Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

O que Deus Espera de Você – Parte I



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2011-09-20

O que Deus Espera de Você – Parte I

Provérbios 29:18


Pr. José Nogueira


            Uma das primeiras verdades que um bom crente fundamentalista aprende é que primeiro precisamos aprender para depois fazer.

            Por isso, ensinamos tanto, pois estamos seguindo os passos de Jesus:

Mateus 28:19-20

 

19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

 

Atos 9:1-6,

 

1 E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.

2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

 

e Atos 20:24-27.

 

24 Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

25 E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.

26 Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos.

27 Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.

 

            A palavra “profecia”, Provérbios 29:18, pode ser traduzida por revelação e visão, ou seja, um claro entendimento da vontade de Deus. Sem “ouvir” a voz de Deus o povo se corrompe.

            Segundo Oséias 4:6, por que o povo de Israel estava sendo destruído?

            Assim, ainda há muitos Aimaás, filhos de Zadoque, nas igrejas hoje em dia (2 Samuel 18:19-33).

19 Então disse Aimaás, filho de Zadoque: Deixa-me correr, e denunciarei ao rei que já o Senhor o vingou da mão de seus inimigos.

20 Mas Joabe lhe disse: Tu não serás hoje o portador de novas, porém outro dia as levarás; mas hoje não darás a nova, porque é morto o filho do rei.

21 E disse Joabe a Cusi: Vai tu, e dize ao rei o que viste. E Cusi se inclinou a Joabe, e correu.

22 E prosseguiu Aimaás, filho de Zadoque, e disse a Joabe: Seja o que for deixa-me também correr após Cusi. E disse Joabe: Para que agora correrias tu, meu filho, pois não tens mensagem conveniente?

23 Seja o que for, disse Aimaás, correrei. E Joabe lhe disse: Corre. E Aimaás correu pelo caminho da planície, e passou a Cusi.

24 E Davi estava assentado entre as duas portas; e a sentinela subiu ao terraço da porta junto ao muro; e levantou os olhos, e olhou, e eis que um homem corria só.

25 Gritou, pois, a sentinela, e o disse ao rei: Se vem só, há novas em sua boca. E vinha andando e chegando.

26 Então viu a sentinela outro homem que corria, e a sentinela gritou ao porteiro, e disse: Eis que lá vem outro homem correndo só. Então disse o rei: Também traz este novas.

27 Disse mais a sentinela: Vejo o correr do primeiro, que parece ser o correr de Aimaás, filho de Zadoque. Então disse o rei: Este é homem de bem, e virá com boas novas.

28 Gritou, pois, Aimaás, e disse ao rei: Paz. E inclinou-se ao rei com o rosto em terra, e disse: Bendito seja o Senhor, que entregou os homens que levantaram a mão contra o rei meu senhor.

29 Então disse o rei: Vai bem com o jovem, com Absalão? E disse Aimaás: Vi um grande alvoroço, quando Joabe mandou o servo do rei, e a mim teu servo; porém não sei o que era.

30 E disse o rei: Vira-te, e põe-te aqui. E virou-se, e parou.

31 E eis que vinha Cusi; e disse Cusi: Anunciar-se-á ao rei meu senhor que hoje o Senhor te vingou da mão de todos os que se levantaram contra ti.

32 Então disse o rei a Cusi: Vai bem com o jovem, com Absalão? E disse Cusi: Sejam como aquele jovem os inimigos do rei meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para mal

33 Então o rei se perturbou, e subiu à sala que estava por cima da porta, e chorou; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!

            Nós temos necessidade de estudar e refletir seriamente sobre o Plano de Deus, Seus métodos, Suas instruções, a fim de termos todo o temor necessário para nos coadunarmos com o que Ele revelou, e, assim, termos a visão correta de Sua vontade. Somente assim podemos e devemos orar: “Senhor, abre meus olhos para que eu veja o que Tu queres de mim!”

            Três coisas são imperativas para se conhecer o Deus da Palavra:

            1 – Conhecer a Palavra de Deus – Salmo 1.

1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha

5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos

6 Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá

Para isto é mister ler toda a Escritura. A nossa Leitura Bíblica Sistemática (a Bíblia toda em um ano é imprescindível). Haverá um conhecimento de toda a revelação de Deus, como quem lê um livro.

            2 – Meditar na Palavra de Deus – Salmo 119:27, 36, 54, 97-99.

 

27 Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim falarei das tuas maravilhas.

 

36 Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça.

 

54 Os teus estatutos têm sido os meus cânticos na casa da minha peregrinação.

 

97 Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia

98 Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.

99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.

            3 – Buscar em oração o SENHOR que prometeu em Sua Palavra revelar-Se aos que O buscam – Salmo 119:10, 12 e 18-20.

10 Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.

 

12 Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.

 

18 Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.

19 Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.

20 A minha alma está quebrantada de desejar os teus juízos em todo o tempo.





Pedidos de oração:

1 – Ações de Graça: Pela forma graciosa do SENHOR cuidar de tudo nas despedidas da mãe da Marlúcia. Pelo aniversário de um mês de Cauã, filho do Jorge e Raquel. Pelo parto da Juliana, nascimento do Jonathan e alegria do Giuvan. Pela conversão de domingo e agradecer e orar pelas consagrações. Pelas viagens do Pr. Reinoldo e Traudi e do Dr. Abraham e D. Miriam. Louvar a Deus pela volta do Roberto em paz e por orar por seus planos e preparativos. 2 – PELOS RETIROS DE NOSSA IGREJA: Retiro de Jovens (28 a 30 de outubro); Retiro do Ministério Dorcas (5 e 6 de novembro); e Retiro de Casais (25 a 27 de novembro). Pela mãe da Sandra (do Rosilton): por sua melhora e salvação. 3 – PELA MÃE DA CLAUDIANA: TRATAMENTO DE CÂNCER E CONVERSÃO. Pela chamada do Concurso de Delegado: Alexandre Paulo. Pela conclusão da Massada (10 itens). Pelo Pr. Nilson: pela cirurgia. Pela Eunice (irmã da Margarida): retorno do câncer e tratamento. Pelo irmão do Pr. Nogueira (Aquino): que espera resultados de exame e por seu tratamento. 4 – PELA GRAVIDEZ DA PAULINHA; Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pelo Ministério dos Surdos. Pelo forro termo-acústico da Massada. Pela família do Alexandre Aquino em Florianópolis. 5 – PELA CONVERSÃO DOS MARIDOS DAS IRMÃS: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Lene (Luciano); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Rita de Cássia (Bené); Pelo filho da Valdeci, Yarley: drogas.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330