Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Nossos Pecados de Cada dia.



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2013-03-27

Nossos Pecados de Cada dia.

Romanos 7:17-24


Pr. José Nogueira


IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

KOINONIA (Comunhão) –26/03/2013

Nossos Pecados de Cada Dia –

Romanos 7:17-24

17 De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 

18Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. 

19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. 

20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 

21Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. 

22Porque,segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 

23Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. 

24Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 

Romanos 7:17-24

 

            Uma coisa que a Bíblia certamente é o fato de ser realista. Ela como fiel e verdadeira revela quem realmente somos, não nos enfeita, nem nos dá uma visão romântica de nossa natureza nem de nossos atos. No texto acima, Paulo brada lamentando sua terrível, presente e poderosa natureza carnal: pecaminosa,avessa a Deus, seduzida pelos enganos vãos.

            Separei para nos olhar no espelho da Palavra Alguns sutis pecados de nosso dia-a-diaque em geral nós passamos por cima por olhar apenas para os mais graves e de consequências mais imediatas.

 

1 – O PECADO DE OPTAR POR NÃO QUERER AS COISAS DO JEITO DE DEUS – 1 SAMUEL 8:1-9

 

1E sucedeu que, tendoSamuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel. 

2E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba. 

3 Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito. 

4 Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, 

5 E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos,pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações. 

6 Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor. 

7 E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado ati, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles. 

8 Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti. 

9 Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume dorei que houver de reinar sobre eles.

 

            O jeito de Deus eram os juízes como governantes interinos e Deus como Rei deIsrael. Mas o povo viu uma crise momentânea (os filhos de Samuel não eram bons juízes), e, em vez de esperarem no SENHOR, quiseram dar logo o seu jeitinho:trocar de governo. E amarguram quase 40 anos nas mãos do rei Saul, até que Deus levantasse o homem segundo o Seu coração (Davi).

 

            Este é um triste pecado do nosso dia-a-dia. Estamos na era do refil. Trocar de cônjuge, trocar de família, trocar de igreja, trocar de ministério, trocar de programação,  etc.

 

2 – O PECADO DE FAZERO QUE AGRADA EM VEZ DO QUE É CERTO – JUÍZES 14:1-3

 

1 E desceu Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus, 

2 Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dosfilisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher. 

3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos,nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos. 

 

            Sansão é um triste exemplo disso – quis tanto o que lhe agradava aos olhos que terminou cego total!

            Quantas vezes temos que fazer como Paulo: Que queres de mim, Senhor?

 

3 – O PECADO DO LAZER QUANDO É MOMENTO DE APRENDER E SERVIR A DEUS – 2 SAMUEL 11:1-4

 

1 E aconteceu que,tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. 

2 E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. 

3 E mandou Daviindagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba,filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? 

4 Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa. 

 

            Às vezes pensamos que este pecado desastroso de Davi ocorreu quando ele já eravelho e cansado. Não. Isto  aconteceu no auge do promissor reinado de Davi, quando ninguém esperava. Quando Davi tinha tantas vitórias e era admirado como herói e havia ainda tanta coisa a conquistar e vencer.

 

            Mas,no tempo em que Davi deveria estar com seus exércitos, ele tirou uma folguinha que abriu brecha para uma das mais calamitosas derrotas de Davi.

 

            O que você fez no carnaval, quando sua igreja e seus irmãos estavam pelejando pelas famílias? O que você fez no sábado e/ou no domingo quando seus irmãos estavam na luta para plantar, regar e proteger as sementes da Palavra de Deus,antes que o Diabo arrematasse, as pedras amassassem e os espinhos a ssufocassem?

            Podemos e devemos dizer: “Perdoai os nossos pecados”.

            E ouviremos do Senhor a sua misericordiosa palavra: “Vai-te, e não peques mais!”(João 8:11). 

 





Pedidos de oração:

1 – AÇÕES DE GRAÇA:, Pelo Encontro Pastoral com os Namorados (dia 09) e com os Noivos (dia 23). Pela Peça José (sábado e domingo); Pelo livramento do Igor (da Lena) no acidente de moto; Pelo novo tratamento de próstata do irmão Cláudio. Pela recuperação dos irmãos que estavam com virose (oremos pelos que ainda estão com os sintomas. 2 – Oremos por Taquara, a nossa Congregação Caçula: O evangelista Claudio Franco e a Dona Eliana terão um grande desafio pela frente. Eles estão evangelizando, discipulando, dando assistência pastoral aos irmãos que moram lá, e também têm o desafio de construir o templo onde farão os cultos, EBD e reuniões. Oremos pela família missionária, pela família do irmão Gerardo que apoia com zelo e amor aquele trabalho. Oremos pelos irmãos que estai ajudando: Rodrigo, Luiz Cláudio e Claudiana, Matheus. 3 – Oremos pela Marlucia, tratamento de varizes. Pela conversão do pai do Heldino Sani, e dos pais do Matheus. Pela salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Oremos pelo Iarlisson, que ele tome a decisão de se tratar. Oremos pela Dona Terezinha (mãe do Jackson): forte crise de hérnia de disco. Pelo transplante de córnea da Auristela, em 25/04. Oremos pela Denise (filha da Delourdes): pelos resultados dos exames de biopsia do seio. 4 – VAMOS INTERCEDER: Pela Mônia, mãe do Huguinho, e Rebeca (irmã do Assis): têm esclerose; Pelo Bruno da Marilene e o André da Lena. Pela reconciliação do Carlito Jr.; Pela Karine Tabosa – por sua radioterapia. Pelo tratamento de coração da irmã Catarina; Pelo Tratamento neurológico da Thamires. Pela reconciliação do Régis. Pela recuperação do Cauã; Pelo Retiro de Varões; Pela Cantata da Ressurreição: duas apresentações no domingo: 7 e 19 horas! Pela programação para as mulheres, na Mocidade. 5 – PELA GRAVIDEZ da Joana D’arc, Jozélia e Marly. Pelo casamento da Natália e Felipe; Pela família do Aquino em Floripa. Conversão dos maridos: Catarina (Fco); Marlúcia (Beto); Fátima (Moacir); Eudalice (Elias); Lourdes (Lúcio); Sandra (Rosilton); Eliete (Zé Mª); Cida (Manel); Graça Aragão (Pedro); Daniele (Júnior); Cici (Manu). D’Lourdes (Josué); Inês (Nilson); Rita de Cássia (Bené); França (Antônio); Valdeci (Pedro).

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330