Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

O Valor da Luz



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2012-07-10

O Valor da Luz

Salmo 36:9


Pr. José Nogueira


IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

KOINONIA –10/7/12

 O VALOR DA LUZ – SALMO 36:9

“Porque em Ti está o manancial da vida; na Tua luz veremos a luz.”

“E disse Deus:Haja luz; e houve luz!” – Gênesis 1:3

Em Israel, o primeiro cumprimento do dia é “Boker Tov!” (Boa manhã!). A pessoa cumprimentada, então, responde: “Boker Or!” (“Uma manhã de luz para você”).

Interessante: Desejar um dia de luz para as pessoas!

Pensemos no valor e no sentido da luz nas Escrituras Sagradas. No cotidiano é fácil perceber sua importância. Por exemplo, nós temos um vitrô no centro de nossa Massada. Ele representa Israel – a Quarta  Dispensação: Da Promessa – Gn 12. Nele a gente vê o mapa de Israel (estilizado), com as 12 tribos, o Mar Morto e o da Galiléia, o Rio Jordão e o Mar  Mediterrâneo, e a Menorah do Templo. Ele é bem situado, grande, bonito e muito significativo. Porém, havia um problema: ficava mal iluminado e não realçava. Várias tentativas de fazê-lo resplandecer foram em vão. Mas, neste aniversário de 28 anos, o irmão Marcus liderou uma brava equipe para resolver isto. E, no SENHOR, eles conseguiram. O nosso vitrô central está radiante! A luz deu nova vida a ele.

É por isso que Deus fala tanto da luz e até se compara a ela, bem como também a liga com a salvação que Ele oferece aos homens nas trevas: João 1:1-12.

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.  

2 Ele estava no princípio com Deus.

3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

4Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.

7 Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.

8 Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.

9 Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.

10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.

11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

1 - É maravilhoso quando a Bíblia diz que a mulher em seu parto dar à luz um filho – Gênesis 3:16 e Mateus 1:21 – que maravilhosa bênção o SENHOR concedeu às mulheres: dar à luz filhos! Elas trazem VIDA a eles. Louvado seja Deus!

Gênesis 3:16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

Mateus 1:21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

A primeira luz da manhã no Monte Sinai – aqui o local onde Elias, depois de andar 40 dias, chegou no Monte de Deus – 1Reis 19:5-13

5 E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.

6 E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.

7 E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.

8 Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

9 E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?

10 E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.

11 E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto;

12 E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.

13 E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?

2 – Na luz de Deus (na salvação oferecida por Deus) é que os homens poderão entrar na luz (presença) eterna de Deus – Salmo 36:9.(“... na Tua luz veremos a luz.”).

3 – A perdição eterna é mostrada na Bíblia com ausência de luz (escuridão ou trevas), tanto para anjos como para homens  – 2 Pedro 2:4 e 7.

4 Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;

7 E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis

4 – A Bíblia é descrita como luz, pois ilumina os homens para o verdadeiro conhecimento de Deus – Salmo 119:105

Nun. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

5 – Cristo é a luz do mundo (única, suficiente e verdadeira) – Isaías 9:2; João 1:4; 8:12.

Isaías 9:2 O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.

João 1:4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

João 8:12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

6 – Deus chama os homens para despertarem das trevas e irem para a luz de Cristo – Efésios 5:14 (somos chamados para ser esses lanterninhas de Deus – Mateus 5:14)

Efésios 5:14 Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

Mateus 5:14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

7 – Em nossa Conversão, a luz resplandeceu em nós, mas quando nos encontrarmos com Jesus em Sua segunda vinda, seremos total e completamente iluminados, radiaremos alegria em nossos corações – Isaías 60:1 e 5. Maranatha!

1 Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti;

5 Então o verás, e serás iluminado, e o teu coração estremecerá e se alargará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas dos gentios virão a ti.





Pedidos de oração:

1 - AGRADECER A DEUS: Pela chegada dos que ainda estavam viajando: Lucy, Josiel, Ligy, Alex, Carmen, Elsa e Dona Mazé. Pelas Celebrações do Aniversário da Igreja; Pelo Coral Cristo é Vida; Pela chegada à luz da Lis (Paula e Lívio Rafael); Louvemos a Deus pelos 52 primeiros irmãos da Campanha Sustentando os Braços de Moisés. Pelas competições da EBEC. 2 – ORAR POR NOSSOS FILHOS: Pais de Joelhos - Filhos de Pé: Cauã (do Jorge e Raquel) – ecocardiograma na quarta-feira; Yuri (da Márcia): Continua preso, oremos pela liberdade física e espiritual (livramento do vício); Pelos adolescentes – que sejam firmes. Pela Semana de Filmes Edificantes. Pela Campanha de Oração; Pelo Régis (direção de Deus após sua cura do vício). Pelo Bruno da Marilene e o André da Lena. Pela saúde da Rafaela Simeão. Pelo Yarley: filho da irmã Valdecy – que luta contra as drogas. 3 – INTERCEDER: Pela família enlutada do subtenente Bessa (que Deus os console e os guie em Sua luz). Pela viagem de reconhecimento do Campo Missionário da irmã Lúcia Oliveira. Pelos Retiros de nossa igreja: Jovens (26 a 28/10); Casais (30/11 e 1 e 2/12); Dorcas:15 e 16/12). Pela cirurgia do irmão Cláudio (próstata). Pela saúde do Giuvan: problemas de hipertensão. Pelo planejamento da Campanha Evangelística de Massa: Dia dos Vivos – 02/11. 4 – OREMOS PELOS CASAMENTOS: Jailson e Márcia, Átila e Mariana, Renato e Vanessa, Iramilson e Priscila, Janderson e Geritsa. dicos. Pela saúde do irmão Claudio (pai do Claudinho), problemas na próstata. Pela cirurgia do Roberto Kedoshim (coração) – na quinta-feira. Pelo Paulo (funcionário do Bonifácio): acidente de moto e fratura exposta no braço, precisando de cirurgia. 5 – PELA GRAVIDEZ DA LIAMARA, DA RAÍSA E DA FERNANDA. Pela salvação e saúde da D. Leontina; Pela família do Aquino em Floripa. Pela conversão dos maridos: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Rita de Cássia (Bené).

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330