Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

As Lições do Vale de Elah



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2012-07-05

As Lições do Vale de Elah

1 Samuel 17:1-14


Pr. José Nogueira


IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

KOINONIA –3/7/12 – O VALE DE ELAH

 

O Riacho de Elah onde Davi apanhou as cinco pedras

 1 SAMUEL 17:1-14

1 E OS filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que está em Judá, e acamparam-se entre Socó e Azeca, no termo de Damim. 

2 Porém Saul e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale do carvalho, e ordenaram a batalha contra os filisteus. 

3 E os filisteus estavam num monte de um lado, e os israelitas estavam num monte do outro lado; e o vale estava entre eles. 

4 Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo. 

5 Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze. 

6 E trazia grevas de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros. 

7 E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro. 

8 E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. 

9 Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis. 

10 Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos. 

11 Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito. 

12 E Davi era filho de um homem efrateu, de Belém de Judá, cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos; e nos dias de Saul era este homem já velho e adiantado em idade entre os homens. 

13 Foram-se os três filhos mais velhos de Jessé, e seguiram a Saul à guerra; e eram os nomes de seus três filhos, que se foram à guerra, Eliabe, o primogênito, e o segundo Abinadabe, e o terceiro Sama. 

14 E Davi era o menor; e os três maiores seguiram a Saul. 

           

            O Vale de Elah (cujo sentido é “Deus é YaHWeH”), tem profundo significado espiritual, além dos outros sentidos: Fortaleza e Carvalho. No vale em que se proclamava que o único Deus é o Deus de Israel, um inimigo blasfemava e afrontava esse Deus, e ninguém havia que tivesse coragem e fé para fazer alguma coisa – vs. 45.

            Essa região permanece hoje quase intacta e pode-se ver os montes e o vale entre eles e imaginar a cena de mais de três mil anos atrás (ali perto há as cavernas de Adulão e o Vale de Aijalom – assuntos da próxima viagem)

 

Ao longe (45 km) a pequena Belém

\/

 

Filisteus                                 Vale de Elah                       Tropas de Saul

           

            Que lições para nós o Vale de Elah nos traz nessas vésperas do aniversário de 28 anos de nossa igreja?

 

1 – DEUS USA AS PESSOAS HUMILDES – VS. 11-14

11 Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito. 

12 E Davi era filho de um homem efrateu, de Belém de Judá, cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos; e nos dias de Saul era este homem já velho e adiantado em idade entre os homens. 

13 Foram-se os três filhos mais velhos de Jessé, e seguiram a Saul à guerra; e eram os nomes de seus três filhos, que se foram à guerra, Eliabe, o primogênito, e o segundo Abinadabe, e o terceiro Sama. 

14 E Davi era o menor; e os três maiores seguiram a Saul.” 

 

Leiamos 1 Coríntios 1:25-31:

25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. 

26 Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. 

27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 

28 E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; 

29 Para que nenhuma carne se glorie perante ele. 

30 Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 

31 Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.”

 

Estudemos a biografia de Gladys, a pequena grande missionária na China (www.cristoevida.com/artigos) e assistamos ao filme: A Morada da Sexta Felicidade.

 

2 – DEUS USA PESSOAS RESPONSÁVEIS NAS PEQUENAS COISAS – QUE SEJAM FIÉIS NO MÍNIMO – VS. 20 A 22.

20 Davi então se levantou de madrugada, pela manhã, e deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao lugar dos carros, quando já o exército saía em ordem de batalha, e a gritos chamavam à peleja. 

21 E os israelitas e filisteus se puseram em ordem, fileira contra fileira. 

22 E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem.”

 

3 – DEUS USA QUEM OUVE A SUA PALAVRA, QUEM PERSONALIZA E ENCARNA SEUS DESAFIOS – VS. 23

E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.”

 

4 – DEUS USA QUEM, MESMO PEQUENO, CRÊ NO SENHOR QUE É GRANDE, PODEROSO E JUSTO – VS. 32-37.

32 E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu. 

33 Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade. 

34 Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, 

35 Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. 

36 Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. 

37 Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.”





Pedidos de oração:

1 - AGRADECER A DEUS: Pela viagem do Pr. José Nogueira e do grupo a Israel; Agradecer pelo cuidado de Deus com a igreja, e pelos irmãos e irmãs que serviram tão bem na ausência do pastor. Louvar a Deus pelas Dorcas, Mocidade e EBEC – por tão importantes ministérios em nossa igreja. Pelas mensagens dos seminaristas, pelos que foram batizados e pela Celebração da Ceia. Louvemos a Deus pelos 40 primeiros irmãos da Campanha Sustentando os Braços de Moisés. 2 – ORAR PELO ANIVERSÁRIO: Pelos preletores, por seus tradutores, pelo grupo de louvor, pela decoração, pelos preparativos, pelos visitantes, que seja tudo edificante e evangelístico, e que em tudo o SENHOR seja engrandecido e exaltado. Orar pela viagem missionária da irmã Lúcia Oliveira – viajará para a região amazônica (Tabatinga-AM e Letícia-Colômbia), no dia 12/07, para conhecer a situação dos haitianos que emigraram para lá. Orar pelo Coral Cristo é vida, de nossa igreja, pelos ensaios e preparativos para o aniversário da igreja. Orar pelo Gebher (filhinho do Mota e Linda) por sua saúde, e pelo pai do Mota que levou uma queda e precisa de cuidados médicos. 3 – INTERCEDER: Pelo subtenente Bessa (que perdeu o filho num choque elétrico) e por toda a sua família. Oremos pela Eriedna e sua filhinha Ana Júlia – ambas com problemas de saúde. Agradecer pelo livramento da Nim – e continuarmos orando por ela e sua família. Pelos irmãos que ainda estão viajando: Lucy, Josiel, Mazé, Alexandre Paulo, Ligy, Elsa e Carmen. 4 – Oremos pela Campanha de Oração: Pais de Joelhos/Filhos de Pé, que iniciaremos domingo.OREMOS PELOS CASAMENTOS: Jailson e Márcia, Átila e Mariana, Renato e Vanessa, Iramilson e Priscila, Janderson e Geritsa. Oremos pelos Retiros: Jovens, Casais e Dorcas. Pela saúde da Rafaela, que responda aos tratamentos médicos. Pelo filho da Valdeci, Yarley: drogas. Pela saúde do irmão Claudio (pai do Claudinho), problemas na próstata. 5 – PELA GRAVIDEZ DA PAULA E DA LIAMARA. Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pelos filhos: André (da Lena) e Bruno (do Ripardo). Pela família do Aquino em Floripa. Pela conversão dos maridos: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Rita de Cássia (Bené).

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330