Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Artigos

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Saudade e Nostalgia

01/02/2012


Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos,

quando nos lembramos de Sião.”

Salmo 137:1

 

            Na terça-feira viajei a Sobral. Fui entregar à imobiliária o apartamento onde meu filho residiu. Ele morou seis anos em Sobral enquanto fazia seu curso universitário. Formou-se no ano passado, e agora está trabalhando, e morando durante a semana, em Beberibe, uma pacata e bela cidade litorânea do Ceará. Durante o fim de semana ele vem para o seu quarto em nossa casa, em Fortaleza.

            Como ele agora está sem tempo, quebrei esse galho para ele. Fui também para ver quais móveis e utensílios poderiam ser trazidos e quais deveriam ser doados lá mesmo. Assim, tive que fazer uma triagem. Ia pegando os objetos e analisando o destino de cada um. Serviço penoso para um pai nostálgico. Pois cada objeto me lembrava meu filho, e era difícil desfazer de algumas tralhas que só tinham valor sentimental. A velha pipoqueira volta para nossa casa ou deve ser doada? O colchão inflável que ele nunca usou – mas que eu comprei para uma emergência – vai ou fica? O birô, a cadeira, o velho liquidificador que fez tantos sucos e vitaminas para nós?

            Comecei a folhear seus cadernos – todos bem anotados, com aulas muito bem registradas, desenhos de órgãos, ossos, células – hum... interessante. Vão comigo ou ficam para o lixo? Ao passar por aquelas anotações, ver sua letra, seus desenhos, me deu uma saudade. Comecei a lembrar que ele cresceu e me lembrei que ele casa este ano. E aí, sim, todas as coisinhas lindas, fofas (quase todas) vão se mudar de vez de endereço.

            Aí me recordei dum poema de Erma Bombeck (creio que ela escreveu por volta dos anos 50), intitulado: “Depois que os filhos crescerem”. Diz ela, com sensibilidade dos poetas, mais ou menos assim:

            Um dia desses você vai gritar: ‘Por que vocês não crescem e tomam jeito?’ E seus filhos terão feito isso. Você arrumará o quarto deles... guardará os tênis, arrumará a colcha de cama, colocará os brinquedos nas prateleiras, as roupas nos cabides dos armários... E dirá em voz alta: ‘Quero que tudo fique assim!’. E vão ficar.

            Você vai preparar um bolo confeitado, e depois não vai ver nenhuma marca de dedinho como tendo “experimentado” a cobertura.

            Você vai lembrar de quando brigou querendo sossego, não querendo ouvir barulho, nem danças. E o silêncio dirá que eles não mais estão lá com aquelas adoráveis bagunças.

            Não mais haverá toalhas sujas de lama, nem sofá rasgados por acidente de brincadeira. Não haverá mais chinelas pelo meio da casa.

            Não mais noites ansiosas de resfriados e febre.

            Não mais beijos molhados, misturados com sorvete. Não mais aquelas risadinhas irritantes que não tinham mais fim. Sem mais joelhos ralados para receberem um beijinho nada higiênico, mas de poderoso efeito curador.

            Somente uma voz gritando e ecoando ainda pela casa: ‘Por que vocês não crescem?’ E o silêncio respondendo: ‘Cresci!’.


Pr. José Nogueira


2012-02-01 00:00:00

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330