Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Artigos

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Chamada Eficaz

Romanos 8:30


IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

Artigos Doutrinários

 

CHAMADA EFICAZ

Colaboração do Mestrando Assis Nogueira

  

Amados irmãos e amigos,

 

Uma Assembléia reunida em Londres de 03 a 11 de julho de 1689 elaborou a chamada "Confissão de Fé Batista de 1689". Mais tarde o célebre ministro batista Charles Spurgeon prefaciou o documento, declarando:

Este antigo documento é o mais excelente resumo escrito das coisas mais seguramente cridas entre nós. Não é publicado como regra impositiva ou código de fé, por meio do qual vós possais ser algemados, mas como um meio de edificação em justiça. É uma excelente, ainda que não inspirada, expressão dos ensinos das Sagradas Escrituras por meio das quais todas as confissões devem ser medidas. Nós através dela sustentamos as humilhantes verdades da soberana graça de Deus no processo de salvação dos pecadores perdidos. A salvação é somente através de Cristo e somente por fé.

 

Um dos pontos da Confissão de Fé Batista de 1689 versa sobre “A Chamada Eficaz” (veja infra). Além de ser uma verdade bíblica, tal doutrina nos leva aos pés da cruz em total humilhação. Pois quando ainda estávamos mortos, separados de Deus, alheios às promessas, totalmente corrompidos, vivendo como inimigos de Deus, manifestando obras pútridas diante dEle e sofrendo sob a expectativa do juízo eterno... ouvimos uma irresistível voz nos chamando e dizendo: oh pecador, vem! Aceitei este convite num domingo à noite, em janeiro de 1998, num declive coberto por uma bela grama entre a nossa antiga palhoça e o prédio de educação cristã. Eu tinha 17 anos. Naquele dia Deus me chamou para uma nova vida no Senhor Jesus Cristo por meio da Sua Palavra e pela atuação do Seu Espírito em minha mente e coração. Que noite sem igual! E você? Quando e como foi o seu chamado eficaz?

 

Um grande abraço,

 

Assis.

 

  

Assis e Camilinha

 

 

10. A Chamada Eficaz

 

 

 

1. Aqueles a quem Deus predestinou para a vida, Ele se agrada em chamar eficazmente, [1] no tempo aceitável e por Ele mesmo determinado; por meio de sua Palavra e de seu Espírito; do estado natural de pecado e morte, para a graça e a salvação por Jesus Cristo. [2] Isso Deus faz iluminando-lhes a mente de maneira espiritual e salvadora, para que compreendam as coisas de Deus; [3] tirando-lhes o coração de pedra e dando-lhes um coração de carne; [4] renovando-lhes a vontade e, pela sua onipotência, predispondo-os para o bem e trazendo-os irresistivelmente para Jesus Cristo. [5] No entanto, eles vêm a Cristo espontânea e livremente, porque a graça de Deus lhes dispõe o coração para isso. [6]

[1] Rm.8.30: E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

Rm11.7: Que diremos, pois? o que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou, e os mais foram endurecidos, ...

Ef.1.10,11: ... de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as cousas, tanto as do céu como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as cousas conforme o conselho da sua vontade, ...

2Ts.2.13,14: Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados pelo Senhor, por isso que Deus vos escolheu desde p princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançar a glória de nossa Senhor Jesus Cristo.

[2] Ef.2.1-6: Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andaste outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espirito que agora atua nos filhos da desobediência, entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos –, e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, ...

[3] At.26.18: ... para lhes abrir os olhos e converte-los das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.

Ef.1.17,18: ... para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminando os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos, ...

[4] Ez.36.26: Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.

[5] Dt.30.6: O Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas.

Ex.36.27: Porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos; vós sereis o meu povo e Eu serei o vosso Deus.

Ef.1.19: ...e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder,...

[6] Sl.110.3: Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo no dia do teu poder: com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens.

 

2. A chamada eficaz é resultante da graça especial e gratuita, de Deus, e não de algo que de antemão seja visto no homem; e nem de poder algum ou ação da criatura cooperando com a graça especial de Deus. [7] Por estar morta em pecados e transgressões, a criatura mantém-se totalmente passiva, até que, na chamada eficaz, ela seja vivificada e renovada pelo Espírito Santo. [8] A pessoa, então, é habilitada a responder a essa chamada e a abraçar a graça que ela comunica e oferece. Para isso é necessário um poder que de modo nenhum é menor do que aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. [9]

[7] 2Tm.1.9: ... que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos.

Ef.2.8: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é Dom de Deus;

[8] 1Co.2.14: Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Ef.2.5: ... e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos –, ...

Jo.5.25: Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.

[9] Ef.1.19,20: ... e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder, o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, ...


Assis Nogueira


2010-08-30 00:00:00

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330