Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A Pureza da Igreja



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2004-10-10

A Pureza da Igreja

1 Coríntios 5:7-8


Pr. José Nogueira


I - O Propósito da disciplina é sempre restaurar tanto a igreja como o membro em pecado - 1 Coríntios 5:6 (um pouco de fermento leveda a massa toda).
II - Há, pelo menos, três tipos de Disciplina:
1 - A Disciplina Formativa (ensino da Palavra) - Atos 19:8-10
2 - A Disciplina Corretiva (aconselhamento) - 1 Timóteo 5:1
3 - A Disciplina Cirúrgica (exclusão) - Mateus 18:15-20.
III - A Culpa da Igreja:
1 - Falhamos no Ensino da Palavra de Deus - Colossences 1:28-29
2 - Falhamos no Discipulado: Por não sermos exemplares (Filipenses 4:8-9); Por não estimularmos e praticarmos a integração dos membros (Colossences 3:16); Por não agirmos com real interesse em restaurar os mancos (Ezequiel 34:1-5).
IV - A Culpa do membro que persiste no pecado - Apocalipse 2:5, 16, 21; 3:3, 19. Apesar da culpa coletiva e da culpa da liderança, Deus responsabiliza o crente, mostrando sua rebeldia e necessidade de arrependimento.
V - Princípios Bíblicos para a Disciplina Eclesiástica:
1 - Mateus 18:15-20 - Mostra os passos a serem seguidos pela igreja a fim de restaurar sua pureza e o membro em pecado.
2 - 1 Coríntios 5:1-13 - Mostra, através de um caso na igreja de Corinto, como proceder diante de pecados escandalosos e de pecadores impenitentes.
VI - Princípios da Restauração:
1 - 2 Coríntios 2:5-11 - Paulo ensinou a igreja de Corinto como proceder diante de um irmão que andava em pecado e que, depois de ter sido disciplinado pela igreja, se arrependeu.
2 - Tiago 5:19-20 -Tiago ensina acerca da importância e benefícios no trabalho de trazer de volta os desviados.
VII - O Exemplo de Jesus na Disciplina: Como Jesus tratou seu amado discípulo Pedro torna-se uma grande lição prática para nossas vidas. Lembremo-nos que é nosso compromisso como discípulos imitar a vida de Jesus - 1 Coríntios 11:1.
1 - Antes de Pedro cair, Jesus o advertiu: “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo” (Lucas 22:31). Eis o nosso dever de avisar aos nossos irmãos quanto aos perigos ou por estarem começando a enveredar-se por caminhos tortuosos.
2 - Jesus orou por Pedro: “Eu, porém, roguei por ti...”  (Lucas 22:32) Jesus aconselha, ora e diz a Pedro que está orando mesmo. Três coisas que precisamos fazer mais.
3 - A oração e o conselho de Jesus surtem efeito, pois Pedro, depois de pecar, arrepende-se: “Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje três vezes me negarás, antes de cantar o galo. Então Pedro, saindo dali, chorou amargamente” (Lucas 22:61-62). Que Deus dê a nós e aos nossos irmãos um coração tão sensível como o de Pedro.
4 - Jesus tratou de Pedro pessoalmente a fim de restaurá-lo: “Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas” (João 21:17).





Pedidos de oração:

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330