Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Uma Palavra aos Pais



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2013-02-05

Uma Palavra aos Pais

Deuteronômio 6:6-7


Pr. José Nogueira


I - Instrua seu filho - Deuteronômio 6:6-7
Este dever é sobremodo importante para ser transferido aos outros; Deus exige dos pais, e não dos professores da Escola Dominical, a responsabilidade de educarem
seus filhos.
Tampouco essa tarefa deve ser realizada de maneira esporádica ou ocasional, mas precisa receber constante atenção. O glorioso caráter de Deus, as exigências de sua
lei, a excessiva malignidade do homem, o maravilhoso dom de seu Filho e a terrível condenação que será a recompensa de todos aqueles que O desprezam e rejeitam – estas
coisas precisam ser apresentadas constantemente aos filhos.

 

II - Seja um bom exemplo - Tito 2:7
Boas instruções precisam ser acompanhadas de bons exemplos. O ensino proveniente apenas dos lábios provavelmente será ineficaz.
Os filhos são espertíssimos em detectar inconsistências e rejeitar a hipocrisia.
Neste aspecto, os pais precisam humilhar-se diante de Deus, buscando todos os dias a graça que desesperadamente necessitam e somente Ele pode dar. Não apenas devem
instruir seus filhos no caminho da santidade, mas eles mesmos devem andar neste caminho, mostrando por sua prática e conduta quão agradável e proveitoso é ser
orientado pela lei de Deus.

 

III - Discipline seu filho - Gênesis 18:19
A instrução e o exemplo precisam ser reforçados mediante a correção e a disciplina. Abraão fez mais do que simplesmente dar conselhos: ele ensinou com vigor
a lei de Deus e ordenou sua casa. As regras com que ele administrou seu lar tinham o objetivo de seus filhos guardarem – o caminho do SENHOR – aquilo que era correto
aos olhos de Deus. O ensino das Escrituras é claro quanto a este assunto. “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela” (Provérbios 22:15; ver também 23:13- 14). Por isso, Deus afirmou: “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina” (Provérbios 13:24).

 

IV - Ore por seus filhos - Jó 1:5
último e mais importante dever, no que se refere ao bem-estar físico e espiritual de seus filhos, é a intensa súplica a Deus em favor deles.
Sem isto, todos os outros deveres são ineficazes. Os meios são inúteis, exceto quando o Senhor os abençoa. O trono da graça tem de ser fervorosamente buscado,
para que sejam coroados de sucesso os nossos esforços em educar os filhos para a glória de Deus. A Bíblia nos diz que o piedoso Jó “chamava... a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles” (Jó 1:5). Uma atmosfera de oração deve permear o lar e ser respirada por todos os que dele compartilham.

__________________________
A. W. Pink





Pedidos de oração:

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330