Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Artigos

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


O Que Começa com a Criação e Termina num Caixão?

21/01/2012


 

Resposta: O Livro de Gênesis, o primeiro livro das Sagradas Escrituras.

 

Na semana passada concluímos, na leitura sistemática anual da Bíblia, o primeiro livro: Gênesis. Foram e são 50 deliciosos capítulos. Vibrantes. Reveladores.

Os judeus chamaram os cinco primeiros livros pela palavra que iniciava cada um. Assim, o primeiro começa, em Hebraico, com “bereshit” (‘no princípio’ – Gn 1:1), assim foi lhe dado o nome de Bereshit. Nossas Bíblias ocidentais adotaram o nome mais temático que a Septuaginta lhes deu, por isso, como o primeiro livro trata das origens – de como tudo começou (o universo, o ser humano, o pecado, as nações, e Israel), foi denominado ‘Gênesis’.

Em seus primeiros onze capítulos, Gênesis trata da criação de todas as coisas que nós conhecemos hoje e que parecem ter sempre existido. Contudo, o SENHOR Deus desvenda-nos como foi a criação do Universo (Capítulo 1). Depois descreve como Ele criou o ser humano (Capítulo 2). Deus revela como o pecado entrou no mundo e suas conseqüências trágicas (Capítulos 3 a 6). Também relata como começaram a existir as nações depois do Grande Dilúvio (Capítulos 7 a 11). E, a partir do Capítulo 12, narra a criação do povo de Israel, através da chamada de Abraão, a fim de formar uma nação para ser Sua testemunha ao mundo e ser bênção para todas as nações, através de sua descendência: O Messias (Jesus Cristo) – João 3:16.

Gênesis é também o livro que registra o fracasso humano. O primeiro homem (Adão) se rebelou contra Deus e quebrou o mandamento de não comer do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, e trouxe em seu pecado a maldição sobre a terra. Os homens multiplicaram suas maldades e provocaram o primeiro grande juízo universal (o Dilúvio). As nações se rebelaram contra o Criador. E o próprio povo de Deus, através dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, falhou em não cumprir o propósito de Deus de ser uma bênção também para os gentios.

Gênesis começa apresentando o SENHOR Deus como o Autor da criação:

 

No princípio criou Deus o céu e a terra” – 1:1

 

E termina com a tragédia humana descrevendo um caixão no Egito:

E morreu José da idade de cento e dez anos,

e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito” – 50:26.

O Livro de Gênesis revela o que houve para que a criação divina em que tudo “era muito bom” (Gn 1:31) se transformasse nesse caos: O pecado – Capítulo 3.

O homem desobedeceu a Deus, e todo o universo recebeu a maldição do salário do pecado: a morte (Romanos 6:23).

Gênesis também revela a graça de Deus em perdoar e salvar, pois em Gn 3:15 há o primeiro anúncio do Evangelho – que o Filho da mulher iria esmagar a Serpente (ver Apocalipse 12:9).

Em Gênesis há a promessa que essa semente de Abraão (Gn 12) iria abençoar todas as nações da terra (promessa confirmada a Isaque, filho de Abraão – Gn 26; e a Jacó, neto de Abraão – Gn 28). Essa aliança de Deus com o povo de Israel é irrevogável, se cumpriu no Messias, e vai ter cumprimento como bênção para Israel no Milênio futuro.

Gênesis nos ensina que o plano de Deus é bom, perfeito e agradável, e que é o homem – com a sua desobediência – que “estraga”. Mas, que o SENHOR Deus, apesar da incredulidade humana, vai cumprir perfeitamente Seus propósitos e planos.

Então, o plano de Deus para minha vida é bom, perfeito e agradável. Logo, preciso aprender a crer, confiar, obedecer e descansar nEle.

 


Pr. José Nogueira


2012-01-21 00:00:00

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330