Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

O Deus da Providência – YaHWeH YiReH (2)



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2012-03-06

O Deus da Providência – YaHWeH YiReH (2)

Gênesis 22:1-19


Pr. José Nogueira


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Koinonia – 06 de março de 2012

O DEUS DA PROVIDÊNCIA – YaHWeH YiReH (2)

Pr. José Nogueira

 

Nós já vimos em Gênesis 22:1-19 que este texto mostra o Deus da Provisão - DEUS PROVERÁ:

1 – Assim aprendemos o que significa crer no Deus da Providência: O sentido é que devo esperar que Deus vai agir (fé na intervenção de Deus). É a certeza de que Deus vai intervir. A convicção de que o SENHOR Deus vai providenciar tudo que eu realmente precisar.

2 – Observamos também que Isaque já tinha 20 anos, quando Deus provou a fé de Abraão (então houve também prova da fé de Isaque: um jovem de 20 anos é bem mais rápido e muito mais forte do que um velho de 120 anos, como Abraão).

3 – E, IMPORTANTÍSSIMO, aprendemos que, lendo a Bíblia, a gente sabe que existe o Deus que provê na hora certa o que realmente necessitamos.  Assim, tomamos conhecimento de todas as informações acerca das provisões de Deus. Porém, só conhecemos de verdade o DEUS DA PROVIDÊNCIA quando passamos pela necessidade, quando ficamos no olho do furacão...  Porque quando tudo vai bem a gente tem a teoria, e é fácil recitar 1 Tessalonicenses 5:18 para os outros, mas, quando chega a nossa vez, é aí que vamos revelar se cremos ou não na providência de Deus.

Temos em 2 Samuel 7 – que um é dos textos teológicos mais importantes da Bíblia (pois nele há a ALIANÇA DAVÍDICA), um outro tremendo exemplo do Deus da Provisão. Naquele momento, o SENHOR Deus prometeu INCONDICIONALMENTE uma descendência real (dinastia) a partir de Davi, que reinará para sempre em Israel (daí temos na Bíblia a promessa do MESSIAS de governar todo o mundo a partir de Israel - Salmos 89, 110 e 132, etc.).

Em 2 Samuel 7, temos uma promessa divina de dupla referência, em ambas se destacam a Providência de Deus:

Primeira Referência

Os versos 8 a 11 se referem a promessas feitas diretamente a Davi:

8          Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel. 

9          E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra. 

10        E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes, 

11        E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o Senhor te faz saber que te fará casa. 

Segunda Referência

Os versos 12 a 16 são promessas que se cumpririam na descendência de Davi:

12        Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. 

13        Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. 

14        Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens. 

15        Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. 

16        Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre. 

Algumas informações contidas nesta profecia são importantíssimas:

(1) Um filho natural (saído dele - de Davi) seria Rei de Israel (ele iria construir a Casa de Deus - a este Deus mesmo iria supervisionar sua vida (se ele andasse desordenado, o SENHOR, como Pai, iria discipliná-lo, mas não tiraria de sua descendência o Reino (como fez com Saul); esta promessa começa a se cumprir com Salomão (que nem sequer havia nascido, mas que o Deus da Providência iria prover).

(2) O SENHOR Deus introduz na promessa da Dinastia Davídica elementos de natureza eterna. Na promessa fica claro que começará com o descendente direto de Davi (Salomão):"então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino" - Vs. 12.

Mas, no verso 13, há a introdução do elemento eterno: "confirmarei o trono do seu reino para sempre".

Ou seja, de Salomão, descendente de Davi, viria no futuro um rei que será eterno. Observemos que o SENHOR Deus diz "CONFIRMAREI O TRONO..." O trono é a DINASTIA, a descendência real vinda de Davi, passando por seu filho Salomão. Este TRONO é que seria confirmado (estabelecido) PARA SEMPRE – nele é que viria (e veio!) o Messias - leia Hebreus 1:8 ("cetro" é o Rei).

Assim estabelece o versículo 16:

"Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre".

As três palavras (Tua Casa, Teu Reino, e Teu Trono) se cumprem em Jesus - Lucas 1:32-33:

32        Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; 

33        E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

Então, quando a promessa se refere a"o seu reino" (no verso 13) está falando acerca do descendente real perpétuo, cujo TRONO (governo, cetro) pertence ao MESSIAS, Jesus Cristo. Mais uma vez observemos que não diz 'confirmarei o seu reino (de Salomão) para sempre', mas diz expressamente: "CONFIRMAREI O TRONO... do seu reino..." (de Salomão). A confirmação é do Trono (o Trono de Davi - que se cumpre em Jesus).

Por isso a Bíblia chama, com justiça e correção, o Reino Messiânico de “o Trono de Davi”, e ao seu herdeiro eterno ela chama de FILHO DE DAVI, como o nosso velho irmão Bartimeu também chamou Jesus Cristo: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!”

Crer no Deus da Providência é reconfortante, pois enche-nos de PAZ saber e crer que Ele sempre está no controle de tudo.

"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto"

Isaías 55:6





Pedidos de oração:

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Pelos oito batismos (Jackson & Alessandra, Cadete & Herbênia, Janaina, Vera, Maurício e Rodrigo). Agradecer a Deus pelos discipuladores: Pr.José Nogueira, Ailton & Edislândia, Alexandre Aquino & Glau, Lena, Graça Tabosa, Petrus e Socorrinha. Pela Celebração da Ceia. Pelos Encontro Pastoral com os Namorados. Pelo Encontro de Casais. Pela perseverança do Régis. Pela cirurgia da Zoeília (catarata). Pela perseverança do Grupo de Evangelismo Pessoal. Pela melhora da Ana Júlia (da Eriedna e Júlio César). 2 – OREMOS PELOS PAGAMENTOS e colocação do forro da Massada: Pela campanha dos membros, das Notas, e pelos trabalhos. Pelo trabalho de colocação das lâmpadas. Pela viagem da equipe missionária ao Assentamento Raposa. Pelo Encontro Fundamentalista (dia 16) e Encontro dos Amigos de Sião (dia 19): Pr. José Infante. 3 – PELOS CASAMENTOS: Renato e Vanessa, Iramilson e Priscila, Átila e Mariana, Janderson e Geritsa, Jailson e Márcia. Pelo Tiago, filho da D. Eliane: obesidade e problemas no joelho. Pela viagem a Israel (15/06). Pelo Pr. Nadharkany (no Irã): por sua perseverança. Por Miamar (antiga Birmânia): diante da abertura turística que MILAGROSAMENTE a ditadura militar anticristã está promovendo, possa o povo de Deus conhecer e estudar como apoiar os crentes perseguidos de lá e pregar o Evangelho. 4 – PELO PR. NILSON: Por sua cura e por nossa perseverança em oração. Pelo Neudo, da Márcia: coma. Pela mãe da Claudiana: seu tratamento de câncer e conversão. Pela chamada do Concurso de Delegado: Alexandre Paulo. Pela dieta e exercícios da irmã Catarina. Pela Cleide: Problemas de coluna e nervos. Ligy: A confecção da Revista 1001 Noivas e lançamento. Pelo filho da Valdeci, Yarley: drogas. Orar pela salvação do irmão da Ila: Raimundo Balbino, e da mãe da Auristela: Dona Raimunda.Pela Mônica Loecy: Seu trabalho de conclusão de curso. O tema está quase decidido, pois quer que seja relevangte e uma bênção para outros acadêmicos. 5 – PELA GRAVIDEZ DA JOELMA, LADYNHA, DIANA KARLA, LÉIA e PAULA. Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pela família do Alexandre Aquino em Floripa. Pela conversão dos maridos: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Rita de Cássia (Bené).

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330