Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Artigos

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Antropologia

A Doutrina do Homem


I. A ORIGEM DO HOMEM

A.Tipos de Teorias Evolucionistas:
1. A evolução ateísta vê a geração espontânea como a causa original.
2. A evolução teísta vê um Poder Divino como a causa original e a força diretriz. => Ambas podem incluir variações acidentais, seleção natural e transmissibilidade de características adquiridas.

 

B.Criacionismo:
1. A evidência da revelação bíblica.
a. Extensão da evidência. Embora a Bíblia não seja um livro de ciência, sempre que menciona um fato científico registra sem erro.
b. Autoridade da evidência. Tudo que a Bíblia apresenta como verdade tem autoridade divina.
2. Os fatos da evidência. 
a. Bará é usado em Gn 1:1, 21, 27.
b. A palavra dia é usada em relação ao nosso atual período de 24 horas, e é usada também para períodos mais longos de tempo. 
c.  A criação é apresentada como fato histórico em muitos lugares das Escrituras (Êx 20; Sl 8; Mt 19; Hb 4).
d.  O começo do primeiro dia ocorre em Gênesis 1:3. O versículo 2 pode envolver um enorme período de tempo. 
e. As eras geológicas podem ter ocorrido devido a uma catástrofe (relacionada ou não à queda de Satanás) depois da criação inicial, ou podem ter sido causadas pelo dilúvio.

 

 

 

II.  A PARTE MATERIAL DO HOMEM (CORPO)

A.Sua Criação (Gn 2:7; 3:19).

 

B.Suas designações:
1. Corpo (Mt 6:22). 
2. Carne (Gl 2:20, onde é sinônimo de corpo).Carne às vezes significa a pessoa como um todo (1 Pe 1:24) e às vezes a natureza pecaminosa (Rm 7:18).
3. Corpo de humilhação (Fp 3:21). 
4. Vaso de barro (2 Co 4:7). 
5. Templo do Espírito Santo (1 Co 6:19).

 

C.Seu Futuro. Todos os homens serão ressuscitados dos mortos (Jo 5:28-29). Os não- redimidos serão ressuscitados para uma existência eterna no lago de fogo (Ap 20: 12, 15), e os remidos, no céu.

 

 

 

III.  A PARTE IMATERIAL DO HOMEM (ALMA E ESPÍRITO)

A.Sua origem (Gn 2:7)

 

B.Sua característica – “imagem e semelhança de Deus”. O estado original de Adão era de santidade recebida, mas não confirmada. Ele perdeu este estado com a queda, mas o homem ainda retém vestígios da imagem e semelhança de Deus (1 Co 11:7; Tg 3:9).

 

C.A Transmissão da Parte Imaterial do homem. 
1. Teoria da Pré-existência. As almas de todos os homens foram criadas por Deus no início do universo e são individualmente encerradas em seus corpos. 
2. Criacionismo. A alma do homem é criada por Deus quando seu corpo nasce.  3. Traducianismo. A alma é transmitida por geração natural, tal como o corpo.

 

D.As Facetas da Parte imaterial do Homem. 
1. Alma. A alma diz respeito à vida pessoal, ao indivíduo. Tem emoções (Jr 31:25) e guerreia contra as paixões da carne (1 Pe 2:11).
2. Espírito. Este termo é relacionado aos aspectos mais elevados do homem (Rm 8:16). Todos os homens têm espírito (1 Co 2:11). O espírito também pode ser corrompido (2 Co 7:1). Embora haja distinção entre alma e espírito, ambos são facetas da parte imaterial do homem. 
3. Coração. O coração é o conceito mais amplo de todas as facetas da parte imaterial do homem. È a sede da vida intelectual, emocional, volitiva e espiritual do homem (Hb 4:12; Mt 22:37; Hb 4:7). 
4. Consciência. A consciência é uma testemunha interior que foi afetada pela Queda, mas que, apesar disso, pode ser um guia seguro ocasionalmente (1 Pe 2:19; Hb 10:22).
5. Mente. A mente é aquela faceta da natureza imaterial do homem na qual está centralizado o entendimento. A mente foi afetada pela Queda, mas pode ser renovada em Cristo (Rm 12:2).
=> A Carne. Quando o termo carne significa natureza pecaminosa, refere-se também a um aspecto da natureza imaterial do homem. È completamente corrupta e não pode ser renovada, mas será erradicada na morte.

 

IV.  A QUEDA DO HOMEM

A.Atitudes para com Gênesis 3.  
1. O ponto de vista liberal – uma lenda, um quadro geral de religião e moral à luz de um período posterior. 
2. O ponto de vista neo-ortodoxo – mito, história primitiva, supra-história ou “mito verdadeiro”. Os barthianos consideram o relato não-histórico, mas sua realidade espiritual verdadeira; i.e., verdade sem fato (se isto for possível).

 

B.A Prova. A proibição de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal era, em última instância, uma prova de obediência à vontade revelada de Deus. Certamente não era apenas uma questão de dieta adequada!

 

C.A Queda.  1. Em primeiro lugar, Satanás tentou fazer com que Eva duvidasse da bondade de Deus porque Ele lhes vedara acesso a uma árvore (Gn 3:1, “toda”).  2. Depois, Satanás ofereceu a Eva um plano substituto, que permitia comer do fruto sem sofrer a penalidade (vv.4-5).  3. Eva justificou antecipadamente seu ato de comer do fruto (v. 6).   4. Por fim, Eva comeu e Adão a seguiu.

 

D.As Penalidades. 
1. Sobre a serpente (Gn 3:14). 
2. Sobre Satanás. (v. 15). a.  Inimizade entre as hostes do mal e a descendência da mulher.  b. Satanás teria permissão de infligir a Cristo uma ferida dolorosa mas não fatal (“calcanhar”). c. Satanás receberia uma ferida fatal (“cabeça”). 
3. Sobre Eva e as mulheres (v.16).  a. Dor na concepção.  b. Submissão ao marido. 
4. Sobre Adão e os homens (vv. 17-19).  a. Maldição sobre o solo.   b. Cansaço e fadiga no trabalho.
5. Sobre a raça. (vv. 20-24).  a. Comunhão com Deus quebrada.   b. Morte física.   c. Expulsão do Éden.


Pr. José Nogueira


2013-06-04 00:00:00

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330