Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Artigos

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Fiel, mas com Restrições

23/04/2012


IgrejaBatista Fundamentalista Cristo é Vida

Artigos – www.cristoevida.com

 

FIEL, MAS COM RESTRIÇÕES

Pr. José Nogueira

É hora de discernir se não estamos nos envolvendo demais em congressos de instituições conservadoras,mas que, por não terem posturas fundamentalistas bíblicas, podem comprometer nossa fidelidade à sã doutrina e minar igrejas e lideranças?

“Retendo firme a fiel palavra”

Tito 1:9

 

            Tenho orado por um assunto que tem muito me incomodado nos últimos dias. Tenho pensado se não é hora de nós repensarmos alguns apoios e envolvimentos que pastores, igrejas e instituições cristãs conservadoras e fundamentalistas têm realizado, apoiado e incentivado.

 

            Meu propósito não é criticar ninguém. Apenas despertar uma necessária reflexão de caminhos e tendências que podemos estar seguindo sem a devida análise comparativa com a nossa fé e com o nosso legado bíblico-histórico de Fundamentalistas Bíblicos.

 

            Somos responsáveis por nossa geração, mas temos que ter também uma preocupação com o que vamos deixar de fundamentos para as próximas gerações. Se abrirmos ou deixarmos que abram pequenas rachaduras em nossas posturas doutrinárias, poderemos comprometer a estrutura de fidelidade que pretendemos deixar para os futuros pastores, igrejas e movimentos conservadores.

 

            Por isso, tenho refletido sobre nosso envolvimento e apoio à Editora Fiel e seus associados.

 

            Inicialmente,não posso deixar de registrar as grandes bênçãos de Deus através dos bons livros publicados pela Fiel. Percebe-se claramente a seriedade editorial e o espírito de tornar acessível às igrejas e pastores uma literatura bíblica,edificante em várias áreas da vida cristã e também evangelística. A Fiel é,acima de tudo, uma Missão, e cumpre com amor e zelo sua obra de promover e fazer Missões (tanto no Brasil, como em Portugal e África). Sua intenção é clara em cooperar na formação de pastores e líderes (através de seus congressos e cursos ministeriais), colaborar na edificação de pastores e servir às igrejas.

 

            Reconheço e louvo a Deus pela seriedade dos empreendimentos da Missão Fiel. Vejo como eles sempre procuram fazer a obra de Deus com muita dedicação, são muito bem preparados e dedicados, servindo a Deus com santidade e muita eficiência.

 

            Portanto,diante de tantas coisas louváveis, todo pastor conservador e igreja realmente bíblica devem reconhecer o valor e a bênção que a Fiel tem sido.

 

            Todavia,creio que o nosso apoio deve ter algumas restrições.

 

            É evidente que a Editora Fiel segue a corrente teológica Amilenista. Esse erro teológico não é assunto de pouca importância, pois carrega em si outras graves consequências.  Ao negar-se o Milênio literal despreza-se farto material das Escrituras, compromete a hermenêutica bíblica (por trocar a correta Interpretação Histórico-Gramatical pela Interpretação Figurada), e nega-se o cumprimento literal das profecias acercade Israel.

 

            Mas,há também alguns problemas em recentes posturas da Editora Fiel, que nós devemos analisar melhor e sermos mais criteriosos em participar, apoiar e divulgar, quer seja através de nossos púlpitos, boletins ou jornais.

 

            Recentemente a Fiel trouxe o Pr. John Piper para ser preletor em sua Conferência Anual.Contudo, John Piper é um defensor da teologia não-cessacionista (ou seja, crê que os dons de sinais, tais como línguas, e revelações ainda são para hoje). E,na vinda de John Piper ao Brasil, houve coerência em suas posturas, uma vez que havia em sua agenda (apoiada e divulgada pela Fiel) vários eventos inter-denominacionais,com a participação de igrejas evangélicas de várias confissões: conservadoras,neo-evangélicas, pentecostais, neo-pentecostais, etc. Nós não podemos concordar com isso, e, por fidelidade aos princípios bíblicos, devemos nos manter dissociados de tais coisas.

 

            Ainda na Conferência Fiel de 2011, o teólogo Franklin Ferreira ensinou e incentivou os pastores a manter comunhão com os pentecostais, conclamou que os conservadores deveriam pensar em testemunhar com os pentecostais, a trabalharjuntamente com eles, e a entender a experiência deles.  Ora, o que Franklin Ferreira estava ensinando era contrário ao que ensina a Bíblia Sagrada que nos ordena a lutar pela fé,defender a fé, expor os erros das heresias e nos afastar daqueles que promovem falsos ensinos.

 

            Para mim, apoiar e divulgar eventos da Fiel, sem fazer restrições, é um tiro contrao próprio pé do Cristianismo Conservador. Ser omisso quanto a esses problemas é um desprezo às doutrinas bíblicas quanto à Separação Eclesiástica e à própria Suficiência das Escrituras Sagradas.

                    Fica minha opinião para a reflexão de cada um, como disse o apóstolo Paulo: “Considera o que digo, e o Senhor te dê entendimento em tudo” (2 Timóteo 2:7).


Pr. José Nogueira


2012-04-23 00:00:00

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330