Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Pergaminhos de Qumran



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2013-08-27

Pergaminhos de Qumran

Isaías 40:8


Pr. José Nogueira


Foram casualmente descobertos por um grupo de pastores de cabras, em 1947, a primeira das cavernas com jarros cerâmicos contendo os rolos. Os pastores tentaram sem sucesso vendê-los em Belém. Mais tarde, foram finalmente vendidos para Athanasius Samuel, bispo do mosteiro ortodoxo sírio São Marcos em Jerusalém e para Eleazar Sukenik, da Universidade Hebraica. A autenticidade dos documentos foi atestada em 1948. Em 1954, governo israelense, que já havia comprado o lote de Sukenik, comprou os documentos do bispo, por 250 mil dólares.
Outra parte dos manuscritos, encontrada nas últimas dez cavernas, estavam  no Museu Arqueológico da Palestina, em posse do governo da Jordânia, que então controlava o território de Qumram. O governo jordaniano autorizou apenas oito pesquisadores a trabalharem nos manuscritos. Em 1967, com a Guerra dos Seis Dias, Israel apropriou-se do acervo do museu.


Com base em referências cruzadas com outros documentos históricos, acha-se que os documentos pertenciam aos essênios, uma seita judaica que viveu na região do Mar Morto. Mas, o termo "essênio" não é encontrado nenhuma vez nos manuscritos.  O que se sabe é que a comunidade de Qumram era formada por homens, que viviam no deserto, em uma rotina de rigorosos hábitos, opunha-se à religiosidade sacerdotal e esperavam a vinda de um messias.


Antes dessa descoberta, os manuscritos mais antigos das Escrituras Hebraicas datavam da época do nono e do décimo século da era cristã, distando 1400 anos dos originais. Havia muitas dúvidas sobre a confiabilidade dessas cópias. A análise dos documentos mostra que os textos hebraicos são quase idênticos ao Texto Massorético (TM). O TM foi “editado” por volta do Século V d.C. e havia acusações de ateus e liberais que tais cópias  haviam sofrido mudanças e enxertos durante os muitos séculos que foram copiados. Mas o Prof. Julio Trebolle Barrera, membro da equipe internacional de editores dos Rolos do Mar Morto, declarou: "O Rolo de Isaías [de Qumran] fornece prova irrefutável de que a transmissão do texto bíblico, durante um período de mais de mil anos pelas mãos de copistas judeus, foi extremamente fiel e cuidadosa."

“Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.” (Isaías 40:8).





Pedidos de oração:

1 - AÇÕES DE GRAÇA: Por nossa EBD, e aulas de Música – pelo povo de Deus querer aprender e servir. Pela boa cirurgia do Sr. Francisco (da Dona Catarina): oremos por sua recuperação e conversão. Braga. Agradeçamos pelo apoio do Elpídio e família na Cong. de Genibaú, em agosto. 2 – NOSSOS DESAFIOS: Pelas aulas de música (quinta-feira) e a Clínica de Música, em novembro. Pelo Retiro da Mocidade (em dezembro); Pelo Retiro de Casais; Das Dorcas. Pelo James e família que darão assistência nos dois primeiros fins-de-semana na Cong. de Genibaú. Pelo Seminário sobre os Manuscritos do Mar Morto, em 14/09. Pelo tratamento da irmã da Mazé (Conceição). 3 – MISSÕES: Ibrahim lançou um livro nos EUA que esclarece: Onde o islã domina, cristãos sofrem perseguição. Está acontecendo agora no Egito, igrejas estão sendo queimadas e cristãos assassinados, e os muçulmanos utilizam o terror sexual. Na Parte IV, ele detalha o que acontece na Turquia, Egito, Arábia e Paquistão. No Egito, Maher Al-Gohary, de 58 anos, por ter se convertido ao cristianismo, foi acusado de apostasia e condenado à pena de morte. Segundo Al-Gohary: “Nossos direitos no Egito, como convertidos, são menos que os dos animais. Somos desprovidos de direitos civis, de bens e deixados à mercê dos fundamentalistas islâmicos para sermos mortos. Ninguém se incomoda de investigar ou de cuidar de nós”. Ele também revela o que aconteceu numa igreja na Nigéria: “Em 7/8/2012, pistoleiros muçulmanos invadiram a Igreja Bíblica Vida Profunda, numa reunião de oração, “ no meio de um culto e abriram fogo com rifles AK-47”. 19 pessoas foram mortas naquele dia, incluindo o pastor. 4 – INTERCESSÕES: Pela Auristela: pelo transplante de córnea. Pela mãe do Huguinho e irmã do Assis - sofrem de esclerose múltipla. Pelo Bruno (Marilena); e Igor e André (Lena). Pela Salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Pela saúde e tratamentos da irmã Catarina. Pela irmã Fransquinha Aguiar: seus problemas nos pulmões. Pela Família do Aquino em Floripa. 5 – PEDIDOS E SÚPLICAS: Pelo tratamento do Cláudio Magalhães. Pela Reconciliação do Carlito Jr., Pelos membros sob disciplina; Pela gravidez da Jozélia, Sancha e Fatinha. Pelo Casamento de Laíse e Bruno Braga. Oremos pela conversão dos maridos das irmãs: Marlúcia, Fátima, Eudalice, Lourdes, Sandra, Eliete, Cida, Graça Aragão, Daniele, Cici, D’lurdes, Inês, Rita e Valdeci. Pela Márcia (irmã da Ismênia): problemas de coração e mioma.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330