Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Nosso Projeto é Melhor



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2012-11-22

Nosso Projeto é Melhor

Gênesis 11:1-9


Evangelista Giuvan Cardoso


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida - www.cristoevida.com

NOSSO PROJETO É MELHOR

– Gênesis 11:1 a 9 –

Após o dilúvio, Deus deu uma ordem bem clara a Noé e aos seus descendentes:

E ABENÇOOU Deus a Noé e a seus filhos e disse-lhes : Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. - Gn 9:1”. A ordem de Deus era que os homens não somente frutificassem, mas também enchessem a terra.

Eles conheciam o que Deus tinha feito a terra por causa da desobediência do homem, mas a natureza pecaminosa do homem se manifestava mais uma vez, e em seus corações diziam “o nosso plano é melhor do que o de Deus”. Não somente desobedeceram em não se espalharem sobre a terra, mas se exaltaram construindo um marco como sinal da sua desobediência.

A rebeldia do homem em desprezar os planos e a vontade de Deus traz terríveis consequências para sua vida; a desobediência do homem gera disciplina de Deus. Nesse texto, veremos dois atributos de Deus que mostram que Ele não está alheio ao que acontece e age conforme Sua vontade e Seu tempo.

I- A onisciência de Deus - vs 1 e 6

Deus sabe tudo o que o homem tem feito, mesmo antes de ele começar a fazer. O que tem acontecido não tem passado desapercebido por Deus; Ele não é pego de surpresa. Um dos atributos de Deus é a onisciência; Seu saber é universal, abrange todas as coisas, todas as pessoas, e todos os acontecimentos, nada está fora do Seu conhecimento.

A maldade do homem mais uma vez se fazia conhecer por achar que o seu plano era melhor do que o de Deus. Que tolo engano !

O projeto e a vontade de Deus sempre são melhores. Em Romanos 12:2 vemos como é a Sua vontade: Boa, agradável e perfeita. Também somos exortados a não termos a forma deste mundo; não somente na aparência, mas também no pensar e agir.

Algo que me chama a atenção em Gn 11:3 e 4 é que para fazer o que era mau e errado, de uma maneira muito fácil, os homens entraram em unidade e facilmente essas idéias de não se espalharem encontrou abrigo no coração do povo; logo começaram a agir, colocaram a mão na massa.

II- A Justiça de Deus - vs 7 e 9

Nesta segunda parte, vemos a trindade agindo, “Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro”.Gn 11:7. Deus mais uma vez age com disciplina na vida do povo.

Os planos de Deus não podem ser frustrados, e os homens são disciplinados por não terem obedecido a ordem de Deus, que com Sua mão poderosa muda a história e cumpre a Sua vontade.

“Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. - Gn 11:8”

Muitas vezes ficamos, quando Deus nos manda ir (passamos a erguer torres e confiamos nelas). Teimamos com o Senhor e dizemos que o nosso plano é melhor, e por isso somos disciplinados.

Precisamos parar de lutar contra a vontade de Deus, nos humilharmos diante dEle e irmos para onde Ele nos mandar, e fazermos o que Ele tem nos mandado fazer. Porque senão cedo Ele virá para destruir essas torres que temos levantado em nossas vidas.

O Livro Jeremias e Provérbios cala a nossa boca com esses textos que mostra que vale apena obedecer a Deus e viver a Sua vontade, pois os Seus planos são melhores para nós.

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei. Jeremias 29:11-14

“Do homem são as preparações (planos) do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. Provérbios 16:1

A Ele toda a glória. Amém. 





Pedidos de oração:

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Pelo passeio das crianças; Pelo Chá de fraldas da Lia e Samuel; Pelo Culto de ações de graças da Lena. 2 – Oremos por MISSÕES: Para que haja paz em Israel. Israel tem que se defender dos ataques dos Árabes em Gaza e também das mentiras espalhadas pela mídia. 3 – NOSSA IGREJA: Pela Campanha 44 dias para ouvir e ler o NT - começou no dia 18/11. Oremos para que Deus defenda os jovens do homossexualismo – o mundo e o diabo estão atacando a todos (rapazes e moças). Devemos dobrar nossos joelhos – Mt 16:18. Pela conversão do pai do Heldino Sani, e dos pais do Matheus e Arcelino. Pela salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Cecília, nora da D. Ivone, exames e tratamento de tumor no cérebro; Mônia, mãe do Huguinho, tem esclerose e muitas dores; Walbens - por seu tratamento e cirurgia.PJN 4 – INTERCEDER: Pelos Retiros de Casais (30/11 e 1 e 2/12); Dorcas(15 e 16/12). Pela cirurgia do irmão Cláudio (próstata). Pelo Bruno da Marilene e o André da Lena. Pelos casamentos: Jailson e Márcia. Pela reconciliação do Carlito Jr.; Pela Karine Tabosa (quimioterapia). Pelos planos do Ronaldo de ir para Master’s (EUA). Pela nova Liderança da Mocidade (2013) e pela Congregação do Parque Genibaú (durante a licença do Pr. Joaquim). Pelo Claudinho, emprego. 5 – PELA GRAVIDEZ DA LIAMARA E DA RAÍSA. Pela família do Aquino em Floripa. Pela conversão dos maridos: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Rita de Cássia (Bené). França (Antônio).

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330