Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Evangelho de João (1:1-14)



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2012-09-19

Evangelho de João (1:1-14)

João 1:1-14


Pr. José Nogueira


IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

KOINONIA – 20/09/2012 – EVANGELHO DE JOÃO

ESTUDO 1 – INTRODUÇÃO E TEOLOGIA DE JOÃO – 1:1-14

 

 

Papiro de Rylands (P52)

Esse papiro foi datado como sendo uma cópia escrita entre o ano 100 e 125 d.C. Foi encontrado no deserto do Médio Egito, em 1920. Há trecho do Capítulo 18 do Evangelho de João. É cópia mais antiga do Novo Testamento e prova arqueologicamente que o Evangelho de João foi escrito antes do ano 100, pois no início do Século II já havia cópias dele circulando até em lugares longínquos da Terra de Israel.

AUTOR: Apóstolo João, era “o discípulo que Jesus amava” -  21:2 e 24. Testemunha ocular: 2:6; 13:23-27 e 21:8 e 11. Filho de Zebedeu e Salomé, e irmão de Tiago. Em Patmos, João escreveu o Livro do Apocalipse – Apocalipse 1:9.

 

DATA: Como sua teologia é avançada, os liberais diziam que foi escrito depois de 150 d.C. Mas, a descoberta do papiro de Rylands em 1920, datado do ano 125 d.C., e encontrado no Egito, provou arqueologicamente que foi escrito antes do ano 100 d.C.  E, conforme 5:1-2, João escreveu antes de 70 d.C. antes da destruição de Jerusalém.

 

VERSO-CHAVE: 20:31 revela to tema e o propósito do livro: Jesus é o Filho de Deus e deve ser crido para que o homem possa ser salvo. Por isso, João escolher apenas SETE milagres e SETE analogias (“Eu sou...”).

 

A TEOLOGIA JOANINA: Ele foi movido pelo Espírito Santo a selecionar cuidadosamente os grandes ensinos de Jesus e explicá-los. Dedica sessões inteiras a registrar o ensino de Jesus sobre o Espírito Santo, sobre o Diabo e registra algumas entrevistas de pessoas com Jesus.

 

Vejamos que doutrinas podemos observar do texto de hoje (1:1-14):

 

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 

2 Ele estava no princípio com Deus. 

3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 

4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 

5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. 

6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. 

7 Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. 

8 Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. 

9 Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. 

10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. 

11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 

12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 

13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 

14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. 

 

1 – A Divindade de Jesus – 1:1 (“O verbo era Deus”), Ele é totalmente divino, tem os mesmos atributos de YaHWeH (eterno, criador, onipotente e, acima de tudo, divino).

 

2 – A Doutrinada Trindade – 1:1. Ele estava com Deus e era Deus (duas pessoas, o mesmo Deus!), depois será apresentada a 3ª Pessoa da Trindade: o Espírito Santo.

 

3 – A Criação ex-nihilo (do nada) – Vs. 2 e 3.

 

4 – A Humanidade de Jesus – Vs. 10 e 14. A perfeita humanidade de Jesus é exposta de forma clara através da descrição da encarnação, e depois nas narrativas em que mostra Jesus tendo fome, cansaço, dor e morte.

 

5 – A Doutrina da Eleição Divina – Vs. 13 (Efésios 1:4-5).

 

6 – A Doutrina da Salvação – Vs. 12 – Somente os que recebem Jesus se tornam “filhos de Deus” (Romanos 10:9-10) e ver João 8:44 e 1 João 3:10.

7 – A Doutrina da Eleição de Israel – Vs. 11. Ele veio primeiramente para Israel, este O rejeitou, mas Ele ainda mudará o coração dos judeus.





Pedidos de oração:

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Por mais um mutirão da Eletricidade. Pelas decisões e consagrações de domingo; Pelos irmãos que substituíram o Pr. Nogueira; Marcus, João de Deus e Evang. Giuvan. Pela cirurgia de remoção de sinais da Margarida. Pela proteção de Deus à nossa igreja e às nossas famílias. Pelo bom cateterismo do Romildo e sua recuperação. 2 – Oremos por MISSÕES: a) Pelo Pr. Robert Provost: oremos por sua vinda aqui no dia 30. b) Oremos pelo Pr. Kleiton da IBF Palavra da Fé e por sua família, no Pecém. c) Louvemos a Deus pelo 1º Ministro do Canadá, Stephen Harper, que rompeu relações diplomáticas com o Irã. Oremos pela bênção de Deus sobre o Canadá e Sua proteção contra as retaliações árabes. d) Agradeçamos a Deus pela libertação de Youcef Nadarkhani, e oremos pelas perseguições que está sofrendo de algumas igrejas “protegidas” pelo Regime Iraniano. Há 20 mil igrejinhas secretas no Irã. e) Oremos por Israel: as cidades de Netivot e Beersheba, perto da Faixa de Gaza, foram alvo de mísseis, tendo duas casas destruídas e sete feridos. Oremos conforme o Salmo 122:6. 3 – INTERCEDER: Pelos Retiros: Jovens (11 a 14/10); Casais (30/11 e 1 e 2/12); Dorcas:15 e 16/12). Pela cirurgia do Seu Cláudio (próstata). Pela Campanha Dia dos Vivos – 02/11. Pelo Yuri: Que haja quebrantamento espiritual. Pelo Bruno da Marilene e o André da Lena. Pelo menino Gabriel: Leucemia. Pela cirurgia do Vinicius: joelhos. Pelo Marcus e por seu tratamento de sintomas depressivos. Pelo Pr. José Nogueira e nossa igreja: Deus guie os planos para o futuro. Pela Mayara: Que seja chamada no Concurso do BNB. Também oremos pela Tamires que tem sentido tonturas, por seu tratamento neurológico. 4 – OREMOS PELOS CASAMENTOS: Jailson e Márcia, Átila e Mariana, Iramilson e Priscila, Janderson e Geritsa. Pelo Carlito Jr.: por sua reconciliação. Pela Karine Tabosa (quimioterapia). Pelos namoros e noivados. Pelos jovens casais da igreja. Pela conversão do pai do Heldino Sani, e dos pais do Matheus e Arcelino. Pela Cristina (prima da Neide): tem lúpus e precisa da aposentadoria. Pela Josy, da Geíza, com problemas com a vizinha. 5 – PELA GRAVIDEZ DA LIAMARA, DA RAÍSA, DA FERNANDA E DA JOZÉLIA. Pela salvação da D. Leontina; Pela família do Aquino em Floripa. Pela conversão dos maridos: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Rita de Cássia (Bené). França (Antônio).

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330