Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Teologia Prática – Parte I



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2011-04-05

Teologia Prática – Parte I

Tiago 2:14


Pr. José Nogueira


 

Foi criada uma pegadinha: Quem veio primeiro o ovo ou a galinha? Se responde-se o ovo, perguntam: E de onde veio o ovo? Se responde-se a galinha, perguntam: E de onde veio a galinha?

            Os crentes sabem a resposta e acabam o mistério: Deus não criou ovos ou sementes. Ele criou animais e plantas já adultas (Gênesis 1 e 2).

            E na Vida Cristã, qual é o mais importante: a fé ou a prática?  Tiago fez esse tremendo desafio em Tiago 2:14.

            Mas, o próprio Tiago resolveu no verso 17.

            Ou seja, a fé bíblica é prática!

            Sabemos disso em textos como 2 Coríntios 5:17, Efésios 2:8-10,  João 10:7 e Isaías 61:10.

            Conclusão: A fé somente é fé verdadeira e bíblica quando ela se concretiza na experiência, quando ela se torna visível, prática, experimental. A subjetividade se torna objetiva. A espiritualidade se torna concreta.

            De forma prática, Tiago ensinou o que é verdadeiramente a fé bíblica: Tiago 2:19 a 26.

            Nós “aprendemos” (?) o princípio de Maria, irmã de Lázaro, há duas semanas atrás (Lucas 10:38-42): A lição é que há tempo para tudo – Eclesiastes 3. Os serviços de recepção eram para ser feitos antes da chegada de Jesus. Na presença dEle era hora da adoração e da aula. Pessoas que não fazem a sua responsabilidade na hora devida querem roubar o tempo de outra responsabilidade, com a justificativa de “estarem ocupadas”. Já pensou quantos crentes fazem assim no Dia do SENHOR? Não fazem suas responsabilidades, ou escolhem outras, e depois se justificam como Marta.

            Só realmente aprendemos quando praticamos!

            Ou seja, a experiência de fé toca nossas ações. Foi assim com Elias, na caverna no Monte Sinai – quod vide (q.v.) 1 Reis 19:9, 13, 15-16 e 19.

            Tiago diria para ele: “e sede cumpridores da Palavra, e não somente ouvintes...” (Tiago 1:22).

            O verbo “conhecer” tanto no Hebraico (A.T.) como no Grego (N.T.) tem o sentido de “algo que se faz”.

            Vejamos João 3:21. A nossa fé cresce à medida que praticamos a pouca fé que temos!





Pedidos de oração:

1 – Ações de Graça: Pelos 12 batismos e Ceia do Senhor, no domingo passado. Pelos 3 batismos em Patacas. Pelo livramento do Ricardo (da Simone), de um acidente de carro; Pelo Evangelismo e Culto na casa do casal Geraldo e Bibi, em Taquara; Pela programação da Mocidade no sábado: armadilha digital. Pela melhora do Gheber. 2 – PELA PENSÃO DA LENA; Pela mãe da Claudiana: tratamento de câncer. Pelos irmãos que fazem Evangelismo no sábado à tarde: perseverança e frutos; Pelo Projeto de Pára-raios (orçamentos), e do SANEAR. Pelo irmão Xavier: por seu retorno.. Pela chamada do Concurso de Delegado: Alexandre Paulo. Pela Revista das Noivas: Ligy. Pelo encontro de Namorados, e de Casais (sábado). 3 – PELA GRAVIDEZ DA JOANA DARC; da ERIEDNA, da RAQUEL, da JULIANA; da KATIÚCIA; e da PAULINHA. Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André e o Igor (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pela avó da Mônica (Dona Luanir): cirurgia da perna; Por seu Osvaldo, pai do Rodolfo: por sua salvação. Por Ana Célia Rocha (irmã da Sandra): Cirurgia de extração de cistos; Pela saúde da irmã Socorro (Walbens); Pelo Reginaldo (parente da Neide): internado na César Cals: complicações renais (conversão). 4 –TOM – Oremos Pelo Mosab Hassan Yousef e por todos que com coragem, em toda parte do mundo, testemunham sua fé e a Verdade da Palavra de Deus: Vi uma entrevista corajosa dele, em que responde aos muçulmanos que querem construir uma mesquita de 13 milhões de dólares no Marco Zero: Isso é um insulto às famílias, construam hospitais para o seu povo pobre, e permitam construir uma igreja cristã em Meca. 2 ) Pela venda da casa do Alexandre Aquino, por seus planos missionários e pelo Robertinho, agora em testes em Porto Feliz – SP, no Desportivo Brasil. 5 – PELA CONVERSÃO DOS MARIDOS DAS IRMÃS: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Lene (Luciano); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Pelo filho da irmã Valdeci: Yarley: drogas. Pela família do François, pela preparação deles em 2011 (farão o CTBPL à distância com o Pr. Nogueira). Pela Simone: cirurgia de cistos.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330