologia, ortopedia, psiquiatria, hematologia, et cetera, e é o maior emergencista pois fez, usando apenas a Sua palavra, ressuscitações cardio-pulmonares com o filho da viúva de Naim e com Lázaro - que estava morto há quatro dia, já estava sepultado e em estado de putrefação.

            Portanto, honrados médicos, glorifiquem a Deus em sua lide, sabendo que Jesus mesmo disse que vocês são importantes e necessários: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos” (Lucas 5:31).

            E que na história bíblica e na história do Cristianismo Bíblico há homens e mulheres que honraram sua profissão servindo gloriosamente a Deus:

            1 – Lucas, foi médico, missionário, escreveu uma grande porção do Novo Testamento, foi discípulo, amigo e médico do apóstolo Paulo, que se referiu a ele como “o médico amado”, em Colossenses 4:14.

            2 – Maimônides, foi um teólogo e médico judeu, do século XII, além de ser um excelente médico, contribuiu para a ética médica ao afirmar que o médico deve se parecer com Deus ao valorizar a vida e defendeu a imortalidade da alma.

            3 – Hudson Taylor, foi médico e missionário na China, no Século XIX, que sentia-se desafiado por naquele país-continente ter um milhão de pessoas sem Cristo morrendo a cada mês. Ele dedicou a sua vida a salvar e curar os chineses, viveu para realizar o sonho de reunir mil missionários que pudessem, cada um, alcançar 250 chineses por dia. Ao morrer, em 1904, sua missão já tinha chegado a marca recorde de 640 missionários na China! E hoje a Missão fundada pelo Dr. Hudson Taylor, desde 1865, já produziu mais de 6 mil missionários!

            4 – Falta-me tempo para falar de Alexander Duff, médico e missionário na Índia, que além de hospital, fundou a Associação Médica de Calcutá e uma universidade; Dr. Rober Reid Kalley, que depois de ser o grande apóstolo das Ilhas Madeiras, veio para o Brasil e evangelizou inclusive D. Pedro II. A Dra. Helen Roseveare, que foi médica-missionária no Congo, e, mesmo dedicando sua vida para aliviar as dores daquele povo e lhes levar a palavra da salvação, foi violentamente estuprada por comandos rebeldes. Mesmo assim, nunca desistiu de amar e servir ao povo do Congo, e usou sua trágica experiência para consolar e fortalecer mulheres que tinham passado por idêntica dor. Dr. Albert Schweitzer, médico-missionário alemão, que, por seus trabalhos na África, ganhou o Nobel da Paz em 1952.

            5 – Contudo, queria desafiá-los a estudar a vida do Dr. Bob Pierce, que em 1947, numa visita a um hospital na China, encontrou uma enfermeira escolhendo entre duas crianças com inanição a quem deveria alimentar e dar vida. Ele a repreendeu: Como ela poderia fazer aquilo? Ela lhe disse que só havia comida para uma, e entregou a outra em seus braços e disse: “O que o senhor vai fazer por ela?”. Ele deu a enfermeira os últimos cinco dólares que tinha e prometeu enviar mais quando retornasse aos EUA. Porém, fez mais, três anos depois, em 1950, fundou a Visão Mundial que hoje assiste a mais de 30 mil crianças em todo o mundo.

            Jovens médicos, não desperdicem suas vidas em coisas apenas materiais, orem como o Dr. Pierce: Quero que meu coração se comova com tudo que também esteja quebrantando o coração de Deus!

 

            Mas, também quero deixar uma palavra para todos que hoje vieram, de uma forma ou de outra, prestigiar esse Culto de Ações de Graças:

            Quero fazer um paralelo entre a Medicina e a Bíblia. Alguns de vocês tiveram receio e medo de médicos devido a um tratamento com descaso ou ríspido que algum médico lhes deu, ou talvez por falta de informação você sofreu com problemas de saúde, e hoje tem uma aversão a hospital e a médico. Mas, você sabe que isso é infundado, virou um preconceito sem base, apenas uma fobia emocional.

            Também é assim quanto à Bíblia Sagrada. Pessoas foram mal informadas quanto à Bíblia, ou receberam informações ignorantes e se escandalizaram com algumas atitudes de pessoas que carregavam Bíblias. E ninguém lhes deu claramente informações do que é a Palavra de Deus, nem lhes apresentou com objetividade a salvação em Cristo. Pessoas sem informação ficam confusas quanto à salvação, pois lhe são apresentados tantos caminhos, tantos padroeiros, tantas rezas, tantas correntes, tantos gurus – que você, confuso, ficou tonto e continuou vazio.

            Por isso quero lhes apresentar, neste final, apenas três textos bíblicos:

            1 – João 14:6 - “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

            Não há outro meio, não há outro salvador, não há outro SENHOR: Só Jesus Salva!

 

                        2 – 1 Timóteo 2:5 - “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”

            Um só MEDIADOR, uma só ponte, um ÚNICO MEIO de ir a Deus! Jesus Cristo dispensou intermediários, demitiu despachantes, acabou com a recepção, anulou o balcão de protocolo, expulsou os entregadores de senha, aboliu mediadores e mediadoras. Pois Ele abriu a porta, pois só Ele é a Porta! (João 10:9).

 

            3 - E o terceiro texto bíblico se encontra em Efésios 2:8 - “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.”

            Sim, Jesus, o único Caminho, a exclusiva Porta, com sua singular Mediação, recebe os pecadores que querem vir a Ele por Sua graça – e graça é por misericórdia e não por merecimento. É assim que Ele perdoa e recebe os pecadores, por Sua graça, por Seu favor, por Sua bondade, por Seu amor. A salvação é apresentada como um PRESENTE de Deus, em que podemos (e devemos) apenas receber GRACIOSAMENTE!

            Peço a todos que fiquem de pé, oremos agora para que o Espírito Santo faça uma operação em nosso coração, extraindo o endurecimento, e fazendo frutificar nele a Palavra de Deus!

 

Pr. José Nogueira

 

FOTOS DA FORMATURA

Noite de Colação de Grau – 09/12/2011

 

Colegas que dividiram apartamentos e amizades

Manhã do Descerramento da Placa

Dr. Átila, Dra. Kelly, Pr. José Nogueira, Dona Margaria, Dra. Kellyne e Dr. Alex

Juramento do Médico Cristão

 

 

Eu, solenemente diante de Deus, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade, estudando e servindo com zelo, amando meu semelhante e honrando ao meu Deus.

 

            Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão.

 

            Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade.

            A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação.

             os segredos a mim confiados.

            Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica.

            Meus colegas serão meus irmãos.

 

            Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes. Exercerei minha arte, como a minha vida, com a consciência perante Deus, pois a Ele consagro o que sou, porque tudo, eu reconheço, que devo a Ele.

 

            Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis de Deus.

 

            Comprometo-me a servir com humanidade, seguindo a máxima de: ‘Curar quando possível; aliviar quando necessário, consolar sempre’.

 

            Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra.

Dr. Átila dando seu testemunho no Culto de Ações de Graça

Boa noite, queridos irmãos, amigos e colegas de turma.

            Sou grato ao Senhor por mais uma etapa vivida e por mais um objetivo alcançado. Há seis anos, estava saindo de casa para ir atrás de um sonho: ser médico. No início, as dificuldades de morar sozinho. Sentia uma baita saudade da minha casa – comecei a sentir falta até das broncas e carões da mamãe. Apesar de todas as dificuldades e de estar fisicamente só, em minhas orações eu achava o conforto de poder desabafar diante de Deus. E na resposta de Deus, o suprimento das minhas necessidades.

            Assim, eu sabia que Ele sempre estava comigo, dando-me força e me sustentando nos momentos difíceis e de indecisão.

 

            Morei sozinho, morei com mais um amigo, morei com mais dois. Nos últimos dois anos, Gustavo e Alex foram meus companheiros de casa. Nossas brigas eram só pra saber quem ia encher as garrafas de água. Andei a pé, andei de moto. Sofri com o calor. Também tive que estudar muito e foram algumas noites mal dormidas. Fui bem em algumas provas, outras nem tanto. Mas, o Senhor estava sempre comigo!

            Conheci amigos que se tornaram mais chegados que irmãos.

            Não tive experiências grandiosas, mas lembro dos momentos simples que todo estudante de saúde experimenta e que marcam sua vida para sempre. Lembro da primeira paciente que tive contato em hospital, dona Doralice, submetida a um cateterismo devido a um infarto. Era uma simpatia em pessoa, otimista em relação a sua saúde e feliz por estar sendo atendida por três “médicos” (todos três eram estudantes de Medicina). Depois dela, veio a Alcídia, o seu Antônio Pedro, o seu Manuel, a dona Dica, a dona Salete, a Valdelana, o Seu Amaro, entre muitos outros, cada um com sua história de vida e uma lição a nos passar.

 

            Aprendi que na medicina também existem desafios que não se aprendem na faculdade. Uma mulher de 37 anos, grávida de cinco meses, em sua primeira gravidez, infelizmente evoluiu com colo totalmente aberto e estava aguardando há dois dias, na enfermaria, um abortamento inevitável. E aí? O que falar pra ela? Assim, encaramos as dificuldades e barreiras, e lembramos do nosso compromisso como cristão de fazer a diferença. Lembro do dia em que a Déborah pediu para que eu e o Felipe evangelizássemos uma conhecida dela que se encontrava em coma na UTI em Sobral. Apesar da paciente estar inconsciente e sem obter nenhuma resposta de sua boca, cumprimos essa difícil missão na esperança de um dia a encontrarmos na glória.

 

            Aprendi que não sei de tudo e que nunca saberei. O conhecimento é vasto e novas descobertas são apresentadas a cada dia. Aprendi também a descansar mais no Senhor, deixar com Ele nossas preocupações com o futuro. Deus nos chama para estar do Seu lado no meio de nossa tumultuada rotina diária que tanto nos oprime. Ele quer se encontrar conosco e dizer: “Tudo bem, deixe-me ensinar uma coisa sobre isso. Você não viu antes. Não pensou nisso antes. Você não estava aqui, mas eu quero chamá-lo para bem de perto e lhe ensinar sobre isso hoje”.

 

            Obtive consciência da minha incapacidade em certos momentos. Aprendi a depender totalmente de Deus, em todas as situações. Sempre haverá algo que o nosso próprio poder, a nossa força, a nossa sabedoria e a nossa experiência não serão nada suficientes... Sim, sempre haverá aquelas situações impossíveis, em que fizemos tudo que podíamos e Deus diz: “Deixe isso comigo. Eu posso fazer o que você não pode”. Podemos chegar a ele em oração e dizer: “Senhor Deus, não posso dar conta disso. Está além de mim, acima de qualquer coisa pela qual já passei”. Deus responderá: “Muito bem. Passe pra mim. Vou tratar disso”. Quanto mais difícil a situação, mais tenho de confiar que o Deus que faz coisas impossíveis pode controlá-la.

 

            Sei que é honroso ser um bom médico. E muitos médicos ajudaram pessoas, tornaram-se famosos, conquistaram riqueza e prestígio, nomes muito conhecidos como: Dr. Ivo Pitanguy, Dr. Adib Jatene, Dr. Dráuzio Varela. Outros médicos foram menos conhecidos, abdicaram de seu prestígio e regalias para salvar não só vidas, porém almas, cito aqui: Dr. Robert Kalley, pai da Missão Congregacional no Brasil, Dr. Thomas, médico inglês na Índia cujo testemunho serviu para que William Carey decidisse ir para aquele país. Bem no fundo do meu coração fica um pouquinho de acanhamento e vergonha por estar tão envolvido com projetos pessoais e preocupado com o próprio bem-estar e, de repente, me deparo com a vida e exemplo desses discípulos de Cristo. Grandes exemplos!

 

            Tenho defeitos que, todos os dias, peço ao Senhor que me ajude a vencê-los. Sinceramente, não sei como o Senhor irá me usar em Sua obra. Não quero ser mais um médico, também não tenho pretensões de ser famoso, notável pelo saber, quero ser apenas um médico usado por Deus, seja na China, São Paulo, na Amazônia, ou em um distrito no interior do Ceará, quero depender do Senhor em todos os meus passos, e quero, muito mesmo, ser usado por Deus de alguma forma.

 

            Agradeço em especial aos meus pais. Esse sonho não seria possível se vocês não estivessem fazendo o mesmo curso comigo. À minha noiva, meus familiares e colegas de turma.

            Agradeço aos irmãos e amigos aqui da amada igreja. A todos aqueles que oraram, sonharam comigo, me ajudaram e estão aqui hoje, se alegrando comigo por essa vitória conjunta, graças a Deus!

            Sou grato ao Senhor Deus, pela salvação em Cristo, pela vitória alcançada, e por seis anos de bênçãos proporcionadas a mim e a minha família. Que a letra da música apresentada no vídeo seja uma verdade em minha vida: “Senhor, seja tudo em mim”.

            Que Deus abençoe a todos!

 

            Estou muito grato a Deus por todos que vieram de longe e de perto, mas que chegaram aqui para comigo e com meus pais prestarmos esse Culto de Gratidão ao SENHOR.

 

            Abramos nossas Bíblias em Judas – versos 24 e 25.

            Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, 

            Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.” 

Átila Almeida de Lima Nogueira

 


Pr. José Nogueira


2011-12-19 00:00:00

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330