Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Artigos

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Apontamentos de 1ª Coríntios


APONTAMENTOS E INTRODUÇÃO
1ª Epístola aos Coríntios





I – A CIDADE DE CORINTO – 1:1-3

1 Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes, 
2 À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 
3 Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Situada num istmo entre dois portos, estrategicamente localizada, Corinto era uma grande cidade cosmopolita de mais de meio milhão de habitantes. Era tráfego militar e comercial, rica e culta (ver a metáfora de 3:12). Havia lá as festas pagãs (Afrodite e suas mil sacerdotisas prostitutas cultuais e seus homossexuais que desfilavam desavergonhadamente pelas ruas da cidade – 11:14)). A cidade se orgulhava de seus famosos e concorridos  jogos olímpicos (por isso a ilustração do cap. 9).

Paulo visitou a cidade de Corinto por ocasião de sua Segunda Viagem Missionária (At 15:36 a 18:22, especialmente 18:1-11, em que diz que ele passou em Corinto um ano e meio – entre 51 e 52 d.C.). Paulo deixou ali uma recém-formada igreja, alicerçada na doutrina apostólica, santa, e cheia de amor e entusiasmo pela obra de Deus (uma resposta de Deus à cidade corrupta, imoral e pagã, que Seu poder transforma o homem na conversão). Ao sair de Corinto, Paulo deixou Apolo, seu discípulo, para dar continuidade à edificação da igreja e ao evangelismo (At 19:1 e 1 Co 3:5-6).

Mas, o que aconteceu para que apenas três anos depois, de Éfeso, em sua Terceira Viagem Missionária, Paulo precisasse escrever duríssimas cartas de exortação (ver 1 Co 5:9) aos irmãos da igreja de Corinto (1 Co 16:5-8)?



II – A IGREJA DE CORINTO – 1:10-12; 7:1 e 16:17
10 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. 
11 Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. 
12 Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. 

Jesus chamou Seus discípulos para serem nada menos do Sal da Terra e Luz do Mundo (Mateus 5:13-16). Mas, a igreja de Corinto ao invés de controlar mal, foi vencida pelo mal. Em vez de brilhar, foi apagada pelas trevas do pecado. O propósito do Senhor é que a igreja deixasse uma marca na cidade, porém a cidade de Corinto foi quem marcou a igreja.

Em vez de vitória, houve derrota. Em vez de bom testemunho e honra ao Nome do SENHOR, aconteceu desonra e vergonha.

1 – Imoralidade – 5:1
“Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai”
2 – Carnalidade – 3:1
“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo”

3 – Prostituição – 6:15-18
“Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo. 
Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. 
Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. 
Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo”.

4 – Insensibilidade Insana – 5:2
“Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.”

5 – Heresia Inominável – 15:12
“Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?”

6 – Divisões Internas – 1:10
“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.”

7 – Egoísmo Desenfreado – 6:6-7
“Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis. 
Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?”

8 – Falta de Amor na Liberdade Cristã – 8:12-13
“E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. 
Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo”
9 – Desprezo a Paulo – 4:3
“Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo.”

10 – Desrespeito na Ceia – 11:17, 21 e 22
“Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.  ... Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. 
Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo”

11 – Ridículo nos cultos e reuniões da igreja – 14:19, 23, 32
“Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?
E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas”

12 – Insubmissão das mulheres – 14:34
“As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.”

Em meio de uma crise de pecado, de insensibilidade e de rebeldia, o Espírito Santo moveu o apóstolo Paulo para exortar e ensinar aquela igreja. Daí temos hoje a 1 Epístola de Paulo aos Coríntios.
A grande lição é:

16 Toda a Escritura é divinamente inspirada , e proveitosa para ensinar , para redargüir , para corrigir , para instruir em justiça; 
17 Para que o homem de Deus seja perfeito , e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 

2 Timóteo 3:16-17


Pr. José Nogueira


2014-06-01 10:58:52

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330