Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

O Deus da Providência – YaHWeH YiReH (1)



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2012-02-28

O Deus da Providência – YaHWeH YiReH (1)

Gênesis 22:1-19


Pr. José Nogueira


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Koinonia – 28 de fevereiro de 2012

O DEUS DA PROVIDÊNCIA – YaHWeH YiReH (1)

Pr. José Nogueira

Gênesis 22:1-19 – Repetir os Versos 8 e 14

1         E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. 

2           E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. 

3           Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. 

4           Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe. 

5           E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. 

6           E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos. 

7           Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? 

8           E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. 

9           E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. 

10         E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; 

11         Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. 

12         Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. 

13         Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. 

14         E chamou Abraão o nome daquele lugar: o SENHOR proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. 

15         Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus, 

16         E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, 

17         Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; 

18         E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz. 

19         Então Abraão tornou aos seus moços, e levantaram-se, e foram juntos para Berseba; e Abraão habitou em Berseba”.

 

 

O texto mostra o Deus da Provisão – o DEUS que PROVERÁ. Esse texto está repleto de versiculos paralelos, parece que Deus quer enfatizar e deixar indelével essa marca em nosso coração:

 

     O vs. 1, 7 e o 11 – Eis-me aqui! (Prontidão)

     O vs. 8 e o 14 – Deus proverá (Provisão)

     O vs. 2, 12 e o 16 – O teu único filho (Consagração)

     O vs. 11 e o 15 – Bradou do céu (Origem celestial)

 

O que significa crer no Deus da Providência? O sentido é que devo esperar que Deus vai agir (fé na intervenção de Deus).  Portanto, é a certeza de que Deus vai intervir. A convicção de que o SENHOR Deus vai providenciar tudo que eu realmente precisar.

 

A Bíblia registra que Abraão tinha cem anos ao nascer  Isaque ( Gn 21:5). E Isaque já tinha 20 anos, quando Deus, neste episódio, provou a fé de Abraão (então houve também prova da fé de Isaque: um jovem de 20 anos é bem mais rápido e muito mais forte do que um velho de 120 anos, como Abraão).

 

Mas, como se conhece o Deus da Providência?

 

Lendo a Bíblia, a gente sabe que EXISTE o Deus que provê na hora certa o que realmente necessitamos.  Assim, pelo estudo dedicado da Palavra de Deus, tomamos conhecimento de todas as informações acerca das provisões de Deus. Porém, só se conhece o DEUS DA PROVIDÊNCIA quando passamos pela necessidade, quando ficamos no olho do furacão... 

Porque quando tudo vai bem a gente tem a teoria, e é fácil recitar 1 Tessalonicenses 5:18 para os outros (“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”).

Mas, quando chega a nossa vez, é aí que vamos realmente revelar se cremos ou não na providência de Deus.

 

A fé no Deus da Providência está baseada na revelação da fidelidade de Deus:

 

Fiel em prover forças – 1 Coríntios 10:13

           

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”

Fiel em perdoar – 1 João 1:9 (Salmo 40:10-13)

                  “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”           

“10 Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.

           11 Não retires de mim, SENHOR, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.

           12 Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.

          13 Digna-te, SENHOR, livrar-me: SENHOR, apressa-te em meu auxílio.”

Fiel em preservar nossa fé – 1 Tessalonicenses 5:23-24

           

            23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

           24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.”

Fiel para preservar nossa comunhão – 1 Coríntios 1:8-9

           

            O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

            Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.”

Fiel para nos guardar do Maligno – 2 Tessalonicenses 3:3

 

            Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno.”

Fiel para Cumprir Suas promessas – Hebreus 10:23.

 

            Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”

            Você crê no Deus da Providência?

            Então oremos!

 





Pedidos de oração:

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Celebrando a Família 2012, pelas programações, consagrações e conversões. Pela reconciliação do Fredson e família: reconhecendo seu pecado em desrespeitar a liderança espiritual, quebrar a ordem da igreja e ofender ao Conselho da Igreja e a alguns irmãos. Agradecer pela reconciliação do sobrinho do Melo. Pela boa viagem do Rodolfo e Kelly para Belém, e pelo início das atividades no Palavra da Vida. Pela perseverança do Grupo de Evangelismo Pessoal. 2 – OREMOS PELOS PAGAMENTOS e colocação do forro da Massada: Pela campanha dos membros, das Notas e Cupons Fiscais, e pelos trabalhos e trabalhadores da empresa contratada. Pelo Mota: por sua decisão de renunciar ao Diaconato e pôr em ordem sua vida espiritual: oremos por sua amada família. Pelo Encontro dos namorados (17:30 horas) e de Casais (19 horas), no próximo sábado. Pelas lições da morte do Robinson Cavalcanti - ele era um pastor liberal e que foi assassinado, juntamente com sua esposa, por um filho adotivo. 3 – OREMOS PELAS NOVAS FAMÍLIAS: Rodolfo e Kelly, Josué e Mairla; E pelos casamentos que serão realizados neste ano: Renato e Vanessa, Iramilson e Priscila, Átila e Mariana, Janderson e Geritsa, Jailson e Márcia. Oremos pela família do Ailton (perda da mãe); Pela saúde da Ana Júlia (da Eriedna e Júlio César); Pelo Tiago, filho da D. Eliane: obesidade e problemas no joelho. Pela viagem a Israel (15/06). Pelo Pr. Youssef Nadharkany (no Irã): não se sabe se ele já foi ou não executado – oremos pela situação e por sua família. 4 – PELO PR. NILSON: Por sua cura e por nossa perseverança em oração. Pelo Neudo, da Márcia: permane em estado de coma. Pela mãe da Claudiana: seu tratamento de câncer e conversão. Pela chamada do Concurso de Delegado: Alexandre Paulo. Pela dieta e exercícios da irmã Catarina. Pelo tio do Iramilson (Airton – teve infarto); Pela Cleide: Problemas de coluna e nervos. Ligy: A confecção da Revista 1001 Noivas e pela programação de lançamento da revista. Oremos pelos batismos e a Ceia (próximo domingo pela manhã). 5 – PELA GRAVIDEZ DA JOELMA, LADYNHA, DIANA KARLA, LÉIA e PAULA. Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pela família do Alexandre Aquino em Floripa. Pela conversão dos maridos: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Rita de Cássia (Bené); Pelo filho da Valdeci, Yarley: problemas com drogas. Orar pela salvação do irmão da Ila: Raimundo Balbino. Pelo Régis – internado numa casa de recuperação.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330