Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A Alegria do Homem Perdoado por Deus



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2013-09-27

A Alegria do Homem Perdoado por Deus

Salmo 32


Giuvan Cardoso


 

O Salmos 32 é um Salmo penitencial, assim como os Salmos 6,38,51,102,130 e 143. Excetuando-se os salmos 102 e 130, os demais são de autoria de Davi. São assim chamados por sua ênfase no pedido de perdão por pecados cometidos. Vemos sempre dois movimentos nesses salmos: confissão do pecado e pedido de perdão a Deus. Este Salmo trata da bênção que é experimentada quando o pecado é perdoado e mostra as consequências na vida daquele que encobre o seu pecado.

 

i- Quando há perdão do meu pecado- 1-2
A palavra bem-aventurado é empregada aqui para introduzir duas bem-aventuranças. É também uma expressão de profunda alegria por causa do perdão dos pecados. Estes versículos descrevem a grande satisfação e a alegre liberdade na vida cujo pecado tem sido coberto, cancelado e purificado pelo Senhor. (Rm 4.6-8).

a- A transgressão é perdoada - 1a
b- O pecado é coberto - 1b
c- Não lhe é imputado maldade - 2a
d- No seu espirito não há engano - 2b

 

ii- Quando não Confesso o meu pecado - 3-4
Ao se calar em relação ao seu pecado, Davi pode experimentar a disciplina do Senhor em sua vida, tanto física como emocionalmente.

a- Não tenho paz nem de dia nem de noite - 3
b- A mão do senhor pesa sobre mim - 4a
c- Não tenho alegria de viver - 4b

 

iii- Quando confesso o meu pecado - 5-7
Quando tomamos a atitude de deixar o pecado, Deus age em minha vida.
1- Minha Atitude :

a- Confesso o meu pecado - 5a
b- Não encubro a minha maldade - 5b
c- Busco ao senhor em oração - 6a
d- Busco refúgio no Senhor - 6b

 

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Pv 28:13

 

2 - O Agir de Deus:

a- O Senhor perdoa o meu pecado - 5c
b- O Senhor me guardará - 6b e 7a
c- O Senhor me preserva da angústia - 7b
d- O Senhor me cinge de alegres cantos - 7c

 

iV- Quando deixo o meu pecado - 8-11
O culpado silêncio de Davi é substituído pela palavra divina de simpática orientação. “Instruir-te-ei e te ensinarei... sob as minhas vistas”
a- O Senhor me instrui e ensina - 8a
b- O Senhor me guia - 8b
c- O Senhor me exorta - 9
d- O Senhor me cerca de misericórdia - 10
e- O Senhor é a minha alegria e regozijo - 11a
g- O Senhor é o motivo do seu louvor - 11b
A experiência pessoal de Davi sobre o perdão de Deus é apresentada de maneira bem clara no Salmo 32, bem como as consequências quando escolhe encobrir e viver no pecado. Em I João 1:9 vemos que podemos desfrutar não somente do perdão de Deus, mas também da sua completa restauração em nossas vidas.





Pedidos de oração:

1 – Ações de Graça:Agradeçamos a Deus pelas decisões de batismos, pelos irmãos discipuladores, e pelas conversões de domingo à noite (inclusive a mãe do Bruno Magalhães). Pelo transplante de córnea da irmã Auristela. Pela aprovação do Assis na seleção do Doutorado na USP, em Grego - Língua e Literatura Clássica. 2 – Oremos: Pelos dois dias de descanso do Pr. José Nogueira e Margarida. Pela onda de violência que atinge todo o Brasil. Pelo Encontro de Casais, no próximo sábado. Pelas Clínica de Música, em novembro. Pelo Retiro da Mocidade (em dezembro); Pelo Retiro de Casais; Das Dorcas. 3 – Missões: A Igreja no Egito passa por dias difíceis. Muitos acreditam que os cristãos foram culpados pelas mudanças no governo e, por isso, têm se vingado, atacando propriedades de cristãos. Até o momento, mais de 70 igrejas foram destruídas. Muitos cristãos perderam a vida por causa dos conflitos. 4 – Intercessões: Pela mãe do Huguinho e irmã do Assis - sofrem de esclerose múltipla. Pelo Bruno (Marilena); e Igor e André (Lena). Pela Salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Pela saúde e tratamentos da irmã Catarina. Pela irmã Fransquinha Aguiar: seus problemas nos pulmões. Pela Família do Aquino em Floripa. Pela Judite, tia da Marlúcia, está na UTI. 5 – Pedidos e Súplicas:Pelo tratamento do Cláudio Magalhães. Pela Reconciliação do Carlito Jr., Pelos membros sob disciplina; Pela gravidez da Sancha e Fatinha. Pelo Casamento de Laíse e Bruno Braga. Oremos pela conversão dos maridos das irmãs: Marlúcia, Fátima, Eudalice, Lourdes, Sandra, Eliete, Cida, Graça Aragão, Daniele, Cici, D’lurdes, Inês, Rita e Valdeci. Pela Márcia (irmã da Ismênia): problemas de coração e mioma.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330