Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A Ética do Reino de Deus - Parte 7



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2013-07-09

A Ética do Reino de Deus - Parte 7

Mateus Cap. 5-7


Pr. José Nogueira


Explicamos o sentido bíblico de ser ou ter algo por ter sido recebido do SENHOR e, ao mesmo tempo, num paradoxo, ser exortado a ser ou ter o que já somos ou temos.
Vimos isso quanto ao fato de sermos SANTOS (Hebreus 10:10 – “eguiasmenoi”, Particípio Perfeito, como em Mateus 4:4, em que o Tempo Perfeito no Grego expressa uma ação passada, como completa, e que é assegurada sua continuidade no presente).

 

Somos santos (em Cristo, como membro do Seu corpo, que é a igreja, tendo Ele como cabeça e Seu Espírito Santo como nossa vida). Mesmo assim, somos exortados a ser santos (1 Pedro 1:15-16), ou seja, a viver na prática tal como somos diante de Deus.

 

Também vimos que há uma cronologia lógica na Chamada de Jesus aos Seus escolhidos:
1º Conversão – João 1:35-42.
2º Discipulado – Mateus 4 a 7.
3º Missão – Mateus 10:1-7. 

 

Os súditos do Reino de Deus agora estão no Reino Invisível, aguardando o Reino Messiânico. Embora no Reino (que está em seu interior), eles vivem num mundo hostil e totalmente diferente (Império das Trevas). Contudo, eles têm que viver já na Ética do Reino de Deus, pois o Rei tem os habilitado para essa contínua, intensa e violenta luta (Efésios 6:10-18).

 

Por isso, o Senhor Jesus passou os princípios do Reino de Deus, preparando não somente a mente, mas principalmente o coração dos discípulos. O Mestre começou com as bem-aventuranças (como ser totalmente realizado – ash’rey – no Reino, de forma viver de forma agradável ao Rei.

 

Primeiramente sendo Humilde de Espírito (completamente carente de Deus, falido pessoalmente para ser rico na graça de Deus). Por que começamos o dia com Deus? Por que precisamos orar sem cessar?

 

Pobre de espírito é reconhecer nossa fragilidade, nossa dependência, e nossa completa inutilidade e incapacidade à parte de Deus – João 15:5
“Os pobres de espírito são os que colocam Jesus como Senhor do seu ego, os que não desacreditam da avaliação que Deus faz deles” - Larry Coy.

 

São desses pobres o maior tesouro do universo: o Reino de Deus – Mateus 5:3.
Assim a pobreza de espírito bíblica tem duas dimensões:
1 - Diante de Deus – total carência e completa dependência.
2 - Diante dos homens – Usados pela graça (sem utilidade própria) e considerando os outros mais importantes, necessários e melhores do que nós – Filipenses 2:1-11.

 

Homens notáveis que aprenderam a bem-aventurada pobreza de espírito:
1) Pedro – Mateus 26:33 e 35 # 26:74 e 75.
2) Paulo – Atos 15:39-40 # 1 Coríntos 13:1-8.
3) Você!





Pedidos de oração:

1 - AÇÕES DE GRAÇA: Agradeçamos a Deus pelas conversões de domingo à noite. Pela bênção do Retiro da EBEC (pelo privilégio de termos ajudado muitas crianças a irem, todos do Assentamento Picos, etc. Louvemos ao SENHOR pelo aniversário da irmã Valdeci (na sexta-feira), pela Reunião do Ministério Dorcas e pela Mocidade D+1. Pela ministração do Pr. Robert Provost Jr, no domingo pela manhã (pudemos dar uma boa oferta para aquele trabalho e despesas de viagem). Pelo grupo que participou da Clínica de Música, no SBC. Pela boa cirurgia oftálmica da Mayara. 2 – NOSSOS DESAFIOS: Oremos pela Semana de Filmes Edificantes (começa amanhã, quarta-feira); Pela equipe de construção e evangelimo no Assentamento Picos; Pelo Retiro da Mocidade (outubro); Pelo Retiro de Casais; Pelo Retiro das Dorcas. Pela Campanha Pais de Joelho/Filhos de Pé, em julho. Pelos seminaristas do CBD que darão assistência à Congregação do Genibaú, em julho. Por Dona Rosa, mãe do Felipe: Cirurgia de prótese na perna. 3 – MISSÕES: OREMOS PELA ALBÂNIA: Vamos orar pelos países dos Balcãs: Albânia, Montenegro, Croácia, Bósnia, Kosovo e Sérvia. Países dominados pelos muçulmanos e igreja ortodoxa. Extremamente carentes do Evangelho e de missionários. Como vimos, há portas abertas para missionários brasileiros, principalmente na área de esportes (técnico de futebol e de lutas). Oremos pela Turquia: mais de 80 milhões de habitantes e apenas 4 mil crentes (talvez americanos nas bases militares). 4 – INTERCESSÕES: Pela Auristela: pelo transplante de córnea. Pela mãe do Huguinho e irmã do Assis - sofrem de esclerose múltipla. Pelo Bruno (Marilena); e Igor e André (Lena). Pela Salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Pela saúde e tratamentos da irmã Catarina.Pelo Dr. Oto – está sendo evangelizado pelo Jayme. Pela irmã Fransquinha Aguiar: seus problemas nos pulmões. Pela Família do Aquino em Floripa (Roberto e Levy estão em outros estados).Pela irmã Lourdes (mãe da Carmen): hidrocefalia. 5 – PEDIDOS E SÚPLICAS: Pelo tratamento neurológico da Tamires. Pela Reconciliação do Carlito Jr., Pelos membros sob disciplina; Pela gravidez da Joana Darc, Jozélia, Sancha e Fatinha. Pelo casamento de Natália e Felipe; e Laíse e Bruno Braga. Oremos pela conversão dos maridos das irmãs: Catarina, Marlúcia, Fátima, Eudalice, Lourdes, Sandra, Eliete, Cida, Graça Aragão, Daniele, Cici, D’lurdes, Inês, Rita e Valdeci. Pela Márcia (irmã da Ismênia): problemas de coração e mioma.


TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330