Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Jonas e a Baleia



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2011-01-11

Jonas e a Baleia

Mateus 12:38-42


Pr. José Nogueira


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

KOINONIA – 11 de janeiro de 2011

JONAS E A BALEIA – MATEUS 12:38-42

             

Na Corrigida Fiel, é dito que Jonas foi engolido por uma “baleia”, enquanto na Versão Revista e Atualizada traz “um grande peixe”. Disseram-me que é sabido que uma baleia não pode engolir um homem.

            Então, duas informações precisavam ser averiguadas:

            1º O que diz o texto no Novo Testamento Grego;

            2º Pesquisar sobre a capacidade de uma baleia engolir um homem inteiro.

            Primeiro: Em o Novo Testamento Grego está a afirmação de Jesus que Jonas passou três dias e três noites no ventre de um “kêtos” (“kêtos” é palavra grega que designa os cetáceos, ou seja, a família das baleias: cachalotes, baleias-azul, orcas, etc.). Logo está correto traduzir por “baleia”, sem especificar qual tipo da espécie. Então, está correta a tradução “baleia”. 

            Segundo: Pesquisando sobre o assunto, achei coisas interessantes. A revista National Geographic (12/92) descreveu o tubarão-baleia, que pode  atingir 20 metros de comprimento e pesar 70 toneladas. A conceituada revista diz: “A anatomia digestiva incomum do tubarão-baleia ajusta-se à história de Jonas. É fácil imaginar ser inadvertidamente sugado para dentro da boca do tubarão-baleia, a qual é enorme A boca cavernosa mesmo de um pequeno tubarão-baleia adulto pode facilmente acomodar uns dois Jonas”.

            Uma revista alemã publicou: “Entre todos os animais conhecidos só o cachalote poderia ter conseguido tal façanha. Normalmente ele transporta os bebês doentes dele na boca, que é grande como um pequeno quarto, e leva-os à tona. Nesta época cachalotes povoavam o mar mediterrâneo, o lugar deste conto. Resgates de seres humanos por cachalotes são, porém, pouco documentados”.

            A Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia traz o caso do marinheiro inglês, chamado James Bartley. Em fevereiro de 1891, ao arpoarem um cachalote, o animal ferido despedaçou o bote em que estavam Bartley e outros marinheiros, que desapareceram no mar. Antes do pôr-do-sol, a baleia moribunda flutuou na superfície. A tripulação do baleeiro arrastou a baleia, e começaram a operação de corte para a conservação da carne. Às 23 horas, estavam abrindo as vísceras, e encontraram James Bartley, inconsciente, mas ainda vivo. Depois, ele contou do que lembrava-se. Quando o seu bote foi atingido, e ele atirado ao mar e, ao cair, foi engolfado pela enorme boca da baleia. Lembrava-se que em pânico passou por fileiras de minúsculos e afiados dentes, percebendo que estava escorregando por um tubo liso, e estão desapareceu na escuridão. De nada mais se lembrava.

            Muitos médicos de vários países o examinaram. Sua pele ficou com uma desnatural coloração esbranquiçada. Ele viveu mais dezoito anos após essa experiência, mas nunca mais pôs o pé num baleeiro. Na lápide de seu túmulo foi escrito um breve relato de sua história, além de suas datas: 1870 – 1909.

            Jesus contou que o que aconteceu com Jonas foi um milagre de Deus. Assim como a Sua própria ressurreição. Milagre não se explica, apenas se crê!

            Conclusão: A Bíblia diz que uma baleia engoliu Jonas – eu acredito. Pois as Escrituras Sagradas são puras (Provérbios 30:5-6). E Jesus Cristo disse que a Escritura não pode falhar, nem ser anulada (João 10:35).

            Portanto, se a Palavra de Deus dissesse que Jonas engoliu a baleia, eu também acreditaria!





Pedidos de oração:

1 – Ações de Graça: Pela primeira reunião de planejamento do Conselho da Igreja; Pela formatura do Pr. Luiz, Rodolfo, Giuvan e Alexandre Aquino (oremos pela direção de Deus em suas vidas); Agradeçamos a Deus pela presença dos familiares dos formandos – que Deus os salve. Comecemos a orar pela Conf. Missionária -2011. 2 – PELO PAI DA ADRIANA LOPES QUE TEVE UM AVC; Pelos irmãos Elpídio e Júlio César; Pela salvação da família do irmão Eurides e do Walter; Pela recuperação do Pr. Nilson: cicatrização após a cirurgia; Pela irmãs: Fransquinha Aguiar (coração); Socorro (seu tratamento) e D. Rita Ângelo (por seus problemas de saúde e familiares); Pela mãe da Claudiana: diagnóstico de câncer. Pela Retiro de Líderes (sexta e sábado). Comecemos a orar pelo Celebrando a Família, no Carnaval. 3 – PELA GRAVIDEZ DA JOANA DARC; ERIEDNA, e da RAQUEL; Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André e o Igor (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pela mãe da Eriedna, Dona Giselda: com depressão; Pela avó da Mônica (Dona Luanir): cirurgia da perna: oremos pela liberação judicial; Pelo esposo da irmã da D. Ivone: Nilson (conversão); Por seu Osvaldo, pai do Rodolfo: pela cirurgia de ponte de safena, e por sua salvação. 4 –TOM – OREMOS PELO MUNDO: Saiu a Lista 2011 dos 50 Países que Mais Perseguem os Cristãos. Foi constatada que a situação está piorando. Oremos nesta semana pelos 12 piores. 1. Coreia do Norte 2. Irã 3. Afeganistão 4. Arábia Saudita 5. Somália 6. Maldivas 7. Iêmen 8. Iraque 9. Uzbequistão 10. Laos 11. Paquistão 12. Eritreia Oremos pela família do François, pela preparação deles em 2011 (farão o CTBPL à distância com o Pr. Nogueira). 5 – PELA CONVERSÃO DOS MARIDOS DAS IRMÃS: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosildo); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Lene (Luciano); Daniele (Júnior); Cici (Manu). Pelo filho da irmã Valdeci: Yarley: drogas. Pelo projeto de transferência do Alexandre Aquino e família, para Xerém, no Rio, onde além de acompanhar o Roberto, querem iniciar um trabalho evangelístico.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330