Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A Ética do Reino de Deus - Parte 5



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2013-06-25

A Ética do Reino de Deus - Parte 5

Mateus Cap. 5-7


Pr. José Nogueira


1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

O humilde de espírito é aquele que pode cantar “Quando as coisas não acontecem do jeito que eu quero...”, e de coração e convicção ele louva ao SENHOR cantando: “Se paz a mais doce me deres gozar, se dor a mais forte sofrer, ou seja o que for, tu me fazes saber: Que feliz com Jesus sempre sou!”.

1 – O humilde de espírito é sempre assistido em sua perplexidade, desesperança, dúvida e medo – Lucas 24:21, 30 e 33. Aqueles discípulos eram aprendizes da mente de Deus, estavam num burburinho entre um coração entristecido e uma mente conturbada, falavam sobre a fé (vs. 13 e 14), e estavam tristes (vs. 17). Para esses, há sempre o abençoado “MAS” de Deus – Efésios 2:3-4.

2 – O humilde de espírito crê no Deus da esperança, não em suas expectativas – Romanos 15:13. Expectativas é o que nós queremos, esperança é o que Deus realmente nos prometeu. A esperança crê em Jó 42:1-2.

3 – O humilde de espírito sabe que há coisas que ele não pode mudar: as pessoas e muitas circunstâncias. Mas, ele crê que pode controlar sua reação – Daniel 3:15-18. Os amigos de Daniel não poderiam mudar o rei, nem a ameaça real, o perigo, e as chamas da fornalha. Mas, a reação deles foi de fé! Apesar de tudo, confiaremos em Deus, quer seja para nos livrar, ou para fazer de nós mártires.

4 – O humilde de espírito mantém um relacionamento pessoal com Deus e não apenas funcional – Jó 2:7-10 e 1:20-22. Somos por natureza pragmáticos (queremos que tudo dê sempre certo), contudo a fé sobrepuja o nosso pragmatismo, pois Ele é nosso bem maior - Salmo 23:1 (“O SENHOR é o meu pastor, e nada me fará falta”). Leiamos com essas lentes o Salmo 37:4.

5 – O humilde de espírito entende que o esperar em Deus compreende muitas vezes ter que aceitar que o AINDA de Deus é poderoso – Josué 14:6-15. Submeter-se ao tempo de Deus com PACIÊNCIA é uma graça de poderosíssima de crescimento – Romanos 5:3-5.

6 – O humilde de espírito crê que Deus tem um bom propósito para tudo em sua vida – Romanos 8:28. E que muitas vezes não entende, mas continua crendo – Atos 27:37 e 28:1-10. Lembra da história do judeu que esqueceu seus tefilins no aeroporto, e teve que descer do avião para pegar e perdeu o voo 175 da United, de 11/09/2001?

7 – O humilde de espírito crê e confia que o SENHOR está mais interessado em sua fidelidade do que em sua felicidade ou sucesso - quer seja seu sucesso na obra de Deus ou mesmo pessoal – Apocalipse 2:10.





Pedidos de oração:

1 - AÇÕES DE GRAÇA: Agradeçamos a Deus pelo início promissor das novas classes da EBD. Pela conversão do Átila (neto da irmã Iolanda), Reinaldo e Rosana, domingo à noite. Pelos bons exames da Mayara, e por sua cirurgia oftálmica no dia 05.Louvemos ao Senhor pela Noite dos Enamorados. Pelo novo púlpito da Massada, e da Palhoça. 2 – NOSSOS DESAFIOS: Pelo encerramento do semestre do CBD/ CTBPL. Pelo Encontro Pastoral com namorados e noivos (sábado). Pelo Retiro da EBEC: 04 a 07/07. Pelo Retiro da Mocidade (outubro); Pelo Retiro de Casais; Pelo Retiro das Dorcas. Pela Lucy, Ila, Raquel, Hugo e Vickson: Participação da Clínica de Música no SBC. Pela Campanha Pais de Joelho/Filhos de Pé, em julho (o que você está planejando para cada um dos seus filhos em julho?). Pelo Giuvan e família: assistência à Congregação do Genibaú. 3 – MISSÕES: OREMOS PELO BRASIL: O Brasil passa por momentos difíceis (ninguém sabe aonde isso vai dar). Os motivos dos protestos são tão diversificados que fica difícil definir o que querem: tarifas de transporte mais justas ou zero (o Brasil pode virar outra Venezuela onde falta até papel higiênico – e o governo diz que a culpa é do povo que está comendo mais). Protestam com justiça pelo fim da PEC-37, mas também contra o Projeto de Cura-Gay (apelido que a imprensa deu ao projeto de lei do deputado João Campos - PSDB-GO) que põe o Conselho Federal de Psicologia em seu devido lugar em não poder mais punir psicólogos que tratassem homossexuais que quiserem deixar esse pecado. Devemos orar, pois já se falam em nova Constituição (?). Orar é um dever nosso - 1 Tm 2:1-5. 4 – INTERCESSÕES: Pela Auristela: pelo transplante de córnea. Pela mãe do Huguinho e irmã do Assis - sofrem de esclerose múltipla. Pelo Bruno (Marilena); e Igor e André (Lena). Pela Salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Pela saúde e tratamentos da irmã Catarina.Pelo Dr. Oto – está sendo evangelizado pelo Jayme. Pela irmã Fransquinha Aguiar: seus problemas nos pulmões. Pela Família do Aquino em Floripa (Roberto e Levy estão em outros estados).Pela irmã Lourdes (mãe da Carmen): hidrocefalia. 5 – PEDIDOS E SÚPLICAS: Pelo tratamento neurológico da Tamires. Pela Reconciliação do Carlito Jr., Pelos membros sob disciplina; Pela gravidez da Joana Darc e Jozélia. Pelo casamento de Natália e Felipe; e Laíse e Bruno Braga. Oremos pela conversão dos maridos das irmãs: Catarina, Marlúcia, Fátima, Eudalice, Lourdes, Sandra, Eliete, Cida, Graça Aragão, Daniele, Cici, D’lurdes, Inês, Rita e Valdeci.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330