Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Artigos

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Esperança

31/01/2012


Romanos 15:13

“Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.”

 

 

Pr. José Nogueira e o irmão Paulo – responsável pela Fazenda O Caminho

Ontem levei um jovem para um centro de recuperação de dependentes químicos (O Caminho – Resgatando Vidas). Falei com o irmão Paulo, diretor daquela casa, e ele aceitou ajudar o meu rapaz.

 

Foi uma viagem muito triste. O trajeto até a fazenda me trouxe muitas recordações. Nós estávamos levando aquele jovem irmão, e carregávamos uma esperança de cura e a sua única mochila (muitas coisas eram o enxoval que arranjamos para ele se hospedar: rede, lençol, material de higiene pessoal, Bíblia, agenda, etc.). Pois ele já perdeu tudo o que tinha para as drogas.

 

Apesar de ter mais de vinte anos, ainda sempre o vejo como aquele menino de dez anos que chegou na igreja com seus pais – gente simples, mas muito sinceros em sua nova fé (haviam se convertido e agora estavam reestruturando suas vidas e seu lar). O pai morreu alguns anos depois. Foi um momento difícil.

E a mãe, antes muito simples, quase sem instrução, muito ingênua, agora e de forma surpreendente, superou tudo, cresceu na fé e continuou a batalha de perseverar na fé e manter a família.

Depois, Deus também a levou para junto de Si. Muita dor. O jovem ficou órfão. Mas, sempre há esperança para o que crer.

 

Apareceu um “tio” para cuidar. Mas, não era tio, nem queria cuidar. E o jovem veio novamente para nós. Arranjamos emprego, conseguimos um cantinho decente, agora poderia trabalhar, estudar e prosseguir na vida. Mas, não sabia que ele havia se iniciado nas drogas. Jiu-jtsu e drogas. Festas e drogas. Surf e drogas. Perdeu emprego e buscou nossa ajuda. Nova chance, novas oportunidades. Irmãos abriram seus corações e suas casas. Porém, novamente as drogas arruinando as chances e estragando as oportunidades. Conselhos podem ser desperdiçados, mas nunca as orações são em vão.

 

Desapareceu de repente.

 

Três meses depois voltou. Na semana passada apareceu. Sem nada, lombrado, cheio de idéias, vazio de sabedoria. Queria só um emprego, um apartamento para morar, uma academia para malhar. E, embora não tenha ainda concluído o Ensino Médio, dizia que queria ser juiz federal. Insistimos para ele lutar para ficar “limpo” no fim de semana. Mas, suspeito, que deu suas escapadas. Pois revezava momentos de lucidez e quebrantamento, para noutros momentos estar como se fosse o dono do mundo.

 

Convencemos de internar-se numa clínica especializada. Relutou no início, todavia, finalmente, aceitou. Ontem o levamos. Aceitamos a responsabilidade, pagamos a primeira mensalidade e novamente o aconselhamos.

 

Uma certeza: Deus nunca falha. A igreja do Senhor Jesus é maravilhosa. Irmãos acolhem, oram, aconselham, ajudam, muitos sofrem como se fosse seu filho. E o poder de Deus nunca é pequeno ou falho. Nós é que estragamos as coisas com a nossa desobediência, com a nossa teimosia, e com nossa vontade ser nós mesmos o nosso deus.

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. 

Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Isaías 59:1-2). 

 

Contudo, a verdade de Deus permanece: Todo o que clamar por Deus, Ele ouve. Ele prometeu e Ele é fiel.

 

Nunca a culpa é de Deus. Nunca Lhe falta amor. Nunca Seu poder enfraquece. 

Porém, o SENHOR disse a Moisés: Teria sido encurtada a mão do SENHOR? Agora verás se a minha palavra se há de cumprir ou não.” (Números 11:23)

 

E jamais o interesse de Deus por nós se desvanece. Nós é que viramos o rosto para longe dEle. Somos teimosos, prepotentes. Achando-nos auto-suficientes, somos, na verdade, auto-enganados. Lembrei-me do estudo bíblico que fiz e postei aqui no dia 19/01 (“Presunção”), quando escrevi: O presunçoso está errado - mas pensa que está certo. Ele se engodou em seus próprios raciocínios, e nada nem ninguém pode demovê-lo de suas opiniões e conceitos acerca de si mesmo. Para ele, ele está certo, embora tudo esteja dando errado, mesmo que ele seja um fracasso. Pois, para ele, todos é que estão errados, pois ele é quem sabe. Ele não se deixa admoestar – nunca poderá cogitar que pode estar errado.

 

Agora temos que orar mais por aquele nosso irmão internado, que a abstinência das drogas, que o afastamento das más companhias, e que os conselhos e os estudos bíblicos sejam usados pelo Senhor Jesus Cristo para curá-lo.  Sabemos que o SENHOR quer fazer o melhor para ele. Que ele deixe Jesus tocá-lo, libertar seu corpo e mente daquela dependência, e restaurar completamente sua vida.

Sim, vamos orar.


Pr. José Nogueira


2012-01-31 00:00:00

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330