Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Preparando-se para o Celebrando a Família



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2011-03-01

Preparando-se para o Celebrando a Família

Jonas 2:1


Pr. José Nogueira


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

KOINONIA – 01 de março de 2011

EU, O CRENTE, E JONAS, O PROFETA.

 Memorizemos Jonas – Capítulo 2

“E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe”

Jonas 2:1

 

TRÊS COISAS IMPORTANTES

PARA ENTENDER O LIVRO DO PROFETA JONAS

 Primeira Coisa: a Época de Jonas

1 – Século VIII a.C. – Começaram os profetas escritores (depois de Elias e Eliseu): Oséias e Amós.

2 – Vivia no Reino do Norte (Samaria): No tempo do ímpio rei Jeroboão II

3 – Crescimento de Israel e Ameaça Assíria (Nínive): Apesar de Israel viver num período próspero materialmente, vivia numa decadência espiritual. E também era um período perigoso, pois o grande e perverso Império Assírio (Nínive) avançava poderosamente pelo Oriente Médio, esmagando as nações e povos.

Jonas, pregando em Nínive

Segunda Coisa: O Profeta Jonas

1 – Grande Profeta de Deus – 2 Reis 14:23-29

2 – Há um monumento dele na Galiléia de hoje

3 – Importantíssimo no Novo Testamento (Mateus 12:38-42) e na igreja dos primeiros séculos. Sempre foi tema de mensagens sobre a ressurreição de Jesus Cristo.

 

 Terceira Coisa: As Lições de Jonas

1 – As Quedas dos Caminhos de Deus são sem fundo – 2 Timóteo 3:13

“Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.”

             A vida de Jonas, fugindo de Deus, era só descida... - O fundo do poço é onde nós nos encontramos e onde nós nos encontramos com Deus e com a sensatez – Salmo 40:1-5

            “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. 

            E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. 

            Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira. 

            Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar”. 

 

2 – Preferir ir para as belas praias da Espanha (Társis) em vez de fazer a vontade de Deus (mesmo tendo muito trabalho pela frente) é um mau negócio.

            “Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor” (Jonas 1:3).

 

 

Peguem o Jonas!

 

            “Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. 

            Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. 

            E o mestre do navio chegou- se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos. 

            E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. 

            Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? 

            E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca. 

            Então estes homens se enche-ram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado. 

            E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso. 

            E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade. 

            Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles. 

            Então clamaram ao Senhor, e disseram: Ah, Senhor! Nós te rogamos, que não pereçamos por causa da alma deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve. 

             E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar...” (Jonas :;4-15)

             Ou seja, o lugar mais seguro para um crente é no centro da vontade de Deus, nem que seja na Líbia (Roberto Orr, missionário em perigos no Rio e no Amazonas, mas levou um tiro na boca nos EUA).

3 – Deus faz milagres:

1) Dar convicção inabalável de Sua vontade...

2) Levanta temporais para nos disciplinar...

3) Salva-nos de fornalhas, de baleias, de leões, de gigantes, de celas fortemente escoltadas...

4) Converte pessoas com uma simples mensagem!

 





Pedidos de oração:

1 – Ações de Graça: Pelos planejamentos e trabalhos para a realização do Celebrando a Família; Pela cooperação de tantos irmãos (é impressionante); Agradeçamos a Deus a força que Ele deu ao Romildo por ocasião da morte do seu irmão (continuemos orando pela salvação da família do irmão Romildo); Pela boa recuperação da Neide. Pelo emprego da Cristina – um verdadeiro milagre. Louvemos ao SENHOR pelo bom início da EBEC. 2 – PELA AUDIÊNCIA DA LENA (sua pensão possa continuar); Pelo cunhado do seu Antero que fará uma cirurgia no coração: Danilo. Pela mãe da Claudiana: tratamento de câncer. Pelos irmãos que fazem Evangelismo no sábado à tarde: perseverança e frutos; Pelo CBD e CTBPL; Pelo CELEBRANDO A FAMÍLIA: preparativos, ensaios da peça, mensagens, testemunhos e participações dos casais, louvor, restaurantes, Celebrando para crianças (Cláudio e Claudiana); Celebrando Juvenil (Giuvan e Juliana); instalações (Marcus); segurança, etc. 3 – PELA GRAVIDEZ DA JOANA DARC; ERIEDNA, RAQUEL, da JULIANA; Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André e o Igor (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pela avó da Mônica (Dona Luanir): cirurgia da perna: oremos pela liberação judicial para ela ter direito à prótese; Pelo esposo da irmã da D. Ivone: Nilson (conversão); Por seu Osvaldo, pai do Rodolfo: pela recuperação da cirurgia, e por sua salvação. 4 –TOM – Oremos Pela Líbia: A melhor maneira que os cristãos do Reino Unido encontraram para ajudar seus irmãos na Líbia é orar pela segurança e por mais ousadia. A oração é a melhor maneira de apoiar a igreja perseguida, que em muitas cidades ficam no subsolo. Oremos para que, no meio do caos, Deus derrube os orgulhosos e exalte os humildes, e que Sua vontade seja feita na Líbia. “No mês passado, vimos provas de coragem entre os cristãos do Egito e da Tunísia, devemos orar da mesma forma para aqueles na Líbia”. 5 – PELA CONVERSÃO DOS MARIDOS DAS IRMÃS: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Lene (Luciano); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Pelo filho da irmã Valdeci: Yarley: drogas. Pela família do François, pela preparação deles em 2011 (farão o CTBPL à distância com o Pr. Nogueira).

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330