Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Especial: Deus é Bom



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2011-05-31

Especial: Deus é Bom

Salmo 107:1,8,15,21,31 e 43


Pr. José Nogueira


ESPECIAL: DEUS É BOM – SALMO 107:1, 8, 15, 21, 31 e 43

Hilux do acidente, na oficina para avaliação da Seguradora: talvez perda total

A bondade de Deus é vista em toda a Bíblia, dos Seus Decretos, passando pela Criação, Preservação até a Consumação de todas as coisas. Deus é bom e bondoso.

            Era este sentimento que dominava o coração do salmista ao compor o Salmo 107:

            Louvai ao SENHOR, porque Ele é bom, porque a Sua benignidade dura para sempre. (Vs. 1)

            Louvem ao SENHOR pela Sua bondade, e pelas Suas maravilhas para com os filhos dos homens. (Vs. 8, 15, 21 e 31)

            Quem é sábio observará estas coisas, e eles compreenderão as benignidades do SENHOR.” (Vs. 43).

 

            Assim, temos grande alegria quando vivenciamos esta bondade do SENHOR, experimentamos Seu poder protetor, sentimos que Ele cuida de nós.

            E foi isto que vimos no acidente de sábado – dia 29.

            Vamos relembrar algumas coisas e tirar lições dos acontecimentos:

 

            1 – Viajávamos com um propósito de fazer a obra de Deus. Íamos para Várzea Alegre: Posse do Pr. Victor Bruno à frente da I Igreja Batista Regular de Várzea Alegre - Ceará.  O Pr. José Nogueira ia pregar na posse, sábado à noite,  e mais duas vezes no domingo.

            2 – Saímos cedo (por volta das 6 horas), com tempo de sobra, portanto não estávamos correndo demais. Normalmente, iríamos chegar por volta das 13 horas.

            3 – Oramos antes da viagem, consagrando nosso intento nas mãos de Deus, por Sua vontade.

            4 – Nosso carro desgovernou numa pista com piçarra, ao desviar de um buraco, atravessamos a pista, capotamos várias vezes e caímos num barranco de uns dois metros.  Felizmente, como a pista estava sendo restaurada, não havia cercas ao lado do barranco, e paramos de virar a uns três metros antes de onde estavam os trabalhadores.

            5 – Não havia nenhum outro veículo vindo na direção contrária à nossa, nem veículos à nossa frente, nem atrás de nós.

            6 – A Hilux terminou de capotar a um metro de um trator de esteira que trabalhava fora da pista, abaixo do barranco– se tivéssemos dado mais uma capotata, bateríamos fatalmente naquele tanque de ferro.

            7 – Como a pista estava sendo consertada, havia muitas pessoas para prestar socorro, e guardaram nossas bagagens.

            8 – Não houve ferimentos sérios em nenhum de nós, não tivemos nenhum osso quebrado, ou corte. Não houve nenhum ferimento no Pr. José Nogueira e na Elsa Mita. E os machucados da Margarida (hematomas) foram superficiais.

             9 – Optamos por voltar para Fortaleza, pois havia pastores para substituir o Pr. José Nogueira nas solenidades. E, em Fortaleza, queríamos fazer exames mais completos na Margarida, como fizemos, e revelaram que não houve problemas.

Dona Margarida, descansando numa boa rede, sendo visitada pelos irmãos em Cristo: Cadete, Herbênia e Mariana, no sábado à noite.

 

            10 – Às vezes, Deus impede algum bom intento nosso – Atos 16:6-10. Paulo queria ir para Bitínia, mas Deus não queria que ele fosse, por isso o impediu:

                        6 E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. 

                        7 E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. 

                        8 E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. 

                        9 E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. 

                        10 E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho. 

            11 – Nessas ocasiões a perda é apenas material – Atos 27:21-25 (ver os versos 9-11). São lições de Deus, para nos guiar em Sua vontade, não é disciplina.

                        21 E, havendo já muito que não se comia, então Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Fora, na verdade, razoável, ó senhores, ter-me ouvido a mim e não partir de Creta, e assim evitariam este incômodo e esta perda. 

                        22 Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio. 

                        23 Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, 

                        24 Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo. 

                        25 Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito. 

            12 – Devemos saber o propósito de Deus – Romanos 8:28

                        “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito”. 

            13 – Somos gratos a Deus e aos irmãos – Salmo 133.

                        1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. 

                        2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.  

                     3 Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.





Pedidos de oração:

1 – Ações de Graça: Pelo livramento do SENHOR Deus no acidente envolvendo o Pr. José Nogueira, a Margarida e a Elsa. Agradecer pelos pastores que substituiram o Pr. José Nogueira na posse do Pr. Victor Bruno. Pela proteção de Deus na queda da escada da Claudiana e Mariana. Pela chegada em paz da Ligy e Alexandre Paulo, da Europa. Pela conversão da Tea (da Congregação do Barroso, em Paracuru): ex-alcoólatra. 2 – PELA PENSÃO DA LENA; Pela mãe da Claudiana: tratamento de câncer e conversão. Pela EBEC e os retiros (Paula e Lívio Rafael). Pela chamada do Concurso de Delegado: Alexandre Paulo. Pela conclusão da Massada (10 itens). Pelo Encontro dos Amigos de Sião, em 23/06: que consigamos definir o local, convites e programação Pelo Chá de Baby da Eriedna: sábado, às 17 horas. 3 – PELA GRAVIDEZ DA ERIEDNA, RAQUEL, JULIANA; PAULINHA; e da BIDÔGA. Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André e o Igor (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pela Dona Luanir: cirurgia da perna; Pela saúde da irmã Socorro (Walbens); Pelo irmão Cláudio: cirurgia na próstata; Pelo Ministério dos Surdos. Pelo forro termo-acústico da Massada. Pela Eunice (irmã da Margarida): retorno do câncer e tratamento. 4 –TOM – Três Motivos muito Especiais: 1 – Vamos continuar orando pelo Pr. Yousef Nadarkhani: Que o nosso irmão encontre coragem e confiança no Senhor , e por sua família e igreja (últimas notícias de março: a pérpetua de sua esposa foi revogada). 2 – Oremos pela Rosinha Johnson, que está na Indonésia – Ela dá aulas de inglês lá (faixa etária de 3 a 13 anos), e numa classe de EBD, numa pequena igreja. 3 – Oremos por Israel: Oremos pelo Roberto e família (Portugal). Com a aproximação da data da Guerra dos Seis Dias (5 a 10 de junho de 1967), prevê-se novas tentativas de provocar conflitos, também devido o novo Egito violar os acordos de paz e abrir as fronteiras de Gaza. 5 – PELA CONVERSÃO DOS MARIDOS DAS IRMÃS: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Lene (Luciano); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Pelo filho da Valdeci: Yarley: drogas. Pelo tratamento de fisioterapia dos joelhos da Mayara: que não precise de cirurgia.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330