Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Artigos

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Entendendo O Dispensacionalismo

Thomas Ice


Uma perspectiva dispensacional da Bíblia capacita-nos a ter uma filosofia bíblica da história. Isso é importante porque, quando entendemos o propósito de Deus nas diversas eras, podemos desenvolver uma visão de mundo que nos permita viver de acordo com a vontade de Deus em cada dispensação. Quem tem uma perspectiva divina do passado, do presente e do futuro é capaz de saber o que Deus espera dele em todos os aspectos da vida.

Estamos começando em nossa EBD, Classes de Adultos, Jovens e Adolescentes, uma série de 10 estudos sobre DISPENSAÇÕES, usando o livro ENTENDENDO O DISPENSACIONALISMO, de Thomas Ice, da Chamada.

 

Recomendamos que você aproveite essas aulas e estude com profundidade esse importante assunto teológico, pois trata diretamente da Filosofia Bíblica da História – que é essencial para a compreensão do Plano de Deus de Eternidade à Eternidade.

 

Seja abençoado, e abençoe sua família e sua igreja, seja um estudante da Palavra de Deus, seja um assíduo participante da ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL. Ore pela EBD de sua igreja, torne-se um incentivador e apoiador para que a nossa igreja sempre tenha uma EBD fiel, dinâmica e abençoada.

 

O RELACIONAMENTO DO CRISTÃO COM A LEI E A GRAÇA

 

Compreendendo duas formas distintas de entender e interpretar a Bíblia:

A Teologia Aliancista é um sistema teológico que não aplica interpretação simples (literal) em toda a Bíblia, ensinando uma estrutura de alianças ao invés de dispensações (eras no Plano de Salvação). Nesse sistema, a Igreja é uma continuação de Israel como povo de Deus e as profecias bíblicas são em grande parte interpretadas alegoricamente. Seus adeptos creem que Deus já cumpriu a maior parte das promessas do Antigo Testamento através da primeira vinda de Jesus e por meio da Igreja.

 

A Teologia Dispensacionalista é um sistema teológico que aplica a interpretação literal a toda a Bíblia de maneira consistente, ensinando as diferentes eras no Plano de Salvação (dispensações). Nesse sistema, há a nítida distinção entre Israel e a Igreja. Ocupa-se intensamente das profecias bíblicas e alega-se que Deus cumprirá todas as promessas do Antigo Testamento para a nação de Israel, e Cristo governará em um reino milenar real.

 

1 - Como essas Teologias ensinam que dever ser a vida do cristão e a Lei Mosaica?

A T.A. ensina que os cristãos hoje não estão sob o aspecto civil e cerimonial da Lei Mosaica, mas estão debaixo do aspecto moral da Lei. Falhar em estar debaixo do aspecto moral da Lei Mosaica é estar fora da lei.  A T.D. ensina que os cristãos hoje não estão debaixo de nenhum aspecto da Lei Mosaica, nem mesmo do aspecto moral. Já que a Lei funcionava como uma unidade indivisível, se uma pessoa estiver debaixo do aspecto moral da Lei, ela deverá cumprir também toda as regulações civis e cerimoniais.

 

2 - Por que, então, como crentes e como Dispensacionalistas, nós ainda guardamos alguns princípios da Lei Mosaica?

Porque os princípios morais de Deus são eternos e imutáveis. Portanto, em vigor durante toda a história. O que mudou, durante as eras, foi a maneira pela qual Deus administrou Seus princípios.

 

3 - Como é chamada a maneira nova e superior de Deus administrar Seus absolutos morais após a Dispensação da Lei?

Graça.

 

4 – Explique: Na Dispensação da Graça, a liberdade do aspecto moral da Lei Mosaica NÃO envolve liberdade dos absolutos morais eternos e imutáveis de Deus, envolve apenas liberdade de uma maneira de Deus administrar esses absolutos.

Os absolutos morais eternos de Deus já estavam em vigor antes mesmo que Deus instituísse a Lei Mosaica. Portanto, não é condição que a Lei Mosaica esteja em vigor para que os absolutos morais de Deus também estejam e a liberdade da Lei não é causa para estar livre dos aspectos morais de Deus. A idolatria e o adultério continuam tão errados a vista de Deus desde o tempo da cruz quanto o eram quando a Lei Mosaica estava em vigor, mas desde a cruz para cá Deus não requer a pena de morte para esses pecados (1 Co 6.9-11), como exigia quando a Lei Mosaica estava em vigor (Êx 22.20, Lv 21.10).

 

5 - Quais as duas alternativas do cristão viver perante a Lei Mosaica, segundo a T.A.? 

Ou estar debaixo do aspecto moral da Lei Mosaica ou estar fora da Lei.

 

06 - Qual é a alternativa dada pela Teologia Dispensacionalista?

Estar sob a maneira da graça de Deus administrar Seus absolutos morais eternos e imutáveis, e a pessoa não estará fora da lei.

 

07 - Dê TRÊS provas da UNIDADE INDIVISÍVEL da Lei Mosaica.

- “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.” (Gl 3:10)

- “E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.” (Gl 5:3)

 - “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.” (Tg 2:10).

 

08 - Prove que os cristãos NÃO estão debaixo da Lei Mosaica.

- “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.” (Rm 6:14-15)

 - “Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.” (Rm 7.4)

- “Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.” (Rm 7:6)

- “Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.” (Gl 2:19)

- “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.” (Gl 5:18).

 

 


Estudo Bíblico preparado por Mayara e Heldino, alunos da EBD – Cristo é Vida.

Heldino e Mayara


2014-11-23 00:00:00

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330