Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A Preguiça



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2013-02-19

A Preguiça

Provérbios 19:15


Pr. José Nogueira



A Preguiça

“A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome” -  Provérbios  19:15

 

1 – O preguiçoso pensa que é sabido, mas é um tolo!

“Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que respondem bem.”  - Pv 26:16

            Conta-se a históriada esposa que vivia exortando ao preguiçoso marido para que ele se dispusesse efosse fazer alguma coisa. Mas, como todo preguiçoso se acha sabido, ele sempretinha uma desculpa e uma resposta. Um dia, ao acordar, a mulher, quando abriu aporta da casa, viu uma carteira cheia de dinheiro. Porém, alguém passou eapanhou a carteira, sumindo de vista. A mulher, então, brigou com o marido, dizendo que se ele tivesse acordado cedo, teria achado a carteira. Mas, o preguiçoso, com sua lógica, respondeu: - Mais cedo acordou quem perdeu aquela carteira!

 

2 – O preguiçoso sópensa em dormir (cansaço eterno)!

“Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?  - Pv 6:9 (ver 19:15 e 26:14)

 

3 – Todo preguiçoso tem a lógica absurda:

 

1) Não trabalha, mas gosta de pedir aos trabalhadores – 20:4

2) Em tudo vê dificuldade (para não trabalhar) – 15:19

3) Inventa absurdos (para fugir do trabalho) – 22:13 e26:13.

4) Cansa-se até de comer (será por isso que os preguiçosossempre querem “descansar” depois de comer?) – 26:15.

5) Tem raiva de quem lhe manda fazer alguma coisa – 10:26

            O Zé iapescar quando estava disposto – coisa rara. Pegava um ou dois peixinhos, etrazia para sua família. Um dia, ele contou a esposa que quando estavapescando, ouvia a voz de um anjo – do outro lado da margem do rio – a perguntarse ele queria ficar rico.

            A mulher ficou eufórica, e mandou que ele respondesse àquele anjo que queria, sim, ficarrico, muito rico.

            Quando Zé foi pescar, e estava lá sentado, sonolento a esperar que algum peixinho fisgasse o anzol, ouviu uma voz vinda do outro lado da margem:

            - Ó Zé, você quer ficar rico?

            O Zé, lembrando-se do conselho da mulher, gritou tão alto quanto podia: - Sim euquero ficar rico, muito rico! – e a voz respondeu tão alto quanto e forte quanto a preguiça do Zé:

            - Então vai trabalhar, vagabundo!

            O Zé, éclaro, disse mil coisas ruins daquele anjo, e muito irritado voltou para casasem peixe, pois todo preguiçoso odeia quem lhe manda trabalhar.

 

4 – Exortações de Deus para os preguiçosos:

 

1) Vão querer boas coisas, mas terminarão na miséria – 13:4

2) Vai ver sua casa cair sobre ele – Eclesiastes 10:18

3) Morrer desejando é um triste fim para a preguiça – 21:25

 

5 – O CRENTE E APREGUIÇA

1) Preguiça não convém aos servos de Deus – Tito 1:12

2) A mulher sábia não é preguiçosa – Pv 31:27

3) O crente aprende até com as formigas – Pv 6:6

4) Deus permite que alguém seja preguiçoso, conquanto sejacoerente com a sua filosofia de vida: “vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” (2 Tessalonicenses 3:10).

 

            Jesus deu exemplo de trabalho duro – Isaías 53:11 (“Eleverá o fruto do [penoso] trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si”). 

 

            Você sabia que a Palavra de Deus tem muito a nos ensinar sobre o mal da ociosidade evalor do trabalho?





Pedidos de oração:

1 – AÇÕES DE GRAÇA: Pelo Celebrando a Família 2013; pelos estudos, pelo trabalho com as crianças, pelos restaurantes, pelo louvor, equipes, participações e colaborações. Pela melhora da Lis (da Paula e Lívio Rafael). Pela boa contribuição financeira para o Caixa de Missões dos restaurantes, superando o alvo de 3 mil reais! 2 – Pela XXVI Conferência Missionária: Que Deus desperte um exército de servos e servas para servir. Que a bênção esteja sobre as Conferências das Congregações; que haja um grande despertamento missionário no Corpo de Cristo; que o SENHOR fale aos nossos corações. Que alcancemos todos os alvos para essa Conferência Missionária! 3 – Pedidos da Igreja: Pela Marlucia, tratamento de varizes. Pela conversão do pai do Heldino Sani, e dos pais do Matheus e Arcelino. Pela salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Continuemos a orar pelo Iarlisson, que ele tome a decisão de se tratar; Pelos frutos do trabalho de evangelismo entre homossexuais e prostitutas. Oremos pelo trabalho pastoral de disciplina eclesiástica e purificação da igreja do Senhor Jesus Cristo. 4 – Vamos interceder: Pela Mônia, mãe do Huguinho, tem esclerose e muitas dores; Pela cirurgia do irmão Cláudio (próstata). Pelo Bruno da Marilene e o André da Lena. Pela reconciliação do Carlito Jr.; Pela Karine Tabosa – por sua quimioterapia. Pela Congregação do Parque Genibaú (durante a licença do Pr. Joaquim). Pelo irmão da Lucinha Marculayne: alcoolismo. Pela recuperação da cirurgia da Carmen. 5 – PELA GRAVIDEZ DA JOANA D’ARC e JOZÉLIA. Pela família do Aquino em Floripa. Pela conversão dos maridos: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Rita de Cássia (Bené); França (Antônio); Valdeci (Pedro). Pelo recomeço dos trabalhos da EBEC, às quartas-feiras.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330