Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A Ética do Reino de Deus - Parte 6



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2013-07-02

A Ética do Reino de Deus - Parte 6

Mateus Cap. 5-7


Pr. José Nogueira


No REINO DE DEUS, o soberano absoluto é Deus, os subordinados são todos os seres criados, e o território de domínio se estende por todo o mundo, visível ou invisível. Portanto, o Reino de Deus é todo o território dominado pelo Soberano Deus.

 

A Bíblia Sagrada deixa bem claro que o Rei tem um plano e uma estratégia para todos os Seus súditos fieis. Nessa vontade específica para cada um dos servos há o cumprimento glorioso de uma vida vitoriosa (não segundo os padrões inventados nos porões alheios ao Soberano).  Essa vida de vitória consiste de fidelidade, perseverança, alegria, paz, poder e realização plena do maravilhoso projeto real:

37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 8:37-39

 

Se a Palavra, que é a Constituição do Reino, diz que “somos mais que vencedores”, quer dizer que TODOS NÓS SOMOS! A promessa não é para alguns escolhidos dentre os súditos, mas para cada um dos aliados do Reino. Ou seja, o Rei é bondoso em planejar, amoroso por conhecer cada servo, extravagante em dar e fornecer tudo que é preciso para uma vida vitoriosa.

 

OS CRENTES VIVEM ATUALMENTE NO REINO INVISÍVEL (OCULTO) DE DEUS, E ENCARAMOS MUITAS DESVANTAGENS:

1 – Deslocamento Social: Somos de um REINO, mas vivemos fisicamente noutro “reino” (um império das trevas) – Filipenses 2:15.
“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”.
Consiste numa sociedade anti-Deus, numa contra-cultura bíblica (por que, domingo passado,  a Arena Maracanã e as TVs ficaram cheias e as igrejas vazias? No Dia do SENHOR?)

 

2 – Batalha Espiritual: Somos atacados, seduzidos, emboscados, alvos de tentativas de sermos neutralizados e destruídos – Efésios 6:10-18.

13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

 

MAS OS POBRES (DE ESPÍRITO) TÊM SUAS VANTAGENS:

1 – Temos um SENHOR Supremo – 1 João 4:4
“Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.”
Vejamos Jacó, em Gênesis 28:10-22, diante de todas as desvantagens (sozinho, sem nada, calor de 50° de dia, e zero grau à noite, perdido, com fome e sede, mas havia o vs. 15).

 

2 – Temos um Poder Real – Daniel 1:8 e 18 a 21
“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.”
Que poder estava disponível àquele adolescente judeu a 1.500 km de sua terra, para que na Babilônia fosse fiel a Deus e prevalecesse? (2 Coríntios 4:9)

 

3 – Temos Instruções Poderosas – 2 Timóteo 2:22
“Foge também das paixões da mocidade ; e segue a justiça , a fé , o amor , e a paz com os que , com um coração puro , invocam o Senhor.”
Ver Salmo 119:9-11.
Quanto a Palavra frutifica em nós? Mateus 13:8!





Pedidos de oração:

1 - AÇÕES DE GRAÇA: Agradeçamos a Deus pela conversão da Jamile, domingo à noite. Pela bênção da EBD e do Culto: Pelo Semestre da EBEC e do CBD/CTBPL. Pela consolação e direção de Deus na vida da irmã Vânia, que perdeu o marido na semana passada. Pelo Encontro dos Namorados e Noivos. Pelo Chá de Panela do Felipe e Natália. Pela ajuda de Giuvan e Juliana na Congregação do Parque Genibaú, em junho. Pelas respostas de oração pelo Brasil: PEC-37, prisão de um deputado corrupto, lei mais severa contra a corrupção. 2 – NOSSOS DESAFIOS: Pelo Retiro da EBEC: 04 a 07/07. Pelo Retiro da Mocidade (outubro); Pelo Retiro de Casais; Pelo Retiro das Dorcas. Pela Lucy, Ila, Raquel e Hugo: Participação da Clínica de Música no SBC. Pela Campanha Pais de Joelho/Filhos de Pé, em julho. Pelos seminaristas do CBD que darão assistência à Congregação do Genibaú, em julho. Pela cirurgia oftálmica da Mayara, no dia 05. Por Dona Rosa, mãe do Felipe (da Natália). 3 – MISSÕES: OREMOS PELA ALBÂNIA: Domingo, às 9 horas, um missionário americano que trabalha na Albânia vai dar seu testemunho e trazer a mensagem da Palavra de Deus. Oremos pelo Pr. R.P. Jr., sua esposa e três filhos, que ministram naquele país de maioria muçulmana e que no passado sofreu com a opressão do Comunismo. Oremos pela capital Tirana, pelos ciganos (dizem que há povos deslocados e sem nacionalidade vivendo naquela região – Romanos 15:19). Oremos pelos países vizinhos (Região dos Bálcãs: Kosovo, Sérvia, Bósnia, Montenegro). 4 – INTERCESSÕES: Pela Auristela: pelo transplante de córnea. Pela mãe do Huguinho e irmã do Assis - sofrem de esclerose múltipla. Pelo Bruno (Marilena); e Igor e André (Lena). Pela Salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Pela saúde e tratamentos da irmã Catarina.Pelo Dr. Oto – está sendo evangelizado pelo Jayme. Pela irmã Fransquinha Aguiar: seus problemas nos pulmões. Pela Família do Aquino em Floripa (Roberto e Levy estão em outros estados).Pela irmã Lourdes (mãe da Carmen): hidrocefalia. 5 – PEDIDOS E SÚPLICAS: Pelo tratamento neurológico da Tamires. Pela Reconciliação do Carlito Jr., Pelos membros sob disciplina; Pela gravidez da Joana Darc, Jozélia e Sancha. Pelo casamento de Natália e Felipe; e Laíse e Bruno Braga. Oremos pela conversão dos maridos das irmãs: Catarina, Marlúcia, Fátima, Eudalice, Lourdes, Sandra, Eliete, Cida, Graça Aragão, Daniele, Cici, D’lurdes, Inês, Rita e Valdeci. Pela volta do Breno, dia 06/07. Pela Márcia (irmã da Ismênia): problemas de coração e mioma.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330