Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Deus e as Catástrofes - Conclusão



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2004-08-02

Deus e as Catástrofes - Conclusão

Jó 37:13


Pr. José Nogueira


DEUS É O RESPONSÁVEL PELAS CATÁSTROFES MUNDIAIS? (Parte Três)

TODOS ACONTECIMENTOS SÓ OCORREM PELA VONTADE ATIVA OU PERMISSIVA DE DEUS, PORTANTO SERVEM PARA ABENÇOAR, DISCIPLINAR OU EXERCER O JUÍZO:

“E tudo isso faz Ele vir para disciplina, se convém à terra, ou para exercer misericórdia”

Jó 37:13

No primeiro estudo, abordamos a questão se Deus é responsável pelas catástrofes que acontecem no mundo, e fizemos cinco considerações:

1 – Por causa do pecado, Deus amaldiçoou o homem e a terra – Gênesis 3:17-18

2 – Haverá uma solução futura também para o Universo caótico – Romanos 8:19-21

3 – Há causas naturais para os fenômenos naturais. São chamadas de causas imediatas.

4 – O Diabo, se Deus permitir, pode usar as forças da natureza – Jó 1:16, 18 e 19.

5 – Mas, se Deus tem todo o poder (Marcos 4:39), por que tais cousas acontecem? Porque Deus as faz ou as permite!

Em nosso segundo estudo, continuamos a desenvolver o tema, levando em consideração seis princípios gerais da atuação de Deus na natureza e nos chamados eventos catastróficos:

1) A natureza proclama a glória de Deus - Salmo 19:1. Essa proclamação se faz tanto nos momentos tranqüilos, como também em acontecimentos que demonstram poder – Salmo 135:6-7. O que é sol? O pôr do sol é lindo e inspira calma, contudo se nos aproximássemos do sol morreríamos. Aquela bomba de hidrogênio e gás hélio em altíssima temperatura é uma expressão do poder de Deus.

2) Em grandes acontecimentos, a Bíblia diz que Deus foi o autor: Gênesis 6:17; Números 16:31-35; Jonas 1:4.

3) Deus é soberano, não precisa dar satisfação a ninguém – Salmo 115:3 e Romanos 9:14-18.

4) As calamidades devem ser enfrentadas com fé e ação - Tiago 5:17-18; Gênesis 1:28.

5) Deus está no controle direto de todas as coisas – Jó 37:6, 10-13. Por que só vemos, então, a bondade de Deus na natureza, e não vemos Sua disciplina e Seu juízo?

6) Todos vivem sob a misericórdia de Deus, e Ele pode retirá-la a qualquer momento – Lamentações 3:22-23. Em tudo, portanto, demos glória a Deus!

 

            Agora, podemos chegar à conclusão que todos acontecimentos, quer seja um terremoto na Califórnia, o naufrágio do Titanic, um deslizamento de terra em Petrópolis ou em Salvador, SÓ OCORREM PELA VONTADE ATIVA OU PERMISSIVA DE DEUS, PORTANTO SERVEM PARA ABENÇOAR, DISCIPLINAR OU EXERCER O JUÍZO:

“E tudo isso faz Ele vir para disciplina, se convém à terra, ou para exercer misericórdia”

Jó 37:13

 

01)   Porque Deus tem um propósito em tudo - Jó 37:13.

02)   Porque não somente a bondade, mas também a severidade de Deus devem ser sempre consideradas – Romanos 11:22.

03)   Porque o plano de Deus é maior do que a nossa lógica – Isaías 55:8-9. Ele é soberano e Seu plano é perfeito. Nós, como seres finitos e imperfeitos, não conseguimos entender a infinidade e a perfeição de Deus, pois Sua justiça é perfeita.

04)   O homem morre porque a morte é o merecimento do pecado – Romanos 6:23; Números 16:22 e 27:16; Salmo 104:27-34. Todos os seres humanos, independente de sua idade, são pecadores e o salário do pecado é a morte. As 1522 vítimas do naufrágio do Titanic, iriam morrer de qualquer forma. Se não morressem afogados, morreriam de câncer, de acidentes, de velhice, etc. Deus é o autor e conservador da vida, como é revelado em Números 16:22 e 27:16, e, em Sua soberania e perfeição, Ele é Quem determina o início e o fim da existência do ser humano nesta vida.

05)   Porque Deus se alegra em ser misericordioso, mas em ser justo também – Deuteronômio 28:63.

06)   Porque a Tribulação, período de tempo futuro em que Deus castigará a humanidade, aprendemos que o SENHOR DEUS usa a natureza como catástrofes punitivas – Apocalipse 6:12-17.

07)   Porque Jó estava e está certo (Jó 1:21 e 2:10), em reconhecer a mão de Deus em tudo de bom ou de mal que lhe ocorria!

08)   Porque a Bíblia Sagrada não ensina “destino” ou “acaso”, mas propósito de Deus para o bem de todos aqueles que O amam e que são chamados segundo o Seu propósito – Romanos 8:28.

Eu procuro sempre reconhecer a mão de Deus, tanto nas cousas boas que me acontecem, como também procuro aprender lições de Deus nos acontecimentos que para mim, no momento, são maus. Quero ser como Jó que disse “ O SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR... Temos recebido o bem de Deus, e não receberíamos também o mal?”

Não quero ser como os homens insensíveis que foram condenados por Deus através do profeta Sofonias, pois diziam: “O SENHOR não faz bem nem faz mal” (Sofonias 1:12).





Pedidos de oração:

PEDIDOS DE ORAÇÃO 1 - Agradecer a Deus: Pelo Celebrando a Família – 2004: Programações, testemunhos, mensagens, cânticos, leituras e a comunhão; Pela conversão do Reinaldo (surdo-mudo), e da Mayara e Ana; Pela EBF (cooperadores e crianças); Pela confirmação da ida do Caubi para o CAEDD, em Natal; Pela melhora do irmão da Ivany (que já está em casa); Pela passarela de entrada; Pela decisão da juíza favorável ao Júnior, no Ministério do Trabalho. 2 – Por nossa responsabilidade como Igreja do Senhor Jesus; Por mais frutos de conversão do Celebrando a Família; Pelo CBD – início amanhã; Pelo Aniversário de 20 anos de nossa igreja; Pelo Retiro de Casais (novembro); Pelo Retiro de Jovens (9-12 de outubro); Pelos voluntários, ofertas e orações; Pelas reformas da Ig’reja; Pelo pai do Ximenes com problemas sérios por causa de um terreno apossado; Pela Margarida, problemas da sua família (Eunice). 3 - Pelo sobrinho do Juvenal (Ítalo), com câncer na garganta; Pelo Cláudio Filho (julgamento); Pelo Seu Orlando (pai da Jane): 3 cirurgias; Por D. Aury, mãe do Vinicius (trabalho); Pelo Greencard da Gleydiane e tratamento de saúde da Nova; e emprego do Islândio nos EUA; Pelo irmão ateu da D. Mazé (Fernandes), e pelo irmão da Hayneide (Geraldo): coração endurecido; Pelo irmão da Claudiana (Cleilton): Policial em Paramoti – risco de vida. 4 - Pela Elaine, irmã do Cleiton – reconciliação; Pelo trabalho da Mônica - prestação de serviço da CAGECE; Pelo irmão do Romildo – dentista com mal de Parkinson; Pelo Martins (esposo da Neide); Por um empréstimo da Prefeitura (reforma de casa): Marlúcia e Auristela; D. Conceição (tratamento contra o câncer); Seu Elias (esposo da irmã Eudalice); Pela transferência da Lucy. 5 - Pelo irmão do Assis (Marcos); Pela coluna da Lucinha Marculayne; Pelo Cláudio (pai do Claudinho) e Kyko; Pelo amigo da Marly (Marcos): doente; Pela saúde da tia do Marculino; Pela saúde da Francileuda; Pelo César (IBC); Pelo pai do Jeová, que está catatônico. Pela Anacleta – faz quimioterapia e fará cirurgia para pôr um aparelho no coração. 6 – Pela Compra da casa própria: Aragão; Ailton e Flávio; Pelo Caubi, e toda a sua família;Por Dona Benvinda, mãe da D. Ivone, problemas de coração; Pela Mirles – doença neurológica; Pela D. Mirtes, mãe do Fernando Jucá, internação hoje para cirurgia de períneo; Pelo grupo de Evangelismo da Igreja.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330