Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Teologia Prática - Parte VI



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2011-05-17

Teologia Prática - Parte VI

Isaías 28:15-20


Pr. José Nogueira


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

KOINONIA – 17 de maio de 2011

TEOLOGIA PRÁTICA - PARTE VI –

COMO AS PROMESSAS DE JESUS SE TORNAM REAIS

 

I - O Mundo em Fuga – Isaías 28:15-20

            Na profecia-exortação de Deus para os rebeldes de Israel, há praticamente o retrato do mundo, de todas as épocas, numa tentativa vã e infeliz de querer viver sem Deus. Senão, vejamos cinco de seus elementos: 

1 – Inútil esperança depositada em mentiras – vs. 15

            “Porquanto dizeis: Fizemos aliança com a morte, e com o inferno fizemos acordo; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio, e debaixo da falsidade nos escondemos.”

2 – Desprezo ignorante pela solução a longo prazo que Deus mesmo providenciou – vs. 16

            “Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.”  

3 – Vã segurança em promessas falsas – vs. 17 e 18

            “E regrarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo. 

            E a vossa aliança com a morte se anulará; e o vosso acordo com o inferno não subsistirá; e, quando o dilúvio do açoite passar, então sereis por ele pisados.” 

4 – De contínuo são abalados por males que tentaram evitar, procurando não pensar e fugir – vs. 19

            “Desde que comece a passar, vos arrebatará, porque manhã após manhã passará, de dia e de noite; e será que somente o ouvir tal notícia causará grande turbação.”  

5 – Desconforto perene, a busca insaciável depara-se sempre na falta, diante do vazio e na tentativa insana de compensação que não preenche nunca – vs. 20

            “Porque a cama será tão curta que ninguém se poderá estender nela; e o cobertor tão estreito que ninguém se poderá cobrir com ele.”

II – Onde Entram as Promessas de Jesus?

 

João 4:13-14 e 7:37-38

“Jesus respondeu, e disse-lhe:

Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; 

 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede,

porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água

que salte para a vida eterna.”

1 – Jesus está Vivo e Presente – Apocalipse 1:17-18

            “E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; 

            E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” 

            Ao dizer aos Seus discípulos: “Eis que estou convosco todos os dias... ” (Mateus 28:20), Ele fez a maior declaração de Sua presença (invisível, mas real). Ninguém mais pode dizer e cumprir isso (nem anjos, nem o Diabo, nem quem quer que seja). É exatamente isso que Jesus é: vivo, real e presente! Pois Ele é Deus (João 1:1).

2 – Jesus é Poderoso – João 11:45-47

            “Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele. 

            Mas alguns deles foram ter com os fariseus, e disseram-lhes o que Jesus tinha feito. 

            Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam: Que faremos? porquanto este homem faz muitos sinais.” 

            O apóstolo João disse que é impossível catalogar os poderosos feitos de Jesus (João 20:30-31 e 21:24-25). Ele está sobre as doenças, sobre os fortes poderes da natureza (Mateus 8:27) e até sobre a morte! 

3 – Jesus é Bom – João 10:11 e 14

            “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas...

            Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.”

            Ele tem cuidado dos Seus, nos conhece e tem um infinito amor, ao ponto de morrer por nós!





Pedidos de oração:

1 – Ações de Graça: Pelas Celebrações dos 63 anos de Israel: Mocidade, EBD e Culto Vespertino. Pela recuperação do Bonifácio, depois de complicações nos exames; Pela cirurgia da Simone e por sua recuperação. Pelo SANEAR (caixa e tubulação). Louvar a Deus pelo passeio das mães, no sábado. 2 – PELA PENSÃO DA LENA; Pela mãe da Claudiana: tratamento de câncer e conversão. Pela EBEC e os retiros (Paula e Lívio Rafael). Pelo Projeto de Pára-raios (orçamentos). Pelo conserto das calhas da Massada. Pela chamada do Concurso de Delegado: Alexandre Paulo. Pela viagem do Alexandre Paulo e Ligy para a Europa, na sexta-feira. Pela conclusão da Massada (10 itens). 3 – PELA GRAVIDEZ DA ERIEDNA, RAQUEL, JULIANA; PAULINHA; e da BIDÔ. Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André e o Igor (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pela Dona Luanir: cirurgia da perna; Por Ana Célia (irmã da Sandra): Cirurgia de extração de cistos; Pela saúde da irmã Socorro (Walbens); Pelo irmão Cláudio: cirurgia na próstata; Pelo Ministério dos Surdos. Pelo forro termo-acústico da Massada. 4 –TOM – Três Motivos muito Especiais: 1 – Vamos continuar orando pelo Pr. Yousef Nadarkhani: Que o nosso irmão encontre coragem e confiança no Senhor (a demora da execução é uma estratégia para que ele volte atrás e renuncie a Jesus). 2 – Oremos pela Rosinha Johnson, que está na Indonésia – Ela dá aulas de inglês lá (faixa etária de 3 a 13 anos), e numa classe de EBD, numa pequena igreja: recentemente uma jovem se converteu (muçulmana). 3 – Oremos por Israel: Oremos pelo Roberto e família (Portugal); pela recente crise em Israel: palestinos da Síria e Líbano tentaram invadir as fronteiras de Israel (morte de 15 pessoas). Os protestos no dia da Nakba foram apoiados pela Síria desviar a atenção do seu conflito interno. 5 – PELA CONVERSÃO DOS MARIDOS DAS IRMÃS: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Lene (Luciano); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Pelo filho da Valdeci: Yarley: drogas. Pelo tratamento de fisioterapia dos joelhos da Mayara: que não precise de cirurgia.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330