Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Nossa Igreja

Fundação


Esta é uma breve história de como Deus tem realizado sua vontade no meio de nós, narrada pelo Pr. Lúcio Marinho, veja a abaixo como se deu o início do trabalho de formação da dessa igreja local até a sua emancipação...


Prédio construído em fevereiro de 1988 Tudo começou quando dois jovens, no ano de 1978, que residiam um na Barra do Ceará e outro no Cojnunto Nova Assunção, em Fortaleza, tomaram uma decisão por Jesus Cristo. Tendo sido evangelizados nos seus locais de trabalho, Iramar Carlos Monte no escritório de contabilidade, e Luciano Mendes Marinho na marinha, onde servia.

Passaram a se congregar na Igreja Cristã Evangélica de Messejana (Sítio Maranata), onde se conheceram e descobriram que moravam em bairros vizinhos, e juntos passaram a evangelizar seus familiares e amigos, promovendo estudos nos lares e palestras trazidas por pastores e seminaristas convidados. Nisto, Liduína já os acompanhavam. Viram a necessidade de abrir um trabalho evangelístico na região devido a Igreja onde congregavam ser muito distante. No ano de 1980 Lúcio, Lécio e Rosângela foram convidados para o retiro espiritual no período de carnaval no Sítio Maranata, em Messejana, que posteriormente tomaram uma decisão, com isso alimentou-se mais a necessidade de se abrir uma congregação, pois outros também vieram a se converter (Liduína, Socorro Muniz, Islene, Mazinho, Lúcia Marinho, Lucineide, Lucilânia, Luiz Alberto, Naíde, Carlão e muitos outros).

Iramar e Luciano falaram com a lideraça da Igreja de Messejana que autorizou a abertura de uma Congregação. Alugaram, primeiramente, uma casa na Av. J do Conjunto Beira Rio, onde começaram suas reuniões, viram então a necessidade de um acompanhamento melhor por serem adolescentes e jovens, e portanto inexperientes. Descobriram que na Igreja Bíblica do Parque Rio Branco havia o Pr. Aires César que estaria disposto a ajudá-los na Escola Dominical, e posteriormente, fizeram um convite para que ele residisse na casa alugada, assim facilitaria a sua ajudar e apoio ao grupo. Depois de algum tempo o Pr. Aires passou a trabalhar diretamente na Congregação durante um período, estimado, de um ano e seis meses. Nesse período os jovens passaram a se casar, e o Luciano que casou-se com a Elizabete, onde ambos eram seminaristas no SIBIMA, foram morar no Conjunto Ceará e lá abriram outra Congregação.

De 1981 a 1982 o Pr. Aires foi transferido para Mossoró, vindo depois o Pr. Elias que também ajudou bastante. Nesse íntere mudaram de casa, passando para uma casa na esquina da mesma rua, e o grupo com a benção do Senhor foi aumentando, surgiu então, uma idéia de solicitar junto a Prefeitura de Fortaleza um terreno que ficava numa área que era reservada à construção de praças, igrejas, hospitais, etc. Fizeram um projeto para dar entrada na prefeitura, a empolgação e a fé que iríam receber o terreno era tanta que ao término do contrato de aluguel, da casa em que estavam, o Iramar convidou para passarem a se reunir em sua casa até que recebessem o terreno.
Depois de um tempo foram chamados para comparcer na prefeitura para falar sobre o projeto, em reunião com os engenheiros da prefeitura, foi observado que o espaço do terreno solicitado (20 x 40 metros) deixava em desperdiço outra parte da área, que era muito grande, em relação ao projeto proposto, foi então que o engenheiro aconselhou à refazerem o projeto com uma amplitude maior do terreno solicitado, a fim de abranger uma área maior do local desejado para que não houvesse desperdiço do terreno. O grupo aceitou prontamente o conselho e rápido refizeram o projeto e apresentaram novamente na prefeitura.

No ano de 1984, Deus os abençou com a entrega do terreno pelo prefeito da época, Dr. César Cals de Oliveira Neto, que assinou e entregou o documento ao Pr. Elias, que era o representante da Igreja Cristã Evangélica de Messejana, passaram depois um período sem pastor e algum tempo depois construíram o prédio de educação cristã e fizeram um poço de água, fizerem assim, depois, a tranferência da Congregação da casa do Iramar para o prédio construído, e como não tinham pastor passaram a dirigir os cultos por equipes de pregação vindo também pastores e seminaristas, dentre estes Pr. Albrey Clark e Pr. Haroldo, para ajudarem na realização dos cultos de adoração ao Senhor.

Sempre sentindo a necessidade de um pastor integral, em 1986 fizeram um convite ao Pr. Aires que estava em Mossoró, que logo aceitou, mas sob a orientação de Deus tanto para ele como para Congregação não deu certo a sua vinda. Depois disto, os membros tomaram conhecimento que o Pr. José Nogueira de Lima Filho, recém chegado do Seminário Batista do Carri em Juazeiro do Norte/CE, estava auxiliando o Pr. João Venâncio em Messejana, fizeram-lhe então um convite, o qual, depois disto, os visitou e sugeriu um período de oração para saber a vontade de Deus em sua vida e na vida da Congregação, com isso deixou-os em suspence por um certo tempo, vindo, posteriormente à aceitar definitivamente o convite, crendo ter sido esta a vontade de Deus, e em dezembro de 1987 assumiu a liderança espiritual, como pastor da Congregação.

Com o Pr. Nogueira vieram a estruturação do trabalho e a formação da Igreja, com estudos, mensagens e acréscimos de pessoas que iam sendo salvas e a formação de outras congregações, enfim veio depois a emancipação.


Pr Elias e o Prefeito Dr. Cesar Neto, doação do terreno    Pr Elias e o Prefeito Dr. Cesar Neto, doação
   do terreno no dia 12 de novembro de 1984.

O Prefeito de Fortaleza, Dr. César Cals Neto, assinando o documento    O Prefeito de Fortaleza, Dr. César Cals Neto,
   assinando o documento.

Pr. Elias Cosme, assinando o documento    Pr. Elias Cosme, também
   assinando o documento.

Vigília de Ano Novo no terreno da Igreja    Vigília de Ano Novo no terreno da Igreja,
   em 01 de janeiro de 1985.

Jovens da Igreja de Messejana    Jovens da Igreja de Messejana
   ministrando o louvor.

Primeiro poço    Primeiro poço feito, para possibilitar
   a construção do prédio.

Construção do Prédio para realização dos cultos    Construção do Prédio para realização dos cultos,
   hoje prédio de Educação Cristã.

Vigília do Ano Novo no prédio em construção    Vigília do Ano Novo no prédio
   em construção, em 01 de janeiro de 1986.

Primeiro acampamento de toda a Igreja    Primeiro acampamento de toda a Igreja
   no Sítio Maranata em Messejana.

Pr. José Nogueira ministrando a Ceia do Senhor    Pr. José Nogueira ministrando
   a Ceia do Senhor no acampamento.


 

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330