Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

O Meu Projeto é o Melhor - Parte II



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2012-11-27

O Meu Projeto é o Melhor - Parte II

I Samuel 15:10-23


Evangelista Giuvan Cardoso


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida - www.cristoevida.com

O Meu Projeto

é Melhor - Parte II

Semana passada vimos como o povo, depois do dilúvio, deliberadamente desprezou o projeto de Deus em povoar e se espalhar sobre a terra (Gn 11:1-9). Em seu orgulho, eles levantaram uma torre como um marco de sua desobediência à vontade de Deus, e em seus corações diziam:

nosso projeto é melhor do que o de Deus”.

Hoje veremos a vida de Saul, um homem que agiu da mesma forma, não obedecendo, nem seguindo o projeto de Deus. Ele, foi o primeiro rei de Israel, era descendente da tribo de Benjamim, tinha a benção de Deus para Reinar em Israel. Deus tinha um projeto tremendo para ele à frente do Seu povo, mas ele desprezou e pôs em prática o seu próprio. Veremos na vida de Saul algumas atitudes que mostram os passos que tomou e sua rebeldia para com o Senhor.

 

I - Deixou de Seguir ao Senhor - vs 10 a 12

Saul em suas atitudes claramente mostrava que já não seguia e nem obedecia mais ao Senhor como antes. O orgulho tinha tomado conta de seu coração e nele habitava a convicção de que seu projeto era melhor do que o de Deus.

Em I Sm 13:8-14, Saul usurpa temporariamente um privilégio que pertencia somente ao sacerdote e não ao Rei, e oferece sacríficos.

No capítulo 15:12 ele ergue uma coluna como sinal de seu orgulho (lembra da torre?), usurpando o crédito da vitória que pertencia ao Senhor, um sinal de autoadoração no lugar da verdadeira adoração aoSenhor. Deliberadamente agia de sua maneira desrespeitando a Deus.

 

II- Deixou de Obedecer ao Senhor - 13 a 15

Agora seu orgulho tomava proporções que já comprometia sua obediência ao Senhor. Deus tinha dado uma ordem muito clara de que ele deveria destruir completamente os amalequitas, um povo covarde, mau e perverso que abominava ao Senhor.

Não existe meia obediência, não existe fazer a vontade do Senhor pela metade.

Saul mais uma vez despreza o projeto de Deus e, da sua maneira, diz ter obedecido ao Senhor ( I Sm 15:13).

Com uma falsa espiritualidade, justifica que sua desobediência tinha o propósito de sacrificar ao Senhor (I Sm 15:15).

Coloca a culpa no povo numa tentativa de encobrir o que havia no seu coração. (I Sm 15:b e 21)

 

III- Deixou de Ouvir ao Senhor - 16 a 23

Essa é a primeira coisa que acontece na vida do homem que despreza o projeto de Deus: já não dá ouvidos a voz de Deus através de Sua Palavra; não somente o coração está endurecido, mas também

os ouvidos estão tampados para não ouvir a voz do Senhor.

Este era o estado em que se encontrava Saul (I Sm 15:19): já não dava mais ouvidos a Voz o Senhor e nem ao Seu servo.

Uma teimosia se tinha instalado em seu coração e não aceitava a confrontação do seu pecado, transferindo sua responsabilidade para os outros (I Sm 15: 20-21a).

Já não tratava Deus como o seu Deus, mas como sendo o Deus de Samuel. (vs. 21b)

A sua ruína não para por aí, no capítulo 28:11 a 20, Saul se afunda completamente ao consultar uma necromante, algo que era abominável ao Senhor. Que tristeza! Tudo começou com o desprezar do projeto de Deus, agora estava tão engodado em seu pecado que a passos largos caminhava para a ruína.

Amado irmão e irmã, que projeto você tem seguido, o de Deus ou o seu? Em qual estágio de atitudes você se encontra? Já deixou de seguir ? De obedecer ? Ou de ouvir a Palavra de Deus? Semana passada vimos um povo, hoje estamos vendo a vida de um homem que também em seu

coração declarava “O meu projeto é melhor do que o de Deus”.

Não espere a ruína para voltar a viver o projeto que Deus tem pra você!





Pedidos de oração:

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Pela conversão do Paulo, amigo do Matheus; Pelo Dia de Ações de Graça; Pelo encerramento do semestre do CBD/ CTBPL; Pelo casamento da Márcia e Jailson; Pela celebração da data da assembleia da ONU que criou o Moderno Estado de Israel. Pelo cessar fogo entre Israel e Gaza. 2 – Oremos por MISSÕES: Continuemos a orar pela paz em Israel. Eles estão em trégua provisória com os Árabes, mas a mídia não para de atacar a Israel. Oremos pela Nigéria, igrejas têm sofrido atentados e irmãos em Cristo estão sendo assassinados. Oremos também pela tia do Matheus, Arlete: tem câncer na laringe. Pelas programações da igreja no próximo fim de semana, quando a maioria dos casais estarão no Retiro. 3 – NOSSA IGREJA: Pela Campanha 44 dias para ouvir e ler o NT - começou no dia 18/11. Oremos para que Deus defenda os jovens do homossexualismo – o mundo e o diabo estão atacando a todos (rapazes e moças). Devemos dobrar nossos joelhos – Mt 16:18. Pela conversão do pai do Heldino Sani, e dos pais do Matheus e Arcelino. Pela salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Cecília, nora da D. Ivone, exames e tratamento de tumor no cérebro; Mônia, mãe do Huguinho, tem esclerose e muitas dores; Sr. Walbens por sua saúde. 4 – INTERCEDER: Pelos Retiros de Casais (30/11 e 1 e 2/12); Dorcas(15 e 16/12). Pela cirurgia do irmão Cláudio (próstata). Pelo Bruno da Marilene e o André da Lena. Pela reconciliação do Carlito Jr.; Pela Karine Tabosa (quimioterapia). Pelos planos do Ronaldo de ir para Master’s (EUA). Pela nova Liderança da Mocidade (2013) e pela Congregação do Parque Genibaú (durante a licença do Pr. Joaquim). Pelo Claudinho, emprego. 5 – PELA GRAVID EZ DA LIAMARA, RAÍSA E DA Socorro (do Raphael). Pela família do Aquino em Floripa. Pela conversão dos maridos: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Rita de Cássia (Bené). França (Antônio).

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330