Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Propósito de Deus para Você



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2012-08-07

Propósito de Deus para Você

Efésios 2:5-10


Pr. José Nogueira


IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

KOINONIA –07/AGOSTO/2012

CULTO DE ABERTURA – SEMESTRE II – CBD/CTBPL

O que um velho baú inglês tem para nos ensinar?

PROPÓSITO DE DEUS PARA VOCÊ – EFÉSIOS 2:5-10

Pr. José Nogueira

            Lá em casa em tenho um baú. Está velho, sua cor preta está acinzentada, sua grossa madeira já demonstra sinais de senilidade. Ele deve ter uns 100 anos. Veio da Inglaterra, trazendo as coisas dos missionários. Eu o ganhei quando estava no seminário, e nunca mais o deixei. De vez em quando a minha esposa implica com aquele “traste”, mas eu sempre digo: “ele só sai daqui sobre o meu cadáver”.  

            Minha esposa representa nesse episódio a praticidade, o pragmatismo. Aquele velho baú não tem mais serventia, deve ser descartado. Mas, para mim, ele representa o amor. Ele tem uma história – que passou a fazer parte da minha vida. E nele ainda guardo lembranças preciosas, que de vez em quando as retiro para afastar minhas depressões, minhas decepções, meus sentimentos de frustrações.  O baú é o meu Efésios 2:5 a 10.

5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 

6  E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 

7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. 

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 

9  Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 

10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”

 

            Pode ser que ninguém me dê valor, não me compreendam, que apenas me usem, mas:

           

1 – Deus me ama e me salvou – Vs. 5

“Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”

                       

            Assim como aquele baú foi escolhido por mim, e depois foi colocado em meu escritório. Assim também eu fui alvo do interesse do meu Deus, eu poderia ser jogado no lixo da vida e aterro da existência do Inferno, contudo fui escolhido e salvo.

Meu velho e carcomido baú inglês 

            2 – Deus me pôs num lugar de honra – Vs. 6

“E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”

            Antes ameaçado de ser descartado, agora nos lugares celestiais em Cristo, como o meu baú. Interessante: é que ninguém vê em que lugar de honra Deus me colocou, assim como meu lindo bauzinho está naquele canto, guardadinho, só eu e ele sabemos por que ele está ali.

            3 – Deus me pôs como troféu de Sua graça – Vs. 7

“Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus”.

            Quase ninguém conhece meu querido baú, mas hoje estou fazendo dele um show! Da mesma forma, poucos sabem desse sublime propósito de nossa vida: fomos salvos para mostrar no futuro como é abundantemente rica a graça de Deus. Sim, nós somos o espetáculo de Deus – 1 Coríntios 4:9; Hebreus 10:33. 

            4 – Deus me amou, me guardou e me usa exclusivamente por Sua Graça – Vs. 8 e 9.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Não vem das obras, para que ninguém se glorie” 

            Que valor tenho? Nenhum. Mas, Deus me deu valor, me salvou! Sei que quem não gosta de mim não entende esse paparicado de Deus comigo. Assim também, quem vê aquele baú como um velho e inútil objeto, também nunca vai entender meu apego a ele.

            5 – Deus tem um propósito para mim, aleluia! – Vs. 10

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”

            Não é o baú que é importante – fui eu quem lhe deu a importância (se não fosse eu, vocês sabem o que a Guida já teria feito com ele...). Vocês podem concordar com a minha esposa, o baú é “esclerosado”, mas é porque vocês não sabem o que tem dentro! 

Meu baú é precioso para mim. Ele tem história e guarda “tesouros”.

Do mesmo jeito sou eu perante Deus, meu valor consiste na importância que Deus me deu, no que Ele pôs dentro de mim (Efésios 1:12-14), e no que Ele reservou para eu fazer pelo meu Senhor – que me comprou, e eu O reconheço como meu Dono!

            Sim, Dono de tudo!

            Leiamos em atitude de humildade e gratidão o Salmo 139:14 a 18.





Pedidos de oração:

1 - AGRADECER A DEUS: Louvemos a Deus pelos mais de 100 irmãos da Campanha para Climatizar a Massada. Pela participação dos pais e mães no Período de Oração. Pelos empregos do Jailson e da Mônica (já estão trabalhando). Agradeçamos a Deus pelo Coral Cristo é Vida e pelo culto de domingo. Louvemos ao SENHOR pelo Informissões 900. Pela Janeide: A situação tem melhorado, e ela tem ficado confiante e o pessoal já fala em construírem uma vila em todo da IBF Palavra da Vida. Pelo início do semestre da EBEC- e oremos pelo Erik e Karol. 2 – ORAR POR NOSSOS FILHOS: Pelo tempo: Pais de Joelhos/Filhos de Pé. Pelo Yuri: Oremos pelo tratamento na Clínica. Pelos adolescentes – que sejam firmes. Pelo Régis (direção de Deus pós-clínica). Pelo Bruno da Marilene e o André da Lena. Pelo Yarley: filho da irmã Valdecy – que luta contra as drogas. Pelo menino Gabriel: Leucemia. Pelo Átila e Mariana: compra e financiamento do apartamento. Pelo Carlito Jr. (arrependimento e reconciliação). Orar pela reunião do conselho e ASSEMBLÉIA (domingo pela manhã). 3 – INTERCEDER: Pelo Retiros nossa igreja: Jovens (26 a 28/10); Casais (30/11 e 1 e 2/12); Dorcas:15 e 16/12). Pela cirurgia do irmão Cláudio (próstata). Pela recuperação da saúde do Giuvan: labirintite; Pelo planejamento da Campanha Evangelística de Massa: Dia dos Vivos – 02/11. Pela cirurgia da Simone. Pelo dentista da Lucia Oliveira (tribulações); Pela Cristina (prima da Neide): tem lúpus e precisa da aposentadoria. Pelo Sr. Ribamar (pai do Pr. Wellington - AM): pela cura da erisipela e por sua salvação. Pela Eurides (amiga da Claudiana): cirurgia para pôr uma válvula no cérebro. 4 – OREMOS PELOS CASAMENTOS: Jailson e Márcia, Átila e Mariana, Iramilson e Priscila, Janderson e Geritsa. Pela quimioterapia da Karine Tabosa. Pelos namoros e noivados. Pelos jovens casais da igreja. Pela conversão do pai do Heldino Sani, e dos pais do Matheus e Arcelino. Pelo Marcus: início de estafa – pela semana de férias que ele tirou com toda a família. Pela Enívia: marido continua preso na Europa. Pela irmã Valdeci: internada - tratamento de cisticercose. 5 – PELA GRAVIDEZ DA LIAMARA, DA RAÍSA E DA FERNANDA. Pela salvação da D. Leontina; Pela família do Aquino em Floripa. Pela conversão dos maridos: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Rita de Cássia (Bené). Pela cirurgia do Vinicius: precisa fazer uma cirurgia nos joelhos.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330