Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Artigos

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


“MASSADA NUNCA MAIS CAIRÁ”



As ruínas de Massada foram descobertas apenas no Século XX. Até então se duvidavam até dos escritos de Flávio Josefo que a descrevia de forma gloriosa.

 

A fortaleza de Massada é um local imperdível. Já fui lá diversas vezes. Subi de bondinho, já fiz a subida pelo Caminho da Serpente, e também subi pelo Caminho dos Romanos (seguindo uma trilha que aproveita a antiga rampa construída pela 10ª Legião Romana para tomar Massada).

Massada é uma fortaleza natural, na parte oriental do deserto da Judéia, perto das margens ocidentais do Mar Morto, próximo a Qumran. Trata-se de uma massa rochosa que se eleva abruptamente a cerca de 400 metros de altura, acima da área circundante.

 

Vista da massada|
Foi o arqueólogo israelense Yigael Yadin que, nos anos 60, descobriu e escavou Massada: Tudo que Josefo tinha descrito era verdade! Herodes, o Grande, havia construído uma fortaleza inexpugnável e de luxo!

 

O historiador judeu Flávio Josefo descreveu a importância da Fortaleza de Massada em seu livro “As Guerras dos Judeus”. Durante o período inter-bíblico, Alexandre Janeu, um líder macabeu, fortificou o local, dando-lhe as feições de uma fortaleza militar (daí o nome Massada, que significa fortaleza), por volta do ano 100 a.C.

O rei Herodes a fortificou por volta do ano 35 a.C., e mais tarde a embelezou e a fortificou ainda mais, construindo uma grossa muralhas, torres, palácios internos, cisternas e armazéns.

Depois da morte de Herodes, Massada tornou-se um quartel general de uma tropa militar de Roma.

Na década de 60 d.C., quando se iniciou a guerra judaica pela independência do domínio do Império Romano, um grupo de mil judeus conquistou a Fortaleza de Massada, capturando as armas e formando uma guarnição de resistência contra Roma.

 


Foram achadas as dez cerâmicas com os nomes dos últimos dez guerreiros de Massada: era o sorteio da morte. O último lançou-se sobre sua espada. Entre os nomes achados está o de Ben Yair (Eleazar).

 

No decorrer da guerra contra os romanos, Massada resistiu por mais tempo do que qualquer outro lugar. Somente três anos após a queda de Jerusalém, é que Massada foi finalmente reconquistada pelos romanos.

A resistência judaica na Massada é descrita como ato de heroísmo e bravura da resistência dos judeus.

 

Bandeira em nassada
"Visto que há longo tempo decidimos nunca ser servos dos romanos, nem de ninguém a não ser o próprio Deus, sendo Ele só o verdadeiro e justo Senhor da humanidade, é agora chegada hora em que somos obrigados a tomar essa decisão na prática...Nós fomos os primeiros a nos revoltarmos e somos os derradeiros a lutar contra eles; e não posso deixar de considerar isso como um favor que Deus nos concedeu, estar ainda em nossas mãos morrer de forma brava e em estado de liberdade," - discurso Eliazar BenYair, líder dos zelotes que resistiram ao julgo do Império Romano. A atitude de coragem e lealdade a Deus inspira até hoje às Forças Armadas de Israel.

 

Massada, liderada por Eliazar Ben Yair, resistiu bravamente aos ataques romanos. Depois de mais de um ano de tentativas fracassadas e derrotas, Roma teve que desfechar um ataque maciço, usando seus melhores equipamentos, e construindo uma rampa de terra e pedra para alcançar seus muros, num cerco que durou sete meses. Finalmente, em 73 d.C. caiu a última resistência. Quando os romanos entraram em Massada encontram apenas cadáveres, pois os judeus tinham feito um pacto de suicídio. Eles mataram uns aos outros, depois de terem queimado seus pertences.

Massada permanece como um símbolo do que um judeu pode fazer por amor à Terra de Israel.

 


Diante da Massada, jovens recém-formados do FDI (Forças de Defesa de Israel) prestam o juramento de compromisso com Israel e com Deus: MASSADA NUNCA MAIS CAIRÁ!

 

Atualmente os soldados israelenses, por ocasião de sua formatura, fazem um juramento em Massada. Eles carregam em suas mãos um fuzil e uma cópia das Escrituras Sagradas. A solenidade é chamada de “O Juramento de Massada”, quando os recém-formados bradam: Massada nunca mais cairá!

 

Alua sobre massada
Morá (professora) Dália explica na Massada a história daquela Fortaleza.

 

Que grande lição podemos aprender da bravura dos heróis de Massada: eles estavam dispostos a dar a vida por aquela causa.

 

Alunos na massada
Até aonde pode ir o compromisso do soldado israelense diante de Deus para defender seu país?

 

O apóstolo Paulo tinha o mesmo espírito quanto à missão dada por Jesus para que o Evangelho da Salvação chegasse a todos: “Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus”, em Atos 20:24.

Para Paulo, e para os primeiros cristãos, servir a Cristo fielmente e cumprir a missão eram suas prioridades, mais importantes do que a vida!

Eis o motivo pelo qual os cristãos não conseguem alcançar o alvo de concluir a obra missionária chegando ao mundo inteiro...

Eis a razão do fiasco em nosso fraco compromisso de servir ao Senhor Jesus...

Eis a causa do pálido e inexpressivo Cristianismo bíblico de nossos dias...

Amamos mais a nós mesmos e às nossas coisas do que ao SENHOR Deus!

 

Pr Jose nogueira e Profa. Dália
Estudar com os melhores professores e ter uma turma de nível e interessada são privilégios que o SENHOR Deus nos dá ao fazer o Curso de Geografia e Arqueologia Bíblica em Israel.

 

Oremos pelo Celebrando a Família 2016: Sábado (dia 06/fevereiro) – às 19 horas: Programação e Estudos Bíblicos para casais, jovens e crianças – durante todo o período de Carnaval – Com o Pr. Sérgio e Magali Leoto (da Equipe Lar Cristão). Entrada franca – Programação e horários no site: www.cristoevida.com

 

grupo
Nossa turma no triplex de Herodes, o Grande(agora sabemos em quem Lula se inspirou para ter o seu "tlipec" também).

 

Park Massada
“MASSADA NUNCA MAIS CAIRÁ”

 


Pr. José Nogueira


04/02/2016

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330