Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A Doutrina da Salvação (1)



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2011-08-02

A Doutrina da Salvação (1)

Efésios 1:3-14


Pr. José Nogueira


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

KOINONIA – 02/AGOSTO/2011

A DOUTRINA DA SALVAÇÃO (1)

A Trindade na Salvação – Efésios 1:3-14

A salvação às vezes é vista pelos próprios crentes como um ato apressado de Deus para salvar o homem do Inferno e levá-lo para o Céu. É entendida apenas como um passaporte oferecido, e quem pegar embarcará para a Eternidade Celestial, escapando da eternidade infernal.         

            A Bíblia Sagrada assegura realmente que, na salvação, está incluído o livramento do Juízo (Hebreus 9:27-28; Atos 17:31 e João 5:24). Mas que, além disso, garante desfrutar da glória de Deus aqui, agora e para sempre (1 Pedro 1:7-16).

            Vejamos a obra da Trindade na salvação do homem:

I – UMA DÁDIVA LEGADA PELO PAI – Efésios 1:3-6

3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

6 Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,

            Deus nos escolheu e nos fez depositários de toda sorte de bênçãos celestiais. A salvação é um ato eterno de Deus, com propósitos eternos que incluem nossa rápida passagem por aqui, e com altíssimos privilégios (sermos filhos de Deus por adoção), com grandes responsabilidades (santos e irrepreensíveis), e com elevada finalidade: para sermos para o louvor de Sua glória!

É por isso que Efésios 2:6-7 chama os salvos de “troféus” de Deus!

II – UMA DÁDIVA CONQUISTADA PELO FILHO – Efésios 1:7-12

7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,

8 Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;

9 Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,

10 De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;

11 Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;

12 Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;

           Morrendo na cruz, derramando Seu sangue remidor (Hebreus 9:22) e ressuscitando dentre os mortos (1 Pedro 1:3-4), Jesus providenciou o perdão dos pecados, a compreensão do Seu maravilhoso plano e a participação integral de Seu propósito para conosco (Hebreus 9:15). Somos, portanto, co-herdeiros com Cristo – Romanos 8:17 e Efésios 3:6.

III – UMA DÁDIVA ASSEGURADA PELO ESPÍRITO SANTO – Efésios  1:13-14

13 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;

14 O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.

            Quando recebemos a Jesus como SENHOR e SALVADOR (João 1:12), somos selados pelo Espirito Santo, isto é, Ele vem habitar em nós, guardando-nos como tutor a permanência e o alegria da herança, até o dia em que seremos levados a tomar posse dela (Gálatas 4:1-7; Romanos 8:9-11).

            Com o conhecimento bíblico, temos a certeza que a salvação é ato do Deus Triúno, cheio de amor, para nos levar a morar com Ele por toda a erenidade, mas também somos libertos para servi-lO, num plano de vida sublime e superior aos homens perdidos.

            Ele nos põe agora nos lugares celestiais (Ef 2:6), onde Cristo está (Cl 3:1-4 e 24). Assim demos-Lhe glória – 1 João 5:5-13:

5 Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 

6 Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. 

7 Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. 

8 E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num. 

9 Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. 

10 Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. 

11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 

12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 

13 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.





Pedidos de oração:

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330