Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Ouvindo a Voz de Deus – Uma Perspectiva Bíblica



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2012-07-17

Ouvindo a Voz de Deus – Uma Perspectiva Bíblica

Pr. Gary Gilley


Pr. José Nogueira


IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

KOINONIA –17/JULHO/2012

ÉS TU, SENHOR?PR. GARY GILLEY

OUVINDO A VOZ DE DEUS – UMA PERSPECTIVA BÍBLICA

COMENTÁRIO, EXPLICAÇÃO E APLICAÇÃO DO LIVRO

Gary Gilley, autografando seu livro, após a mensagem -  07/Julho

Celebração do Aniversário de 28 anos da IBF Cristo é Vida

I - Comentário

Louvo ao SENHOR Deus pela publicação do livro do Pr. Gary Gilley sobre a Vontade de Deus. É um livro extremamente bíblico que mostra duas coisas:

1 - Que a maneira tradicional (que ele chama de “popular” ) não tem base bíblica;

2 - E que a maneira carismática de descobrir a vontade de Deus (através de revelações especiais e impressões subjetivas e interiores) não é bíblica e até contradiz a doutrina da Suficiência das Escrituras.

O Pr. Gary Gilley é um “bereiano” por excelência, que tudo leva ao exame das Escrituras. Ele já fez severas críticas quando à doutrina de David Hunt e de outros conservadores que, de vez em quando, escorregam na Sã Doutrina.

II - Explicação

Talvez o que não ficou claro na mensagem que ele pregou sobre o tema (ele tinha apenas 1 hora), mas que também não é explicado com clareza no livro, é sobre a VONTADE INDIVIDUAL de Deus para cada um de Seus filhos. Ao mesmo tempo que vou procurar explicar a posição do Pr. Gilley, irei também explicar o que penso (creio que não estarei modificando ou interpretando a posição do autor, minha convicção é que temos a mesma maneira de entender – estarei apenas detalhando e explicitando o assunto).

A VONTADE DE DEUS

1 – VONTADE SOBERANA – É o plano de Deus para a Sua Criação, desde Seus Decretos Eternos, sua execução e consumação – Daniel 4:34 e 35; Romanos 9:17-19 (segundo Dt 29:29, nem tudo Ele revelou nas Escrituras).

2 – VONTADE MORAL – São os princípios, mandamentos e ensinos para a vida de TODOS os homens, estes dados foram revelados na Bíblia – Romanos 2:17-18 e 1 Ts 4:1-3.

3 – VONTADE INDIVIDUAL – Trata-se do plano de Deus para a vida de cada um de Seus eleitos. Deus tem uma vontade, um plano, um projeto, uma vocação individual para cada um de Seus filhos – Colossenses 1:9 e Sl 32:7-9.

A confusão no entendimento da posição do Pr. Gary reside aqui. Se lermos trechos isolados, parecerá que ele diz que não há vontade específica e individual de Deus: “A Bíblia em lugar nenhum ensina que Deus tem uma vontade específica para a vida de cada crente...” Que susto! Mas, leiamos o restante: “ ...que deve ser encontrada através de meios extrabíblicos” (páginas 40 e 41).

III - Aplicação

A Bíblia não nos manda descobrir a vontade de Deus, mas experimentar e entender (Efésios 5:17), portanto, segundo Gilley, através de decisões sábias (por conhecer a vontade moral de Deus e por querer agradar a Deus), o crente faz a vontade de Deus. E ele dá Seis Bases para Tomar Decisões:

1 – Comece com a Bíblia: Seguir princípios bíblicos.

2 – Ore por Sabadoria do Alto: Tiago 1:5-8.

3 – Analise Conselhos Sábios: Pv 12:15 e 13:10.

4 – Estude as Circunstâncias e Oportunidades: São opções.

5 – Perscrute seus desejos: 1 Timóteo 3:1.

6 – Use sua liberdade: Deus lhe concedeu tal privilégio.

(Capítulo 5 – Páginas 62 a 66)

                Eu acrescentaria ainda Romanos 12:1-2, pois para experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, é necessário consagração de vida. O crente consagrado tomará decisões que fazem parte do plano de Deus para sua vida.





Pedidos de oração:

1 - AGRADECER A DEUS: Pelo livramento da Janeide e da equipe: Assalto à noite na casa da Janeide, na quarta-feira passada. Pelo casamento do Renato e Vanessa; Pela Semana de Filmes Edificantes; Pela saúde da Lis e da Paula; Louvemos a Deus pelos mais de 60 irmãos da Campanha Sustentando os Braços de Moisés. Pelo Ecocardiograma do Cauã. Pelo tratamento do Roberto Kedoshim. Pela boa cirurgia do Paulo (funcionário do Bonifácio). 2 – ORAR POR NOSSOS FILHOS: Pais de Joelhos - Filhos de Pé: Yuri (da Márcia): Oremos pela liberdade física e espiritual; Pelos adolescentes – que sejam firmes. Pela Campanha de Oração; Pelo Régis (direção de Deus pós-clínica). Pelo Bruno da Marilene e o André da Lena. Pela saúde da Rafaela. Pelo Yarley: filho da irmã Valdecy – que luta contra as drogas. Pelo menino Gabriel: Leucemia. Por nossos seminaristas: Assis (SP), Brunão, Hugo, Matheus, Vickson, Ronaldo, Claudio Franco, Cristina, Rodrigo e Jefferson (CBD). Pela EBJ-2012: equipes de trabalho. 3 – INTERCEDER: Pela viagem ao Campo Missionário da irmã Lúcia Oliveira. Pelos Retiros de nossa igreja: Jovens (26 a 28/10); Casais (30/11 e 1 e 2/12); Dorcas:15 e 16/12). Pela cirurgia do irmão Cláudio (próstata). Pela saúde do Giuvan: problemas de hipertensão e infecção bacteriana. Pelo planejamento da Campanha Evangelística de Massa: Dia dos Vivos – 02/11. Por bênçãos e frutos da EBJ-2012 4 – OREMOS PELOS CASAMENTOS: Jailson e Márcia, Átila e Mariana, Iramilson e Priscila, Janderson e Geritsa. Pela recuperação da Simone (cirurgia na bexiga). Pela quimioterapia da Karine (sobrinha da Graça Tabosa) Pela saúde da irmã Fca. Aguiar. Pela EBJ-2012:Conversões. 5 – PELA GRAVIDEZ DA LIAMARA, DA RAÍSA E DA FERNANDA. Pela salvação da D. Leontina; Pela família do Aquino em Floripa. Pela conversão dos maridos: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Rita de Cássia (Bené). Pela EBJ-2012: Quem Ama Espera (domingo): Compromissos e Perseverança.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330