Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Teologia Prática – Parte III



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2011-04-19

Teologia Prática – Parte III

Mateus 26:41


Pr. José Nogueira


“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade,

o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

Mateus 26:41

Já vimos que podemos fazer QUATRO coisas:

            1 - Precisamos reconhecer a nossa necessidade de ajuda quando entrarmos em tentação. Não podemos confiar em nossa força para vencer a tentação.

            2 – Precisamos orar: "não nos deixes cair em tentação" (Mateus 6:13) e nos diz: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação". Jesus manda que oremos pedindo –Lhe para nos guardar da tentação.

            3 - Seguir o exemplo de Jesus (João 17:15), e orar  pelos outros também! Fortalecermo-nos mutuamente.

            4 - Precisamos aprender a falar, freqüentemente, com nós mesmos e lembrar das promessas de socorro do SENHOR, como em  Judas, versículos 20 a 25.

 

Se procedermos fielmente dessa maneira, estaremos constantemente nos entregando aos cuidados de Deus. Nada faremos e nada realizaremos sem, antes, buscar Sua vontade. Tais atitudes nos darão três grandes bênçãos:

Primeira

 

Se praticarmos esses ensinos, receberemos a graça de Deus, Ele que promete ajudar os fracos.

Segunda

 

Manter um espírito de oração dessa natureza faz parte dos meios que Deus utiliza para nos preservar. Se estivermos cientes de nossa necessidade e olhando para Deus para que Ele nos supra os recursos necessários, seremos cuidadosos na aplicação, a nós mesmos, dos meios que Deus tem apontado para nossa preservação.

Terceira

 

Deus nos preservará! Se confiarmos na promessa de Deus e orarmos pela preservação:

            1) Deus nos guardará de cairmos na tentação ou nos dará um meio de escape (1 Coríntios 10:11-13):

“Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.

Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.

            2) Deus prometeu que nos guardará em todos os nossos caminhos (Salmo 91:11):

“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.”

            3) Deus nos guiará em Seus caminhos (Salmo 32:8-9):

“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir;

guiar-te-ei com os meus olhos.

Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.”

             4 ) Deus nos livrará do maligno (Romanos 16:19-20):

“Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal.

E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.”

            Precisamos depender de Deus continuamente, confiando em Suas promessas de Deus, pois sabemos que Ele é fiel – Josué 21:45 e 23:14.

“Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor falou à casa de Israel; tudo se cumpriu.

E eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós bem sabeis,

 com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma,

que nem uma só palavra falhou de todas as boas coisas

que falou de vós o Senhor vosso Deus;

todas vos sobrevieram, nenhuma delas falhou”.

 

Amém!





Pedidos de oração:

1 – Ações de Graça: Pela Celebração dos 15 anos da Tainan; Pela filha do irmão Eurides que está vindo à Igreja; Pelos estudos sobre as Versões da Bíblia e pelas mensagens sobre as Profecias Bíblicas; Pela venda da casa do Alexandre Aquino; Pela melhora da Eloah. Pela viagem missionária ao Assentamento Raposa. Pelo parto da Katyúcia (do Neto). Pela decisão do Reginaldo (parente da Neide) que tem problemas de rins. 2 – PELA PENSÃO DA LENA; Pela mãe da Claudiana: tratamento de câncer, e por sua conversão. Pelos irmãos que fazem Evangelismo no sábado à tarde: perseverança e frutos; Pelo Projeto de Pára-raios (orçamentos), e do SANEAR. Pelo conserto das calhas da Massada. Pela Cantata e o Culto da Ressurreição: domingo, às 7 horas; Pela chamada do Concurso de Delegado: Alexandre Paulo. Pelo pai do Assis (Eliseu): Cirurgia de Ponte de Safena. 3 – PELA GRAVIDEZ DA JOANA DARC; da ERIEDNA, da RAQUEL, da JULIANA; e da PAULINHA. Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André e o Igor (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pela avó da Mônica (Dona Luanir): cirurgia da perna; Por Ana Célia (irmã da Sandra): Cirurgia de extração de cistos; Pela saúde da irmã Socorro (Walbens); Pelo irmão Cláudio: cirurgia na próstata; Pelo Jaime: pequena cirurgia de lipoma nas costas. 4 –TOM – Pelo Pr. Yousef Nadarkhani: 1) Oremos para que o Tribunal Supremo do Irã anulea sentença de morte de Pr. Yousef Nadarkhani e que o liberte da prisão (Ele se tornou cristão aos 19 anos, é membro do ministério da Igreja do Irã e pastor de uma congregação de quase 400 pessoas na cidade de Rasht). Oremos pela Campanha Internacional para os Direitos Humanos no Irã; Também oremos para que o Judiciário liberte outro pastor , Behrouz Sadegh-Khanjani, na mesma situação de Nadarkhani. 2 ) Pelos planos missionários do irmão Aquino, e pelo Robertinho, agora em testes Sta. Catarina, no Figueirense. 5 – PELA CONVERSÃO DOS MARIDOS DAS IRMÃS: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Lene (Luciano); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Pelo filho da Valdeci: Yarley: drogas. Pela Simone: cirurgia de cistos.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330