Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Artigos

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Tinha que ser Você

13/01/2012


Tinha que ser Você

Ontem assistir a um filme bem romântico e muito reflexivo: “Tinha que ser Você” (Last Chance Harvey). Foi ótimo relaxar um pouco, deitado, esquecer e parar um pouco os tantos afazeres, e me emocionar com algumas cenas da vida.

Harvey (Dustin Hoffman), depois de alguns contratempos na viagem  a Londres, para o casamento de sua filha – que mora com a mãe e o padrasto rico na Inglaterra, finalmente se encontra com a sua filha e conversa com ela. Ela lhe diz que o padrasto é quem vai entrar com ela na cerimônia de casamento. Depois desse “baque”, ele resolve voltar para os EUA, para a rotina de seu trabalho numa agência de publicidades em que ele compõe jingles (será que é assim que se escreve?). Ainda no aeroporto de Londres, recebe uma ligação do seu chefe comunicando que ele está despedido.

Tudo isso num só dia?

A imagem dele é de um derrotado: fracasso no casamento (divorciado), fracasso como pai (ele reconhece que não foi um bom pai), e fracasso profissional (é trocado por jovens talentos).

No restaurante do aeroporto, parece que ele vai encher a cara de uísque, mas, na segunda dose, conhece uma londrina solteirona (como ela mesma se classifica), e essa nova e inesperada amizade faz com que os dois descubram a alegria de viver.

Emma Thompson, que faz a inglesa, representa muito bem, e consegue passar a solidão, o que é tentar preencher a vida em atividades (como aulas de literatura, leituras obsessivas e instinto de auto-defesa para evitar de se apaixonar e de sofrer – todos os sentimentos de uma vida que procura o seu sentido).

Filmes assim mostram os sentimentos e os nervos expostos das pessoas. São nostálgicos, românticos, desenrolam psicologicamente as pessoas, são reflexivos, e têm um certo otimismo (as coisas vão dar certo). Não deixam de ser uma auto-ajuda: tenha esperança a pessoa certa pode estar ali no metrô, na classe do próximo curso de gastronomia, no aeroporto (esperando as malas que se perderam), no abrigo da laje numa tarde chuvosa, no grupo de viagem, ou em ocasiões jamais imaginadas.

O que sempre lamento nessas histórias é o fato do autor ou diretor nunca considerarem a ajuda de Deus. Geralmente, para eles, é o próprio homem que, sozinho, busca sofregamente a solução para o seu desespero ou o sentido de sua existência vazia.

Talvez porque eles mesmos vivam assim e somente cogitam ajuda sob o sol. Nunca olham para cima, não conseguem enxergar a presença de Deus, Sua intervenção e propósitos.

Gosto (e creio como o rei Davi) de considerar e tributar ao SENHOR a solução, à Sua providência os “acasos”, e à Sua vontade como um plano dEle em que encontro sentido e esperança:

Ouve, SENHOR, e tem piedade de mim, SENHOR; sê o meu auxílio. 

Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria, 

Para que a minha glória a Ti cante louvores, e não se cale.

SENHOR, meu Deus, eu Te louvarei para sempre.” (Salmo 30:10-12).

“A felicidade que traz valor duradouro à vida não é a de caráter superficial – que depende de circunstâncias. É a felicidade e o contentamento que enchem a alma, até em meio às circunstâncias mais difíceis e no ambiente mais penoso. É o tipo de felicidade que sorri quando as coisas saem errado e ri em meio às lágrimas. A felicidade pela qual a nossa alma clama é aquela que não se perturba diante do sucesso ou fracasso, uma que venha se enraizar profundamente dentro de nós e que preencha nosso interior com tranqüilidade, paz e contentamento, independentemente de como o problema se apresente. Esse tipo de felicidade perdura ainda que não haja nenhum estímulo externo.” (Billy Graham).

Billy Graham estava falando da diferença que Cristo faz numa vida.


Pr. José Nogueira


2012-01-13 00:00:00

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330