Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

O que Deus Espera de Você – Parte VII



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2011-11-08

O que Deus Espera de Você – Parte VII

Isaías 6:1-8


Pr. José Nogueira


IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

Precisamos acima de tudo:

             1 – Conhecer a Palavra  – Salmo 1. 

            2 – Meditar na Palavra  – Salmo 119:27-36. 

            3 – Buscar em oração a Deus - Salmo 119:10-18.

           

            Então, 4 coisas acontecerão. Ele conhecerá: 1 – O Senhor. 2 – O Poder de Deus. 3 – As necessidades da obra do Senhor. 4 – E onde ele se encaixará na obra de Deus.

            Em Isaías 6:1-10,  o SENHOR revelou a Isaías:

            1– Sua Imanência – Vs. 1;   

“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo”.

            2– Sua Santidade – Vs. 2-3;

“Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. 

 

E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.”

            3– Seu Poder – Vs. 4;

“E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.”

            4– Sua Soberania – Vs. 5;

“...os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.”

            5– Seu Poder Purificador – Vs. 5-7;

“Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. 

 

Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 

 

E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.”

            6– Seu Plano Pessoal – Vs. 8-10.

“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. 

 

Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. 

 

Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado”.

 

            Então, precisamos conhecer a Deus.

            O Salmo 86 revela como Davi conhecia a Deus:

            1 Inclina, Senhor, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito. 

 

            2 Guarda a minha alma, pois sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia. 

 

            3 Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia. 

 

            4 Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, levanto a minha alma. 

 

            5 Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam. 

 

            6 Dá ouvidos, Senhor, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas. 

 

            7 No dia da minha angústia clamo a ti, porquanto me respondes. 

 

            8 Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas. 

 

            9 Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome. 

 

            10 Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus. 

 

            11 Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome. 

 

            12 Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre. 

 

            13 Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo. 

 

            14 Ó Deus, os soberbos se levantaram contra mim, e as assembléias dos tiranos procuraram a minha alma, e não te puseram perante os seus olhos. 

 

            15 Porém tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade. 

 

            16 Volta-te para mim, e tem misericórdia de

mim; dá a tua fortaleza ao teu servo, e salva ao filho da tua serva. 

 

            17 Mostra-me um sinal para bem, para que o vejam aqueles que me odeiam, e se confundam; porque tu, Senhor, me ajudaste e me consolaste.

 

            1º Deus é PESSOAL – Vs. 2;

Guarda a minha alma, pois sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia. 

            2º Deus é BOM – Vs. 5;

Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam. 

            3º Deus é PODEROSO – Vs. 10;     

Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus. 

            4º Deus é COMPASSIVO – Vs. 15.

Porém tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade.

 

            Conhecer a Deus se revela na prática da vida. Em Mateus 6:25-33,

 

25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

 

26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

 

27E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

 

28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

 

29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

 

30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

 

31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

 

32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

 

33Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

 Jesus ensinou aos Seus discípulos que eles não se PRÉ-ocupassem com o que iriam comer ou beber (vs. 25 e 31), ou o que iriam vestir (vs. 25 e 31), ou sobre o seu tamanho ou a duração da vida (vs. 27 e 34). Por quê? Por que o nosso Deus é pessoal (“vosso Pai” – vs. 26),  é bom (vs. 30), é poderoso (vs. 26 e 30), e Ele é compassivo (“bem sabe que necessitais...” – vs. 32).

 

            Vemos isso nos pontos comuns nas chamadas de Isaías (Isaías 6:1 a 10) e de Paulo (Atos 26:13 a 23).

 

Isaías 6:1-10

 

1No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.

 

2Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.

 

3E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

 

4E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.

 

5Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.

 

6Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;

 

7E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.

 

8Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

 

9Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.

 

10Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado.

 

Atos 26:13-23

 

13Ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo.

 

14E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.

 

15E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;

 

16Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda;

 

17Livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio,

 

18Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.

 

19Por isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.

 

20Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento.

 

21Por causa disto os judeus lançaram mão de mim no templo, e procuraram matar-me.

 

22Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer,

 

23Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios.

1 – Uma Visão de Deus – Is 6;1-3;

1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.

 

2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.

 

3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

com At 9:3-5.

 

3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

 

4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

 

5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

 

 

            Estamos numa época diferente

Hb 1:1-3

1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,

 

2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

 

3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

; 2;1-4

1 Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.

 

2 Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,

 

3 Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;

4 Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?

1 Pe 1:7-9

7 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;

8 Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;

9 Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.


 

e 2 Pe 2:1

1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

 

,mas a “visão de Deus é ainda mais clara pela Palavra de Deus – 2 Pe 1:2-4.

2 Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;

 

3 Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;

 

4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e

preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

Precisamos urgente e prioritariamente dessa “visão” – Pv 29:18.

18 Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.

2 – Um Conhecimento Progressivo de Deus – Is 6:8 (“depois disto”), 9 )”então” e 7:1 (“Sucedeu, pois, nos dias de Acaz...”); com At 9:6(“e lá te será dito o que convém fazer” – ver 26:16 e Sl 119:105.

            O conhecimento de Deus não é instantâneo (não é um fast-food). É fruto de maturidade, de perseverança e de uma contínua busca e prática. Deus é sábio e só Se revela no que podemos aprender, reter e viver (veja o 7/9 e 02/11).

            Mas, o que é reconhecer a Soberania de Deus?





Pedidos de oração:

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Pela Campanha do Dia dos Vivos (quarta e sábado), pelo trabalho e pelos frutos. Pelo Retiro do Ministério Dorcas: proteção de Deus, comunhão, edificação e eleição; Pela melhora do Gebher. Pelo nascimento da Agraciada pelo Deus Único (Ana Eloah), da Paulinha e Karlos (dia 07). 2 – PELAS PROGRAMAÇÕES ESPECIAIS: Pelo Encontro de Líderes (sábado) sobre a Bíblia, com o Pr. Thomas Gilmer. Oremos pela Celebração da Ceia (domingo); Pelo Encontro dos Amigos de Sião (terça) Pelo Retiro de Casais (25 a 27 de novembro). Pelas instalações dos para-raios na Massada e Palhoça. 3 – PELA MÃE DA CLAUDIANA: Tratamento de câncer e conversão. Pela cura do câncer do Pr. Nilson; Pela chamada do Concurso de Delegado: Alexandre Paulo. Pela Eunice (irmã da Guida): tratamento de câncer. Pelo Aquino, irmão do Pr. Nogueira; Pelo Ciro (da Florinda): emprego. Pelo tratamento de fonoaudiologia da irmã Graça Tabosa. Pela Dona Ilzanir (mãe do Marcus): recuperação da cirurgia nos olhos. Pela dieta e exercícios da irmã Catarina. 4 – PELA GRAVIDEZ DA JOELMA, LADYNHA, DIANA KARLA, KLÉIA e LÉIA; Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pela família do Alexandre Aquino em Floripa. Pela Silvana Amorim: agradecer pela melhora e orar por sua recuperação totoal; Pela Gizeuda (mãe da Eriedna): Depressão. Pelo Igor: recuperação do seu joelho. 5 – PELA CONVERSÃO DOS MARIDOS DAS IRMÃS: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Rita de Cássia (Bené); Pelo filho da Valdeci, Yarley: drogas. Orar pela salvação do irmão da Ila: Raimundo Balbino; e da mãe da Auristela: Dona Raimunda.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330