Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Artigos

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


A Primeira e a Última Páscoa

Êxodo 12:1-14


A Primeira e a Última Páscoa

 

No hebraico, a palavra páscoa significa “passar por cima”.

Há três mil e quinhentos anos atrás, ou seja, quinze séculos antes do primeiro Natal, os israelitas estavam cativos no Egito, que era a grande potência da época, e Deus suscitou Moisés para tirar o seu povo de lá e levar para a terra prometida.

            Deus já havia mandado nove pragas sobre os egípcios, e em todas elas havia poupado o Seu povo. Mais uma praga deveria vir, a morte dos primogênitos.

            Deus deu, então, instruções a Moisés e a Arão, seu irmão, para que eles celebrassem a páscoa juntamente com toda a congregação de Israel. Cada família deveria matar um cordeiro, sem defeito, e deveria passar o sangue deste cordeiro nas ombreiras e na verga da porta das casas em que o comessem. Na casa que tivesse a porta manchada com o sangue do cordeiro, Deus “passaria por cima” daquela casa, e ali não haveria morte de nenhum primogênito.

            Aquele cordeiro apontava para o que Cristo viria fazer como o Cordeiro pascal.

Ainda hoje, quando alguém se converte a Cristo, ou seja, quando reconhece a si mesmo como pecador, aceita o sacrifício de Cristo como suficiente para perdão de seus pecados e entrega-se incondicionalmente a Ele, é como se aplicasse sobre si o sangue do Cordeiro de Deus, Aquele de quem João afirmou: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. E assim, Deus, ao condenar os pecadores, “passa por cima” deste que tem a sua “porta” manchada pelo sangue do Cordeiro, livrando-o da morte eterna. O livramento estabelece-se no momento da conversão e tem efeito eterno.

            Tudo isso acontece pela fé, que é um dom de Deus. A fé não é algo duvidoso. Como afirma o autor da carta aos Hebreus, inspirado pelo Espírito Santo: “Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. É por isso que quando recebemos a Cristo como único Senhor e Salvador de nossas vidas, podemos ter certeza da nossa salvação, pois já passamos da morte para a Vida.

            Para entender melhor, leiam o capítulo 12 de Êxodos; 1 Coríntios 5:7; João 1:29; Atos 20:28; 1 João 1:7-9; João 5:24; Hebreus 11:1.

            Este é um bom tempo também para lermos os últimos capítulos dos quatro Evangelhos, onde estão narrados os acontecimentos sobre a morte e ressurreição de Cristo.


Dra. Izolda C. Nogueira


2005-03-22 00:00:00

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330