Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A Morte Espiritual em Efésios



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2012-12-18

A Morte Espiritual em Efésios

Efésios 2


Pr. José Nogueira


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

KOINONIA – 18/12/2012

A MORTE ESPIRITUAL EM EFÉSIOS

Pr. José Nogueira

Audição e Leitura de Efésios – Ênfase no Capítulo 2

1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, 

2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; 

3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. 

4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 

5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 

6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 

7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. 

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 

9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 

10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Efésios 2:1-10

            Com todas as letras a Bíblia afirma que o homem sem Cristo está completamente perdido (morto em ofensas e pecados), isto é, completo estado de pecaminosidade sem nenhuma conexão com Deus, por isso Romanos 3:10-11 é tão categórico: “Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.  Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus”. 

            E Efésios 2 começa a revelar outra coisa espantosa: o homem morto espiritualmente é como um cadáver que precisa ser carregado, conduzido e levado. E aqui é dito que três agentes carregam os homens mortos: 1) O Curso deste Mundo; 2) Satanás; 3) A Carne (a velha natureza).

             O que ressalta aos nossos olhos é o verbo usado no verso 3: “andávamos” é ANASTREFOMAI, que significa: conduzir, levar a vida, carregar. E está no Aoristo Passivo, ou seja, antes de nos convertemos (como todos os homens) estávamos mortos e éramos carregados, conduzidos, levados por esses três agentes perversos para onde e por onde eles queriam levar. E você sabe para onde eles levam os homens: para a morte (Provérbios 24:11), para a idolatria (1 Coríntios 12:2), para o pecado (2 Pedro 2:17-18).

            Vejamos a força desse verbo usado por Paulo, em Atos 27:1 (“E, sendo o navio arrebatado, e não podendo navegar contra o vento, dando de mão a tudo, nos deixamos ir à toa”).  Deixaram o navio ser carregado por ventos – para onde eles puxassem, o navio iria sem nenhuma resistência.

            Louvemos a Deus por nossa libertação em Cristo – Colossenses 2:13-15:

13 E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,

14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.





Pedidos de oração:

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Pelo Retiro do Ministério Dorcas, pela edificação, comunhão, pela eleição da nova liderança para 2013. Pela eleição da Mocidade para a liderança 2013. Pelo nascimento do Victor Rabek, do Igor e Raíza; Pela aprovação do Ronaldo para fazer o Curso no Master’s por extensão no próximo semestre. Pela melhora da irmã Graça Aragão. 2 – POR MISSÕES: Oremos pela Janeide, nos perigos e trabalhos no Assentamento Picos, em Santa Quitéria. Pelo trabalho evangelístico do missionário Omar e Maria em Cabo Verde; Pelo retorno do Pr. Eduardo e família a Atalaia do Norte, após o natal em João Pessoa – PB. Pelas dificuldades do Caixa de Missões, neste fim de ano. Louvemos por ter conseguido pagar Novembro, e oremos pelo mês de Dezembro e 13º Salário dos missionários. 3 – POR NOSSA IGREJA: Pela Campanha 44 dias para ouvir e ler o NT. Oremos pela Celebração do Natal, dia 23. Pelo Culto ao ar-livre em frente à casa da irmã Fransquinha Aguiar. Pelo Culto de Ações de Graça da Raquel Santos, no sábado. Pela conversão do pai do Heldino Sani, e dos pais do Matheus e Arcelino. Pela salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Sr. Walbens: pela vontade de Deus em sua vida. Pela Assembleia da igreja – dia 30/12 4 – VAMOS INTERCEDER: Pela Cecília, nora da D. Ivone, exames e tratamento de tumor no cérebro; Mônia, mãe do Huguinho, tem esclerose e muitas dores; Pela cirurgia do irmão Cláudio (próstata). Pelo Bruno da Marilene e o André da Lena. Pela reconciliação do Carlito Jr.; Pela Karine Tabosa (quimioterapia). Pela Congregação do Parque Genibaú (durante a licença do Pr. Joaquim). Pelo Claudinho, emprego. Pelo irmão da Lucinha Marculayne: alcoolismo. 5 – PELA GRAVIDEZ E PARTO DA LIAMARA. Pela família do Aquino em Floripa. Pela conversão dos maridos: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Valdenir (Jonas); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Rita de Cássia (Bené). França (Antônio).

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330