Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

O Fruto do Espírito Santo - Parte II



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2012-10-08

O Fruto do Espírito Santo - Parte II

Gálatas 5:22-23


Evangelista Giuvan Santos


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Koinonia – WWW.cristoevida.com

 

Introdução

O fruto do Espírito é o ministério do Espírito Santo de produzir as qualidades do caráter de Jesus em nós.

Jesus, através da habitação do Espírito Santo, é capaz de viver sua própria vida dentro e através de nós. Como Paulo afirmou com alegria, “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim;e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 2:20). O alvo da vida do Crente é parecer com Jesus.

O fruto do Espírito, como vemos listado nessa passagem, pode parecer uma lista aleatória de qualidades, mas na realidade, elas nos são dadas em divisões muito claras.

O fruto que o Espírito Santo produz em nós terá um impacto específico em cada relacionamento que temos.

I - OS QUE AFETAM NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS: AMOR, GOZO E PAZ

1 – AMOR

O amor que Paulo fala aqui não é uma emoção de afeto. A palavra que ele usa é a maravilhosa palavra grega “ágape” - a palavra que descreve o tipo de amor que tem sua fonte somente em Deus. Ela descreve o tipo de amor que ama outro como se ama a si próprio. “Nós o amamos porque ele nos amou primeiro”. (v. 19).

2 – GOZO (ALEGRIA)

A segunda qualidade que toca em nosso relacionamento com Deus é “gozo (alegria)”. É a palavra grega “chara” que significa a alegria da presença de Deus. (1 Jo 1:3-4).

3 – PAZ

A terceira qualidade nesta categoria é “paz”. A paz é a palavra grega “eirene” que significa descanso, tranqüilidade e calma interior.

Paz pode ser definida como um estado de harmonia entre as duas partes, ou como uma cessação de hostilidades entre os inimigos. (Jo 14:27).

II - OS QUE AFETAM NOSSO RELACIONAMENTO COM O PRÓXIMO: LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE E BONDADE

4 – LONGANIMIDADE

A palavra grega que Paulo usa é aquela que combina duas palavras gregas juntas – “Makran”, que significa “estar longe”, e thumos, que significa “raiva” ou “ira”. Assim, makrothumia fala de ser, por assim dizer, longe de nossa raiva. Paciência tem a ver com a tolerância e longanimidade, em suportar os ferimentos infligidos por outros. Tem a sua raiz em uma relação de confiança na soberania de Deus. (Ef 4:1-3)/(2 Tm 3:10-12) / (2 Tm 4:1-4).

5 – BENIGNIDADE

A terceira qualidade nesta categoria parece à primeira vista, ser semelhante - a de “bondade”. A palavra em grego pode, de fato, também ser traduzida como “bondade”. Mas há uma diferença sutil entre elas. A palavra traduzida como “benignidade” fala aqui do impulso moral que procura o que Deus quer para outra pessoa.

Benignidade é a empatia, que é o interesse que alguém tem em sentir o que seu próximo sente. Se o outro chora, o benigno chora. Se o outro ri, o benigno ri. Se o outro está angustiado, o benigno se angustia. (Tt 3:4-6). / Rm 12:15-16.

6 – BONDADE

É muito semelhante à benignidade, porém há diferença. Benignidade é a característica da pessoa que faz o bem. Bondade não apenas descreve uma pessoa que faz o bem, mas descreve uma pessoa de bom caráter, uma pessoa cujo o coração foi lavado pelo Senhor. (1 Cr 16:34, Sl 135:3)

III – OS QUE AFETAM NOSSO RELACIONAMENTO COM O “EU” INTERIOR : FÉ, MANSIDÃO E TEMPERANÇA (DOMÍNIO PRÓPRIO)

7 – FÉ ( FIDELIDADE )

A fé é a “pistis” palavra grega que significa confiança, confiar, a graça para descansar em Deus, livre de cuidados e ansiedade.

Mas aqui, o sentido é o de “fidelidade” - isto é, a honestidade e integridade em nossas ações, e de confiabilidade em nossos compromissos e responsabilidades. Esta qualidade reconhece que todas as nossas ações, nossos pensamentos e nossas motivações estão sob a observação constante de nosso amado Pai celestial. (Sl 5:9). / (Sl 73:27; Js 22:16).

8 – MANSIDÃO (GENTILEZA)

A segunda qualidade relativa ao nosso eu interior é mansidão.

O Fruto do Espírito Santo

- Gl 5:22 a 23 – PART E II

A palavra que Paulo usa realmente descreve uma qualidade de força moral em que nos recusamos a ser muito impressionados com um senso de nossa própria importância. Manso é aquele capaz de perder uma discussão, sem se exasperar. Manso é aquele capaz de discutir um assunto, sem perder a calma. Manso é aquele capaz de ser livre do espírito de vingança, mesmo diante da provocação. Manso é aquele que prefere errar perdoando em lugar de “acertar” odiando (ou odiar errando). (Gl 6:1) / (1 Pe 3:15-16).

9 – TEMPERANÇA (DOMÍNIO PRÓPRIO)

Finalmente, a qualidade última nesta categoria é “temperança” ou “domínio próprio”. Esta transmite a idéia de restrição das próprias emoções, impulsos e desejos, e trazê-los sob o domínio de Deus.

Paulo deu uma ilustração perfeita do significado desta palavra em 1 Coríntios 9:24-25: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal  maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém (é temperado em todas as coisas)...”.

Provérbios 25:28 diz: “Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito”. Uma pessoa sem auto-controle é a própria imagem de uma homem que não tem experimentado o agir do Espírito Santo em sua vida.

Conclusão:

Paulo fecha a lista com um comentário enigmático: “Contra estas coisas não há lei.” Claro que não! Estas virtudes são agradáveis a Deus, benéficas para os outros, e boas para nós mesmos.

Novamente, todas estas diferentes qualidades dão-nos uma imagem do próprio Jesus. Ele mostrou o amor perfeito para nós, dando-se por nós na cruz, e Ele nos diz: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.”

(Jo 13:34).

Ele experimentou a alegria perfeita, e nos disse: “Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.” (Jo 15:11).

Ele experimentou a paz perfeita, e nos disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou...” (Jo 14:27). A Bíblia nos confia a “paciência de Cristo” (2 Ts. 3:5.);

Lembra-nos as riquezas da Sua graça “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas...” (Ef 2:7), e encoraja-nos que o bom trabalho que Deus começou em nós vai ser “aperfeiçoado até ao dia de Jesus Cristo” (Fp 1:6).

A Bíblia nos apresenta Jesus como aquele que é “Fiel e Verdadeiro” (Ap 19:11), aquele que, embora na forma de Deus “humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Fp 2:8); que ostentou auto--controle quando “pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz” (Hb12:2).

“ A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO EM UMA VIDA NÃO É COMPROVADA POR SENTIMENTOS OU DONS, MAS POR FRUTO ESPIRITUAL ”





Pedidos de oração:

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Pela Posse do Alexandre Paulo, como delegado. Pelas programações especiais do fim de semana: Dr. Remo e Dr. Provost. Pela viagem do Pr. Nogueira e Margarida ao Cariri. Pela Tamires melhora na sua saúde. 2 – Oremos por MISSÕES: Protestos contra o filme anti-Islã “Inocência dos Muçulmanos” continuam a se espalhar. Oremos pelo restabelecimento da paz nos países onde está concentrada a violência de origem muçulmana. Oremos também Pela melhora da Lucinha Oliveira (acidentou a mão); Pela consolação e conforto para Jozélia e Carlos (perda do bebê); Pela Guida (suspeita de Dengue). Pelo Jorge e Raquel: Pelos planos e projetos e o guiar de Deus. 3 – INTERCEDER: Pelos Retiros: Jovens (11 a 14/10); Casais (30/11 e 1 e 2/12); Dorcas:15 e 16/12). Pela cirurgia do Seu Cláudio (próstata). Pela Campanha Dia dos Vivos – 02/11. Pelo Yuri: Que haja quebrantamento espiritual. Pelo Bruno da Marilene e o André da Lena. Pelo menino Gabriel: Leucemia. Pela cirurgia do Vinicius: joelhos. Pelo Marcus e por seu tratamento de sintomas depressivos. Pelo Pr. José Nogueira e nossa igreja: Deus guie os planos para o futuro. Pela Mayara: Que seja chamada no Concurso do BNB. 4 – OREMOS PELOS CASAMENTOS: Jailson e Márcia, Átila e Mariana, Iramilson e Priscila, Janderson e Geritsa. Pelo Carlito Jr.: por sua reconciliação. Pela Karine Tabosa (quimioterapia). Pelos namoros e noivados. Pelos jovens casais da igreja. Pela conversão do pai do Heldino Sani, e dos pais do Matheus e Arcelino. Pela Cristina (prima da Neide): tem lúpus e precisa da aposentadoria. Pela Josy, da Geíza, com problemas com a vizinha. 5 – PELA GRAVIDEZ DA LIAMARA, DA RAÍSA. Pela salvação a D. Leontina; Pela família do Aquino em Floripa. Pela conversão dos maridos: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Rita de Cássia (Bené). França (Antônio).

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330