Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A Eleição Incondicional



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2011-07-21

A Eleição Incondicional

Efésios 1:3-12


Seminarista Assis Nogueira


Arminianismo:

A base da escolha de um indivíduo para a salvação está na presciência de Deus:

Deus escolheu para a salvação os que ele previu que creriam nele (eleição condicional)

Creio que a eleição quer dizer, em segundo lugar, a designação divina de alguns homens para a felicidade eterna. Creio porém que esta eleição é condicional, tanto quanto o é a reprovação, que lhe é oposta. [...] Mas em eleição incondicional não posso crer [...]. Deus, desde a fundação do mundo, previu todos quantos iam crer ou os que não iam crer. De acordo com essa presciência escolheu ou elegeu todos os crentes obedientes, como tais, para a salvação, e recusou ou reprovou todos os incrédulos desobedientes[...] (João Wesley)

Calvinismo:

A base da escolha de um indivíduo para a salvação está na soberania de Deus:

Deus escolheu antes da fundação do mundo aqueles sobre os quais ele desejou exercer a sua graça salvadora (eleição incondicional)

Eleição é um ato de Deus, antes da criação, no qual ele escolhe algumas pessoas para serem salvas, não por causa de algum mérito antevisto delas, mas somente por causa de sua suprema boa vontade (Grudem)21/07/2011

A LUTA NA HISTÓRIA

(extraído de Sproul, 2002)

VISÃO “REFORMADA”

Agostinho

Tomás de Aquino

Martinho Lutero

João Calvino

Jonathan Edwards

 

VISÕES OPONENTES

Pelágio

Armínio

Filipe Melanchton

João Wesley

Charles Finey

ESCLARECENDO PONTOS IMPORTANTES:

(i) A Depravação Total do homem o desqualifica para buscar qualquer bem espiritual.

(ii) Deus não é injusto por escolher a uns e preterir a outros:

Todos os homens pecaram em Adão, estão debaixo da maldição de Deus e são condenados à morte eterna. Por isso, ninguém teria sido injustiçado se ele tivesse resolvido deixar toda a raça humana no pecado e sob a maldição [...] (cf. Sínodo de Dort, artigo I).

(iii) A Eleição Incondicional é uma expressão do atributo de Deus chamado soberania:

A eleição não depende de modo algum da fé ou das boas obras humanas previstas, como ensinam os arminianos, mas exclusivamente do soberano beneplácito de Deus, que é também o originador da fé e das obras, Rm 9.11; At 13.48; 2 Tm 1.9; 1 Pe 1.2. (Berkof)

(iv) Romanos 8.29; 11.2 (cf. 1Pe 1.2 e 1.20)

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

“dantes conheceu”: proginosko (pro + ginosko)

Não significa nem dá a entender que Deus viu um ato de fé que aconteceria pela vontade de alguém

Conhecer (proginoskoou ginosko)pode significar afeição amorosa, relacionamento amoroso:

Mateus 1.25: E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

Isto implica em conhecimento prévio (presciência) de pessoas e não de atos de fé que elas venham a praticar: “os que dantes conheceu”

Deus já estava completamente ligado em amor aos que ele pela sua soberana vontade decidiu salvar.

Esta interpretação do significado de proginosko é ratificada pelo contexto e pelo outro uso paulino na mesma carta:

Pouco depois, em Rm 11.2, Paulo usa a mesma expressão (proginosko) para se referir ao exercício do amor de Deus em relação a Israel. Aqui está em foco a eleição de Israel baseada na afeição de Deus e não em algo que os judeus tivessem realizado:

 Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu.[...]

Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí. (Jr 31.3)

 

BASE BÍBLICA PARA A DOUTRINA DA ELEIÇÃO INCONDICIONAL

O Plano de Deus para a Salvação do Homem – Efésios 1.3-12:

O Pai como o planejador da salvação: 1.3-6

A Eleição está inserida no plano eterno da salvação.

a) O autor da eleição: Deus (v.4,5,11)

b) O tempo da eleição: antes da fundação do mundo (v.4)

Em Cristo: a bênção da eleição é oriunda da graça de Deus e não do mérito próprio

E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. (Atos 13.48)

Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. (1Ts 1.4-5)

Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; (2Ts 2.13)

Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; (2Tm 1.9)

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. (1Pe 1.2)

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; (1Pe 2.9)

Nossa atitude:

Humilhação – A escolha é incondicional! Humilhe-se perante Deus!

Gratidão – Agradeça!

Adoração – Adore!





Pedidos de oração:

1-Ações de Graça: Agradeçamos ao SENHOR pelas conferências do Pr. José Nogueira, na I Igreja Batista Regular de Crato, por ocasião do anivversário de 63 anos daquela igreja. 2-Louvemos ao SENHOR pelo Chá de Fraldas do Cauã (Raquel e Jorge), e pela programção de ações de graça pelo aniversário de 1 ano do Rodrigo (Sandra e Rosilton). 3-Oremos pelo parto da Eriedna, marcado para o dia 22 (sexta-feira); Pela Escola Bíblica de Jovens (EBJ-2011), com o Tema: Depressão, Opressão e Possessão; oremos pelos preletores, pelos jovens e membros da igreja, pelos visitantes, pelo grupo de louvor e por toda a equipe da Mocidade que está trabalhando nessa EBJ. 4-Oremos pelo Encontro dos Amigos de Sião, no dia 19/08, com o Pr. Reinhold Federolf (5 Razões Por Que Amamos Israel); e pelo Encontro dos Amigos de Sião, de setembro (no dia 07/09), quando o Dr. Ben Abraham, um dos últimos sobreviventes do Holocausto, contará de sua hist ória nos Campos de Concentração Nazistas. 5-Oremos pelo QUEM AMA ESPERA, no próximo domingo à noite (dia 24). 6-Oremos pelo Sr. Zé Maria (esposo da Dona Eliete e pai do Heraldo), que está se restabelecendo de uma grave hemorragia.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330