Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Bem-Aventurados os que Choram



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2013-10-01

Bem-Aventurados os que Choram

Mateus 5


Pr. José Nogueira


Recordemos as três etapas do trabalho de Jesus na vida dos discípulos: Conversão, Discipulado, e Envio (estamos aprendendo com os discípulos a segunda etapa – de uns 3 anos e meio, quando Ele transferiu a mente de Deus para eles – e para nós).

 

Já aprendemos que devemos cultivar o ser pobre de espírito – Mt 5:3 (deixar que Jesus seja o Senhor [Dono, Chefe, Diretor] de nossa vida, crer que Deus não precisa de nós  [Ele nos usa por Sua graça], e que devemos considerar os outros mais importantes do que nós – Fp 2:3-5.

 

Podemos  ir para verso 4, a segunda bem-aventurança: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados”.
Para entendermos o sentido dessa bem-aventurança, devemos pensar em que locais e ocasiões as pessoas mais choram:
 1 – Cemitério: Nos enterros e despedidas lutuosas (separações)
 2 – Hospitais: Perigos de despedidas (separações).
 3 – Aeroportos - Sala de Embarque: Despedidas (separações parciais e medo de serem separações totais).

 

Sentir separação causa dor e choro. Lembremo-nos de Isaías 35:24 quando diz que nossos pecados fazem SEPARAÇÃO entre DEUS e NÓS. Ou seja, bem-aventurados somos quando choramos diante de nossos pecados, de nossa falta de consagração (ah, quantos choram perante Jr 47:10?). Eu assumi a Classe de Jovens, estou chorando por eles, pois eu queria dar melhores aulas, queria estar mais perto deles, ser amigo deles, conhecer seus problemas, mas faço tão pouco (e choro por estar falhando diante de Deus).

 

Você já prestou atenção como as pessoas choram menos nos cemitérios e choram menos ainda nas visitas aos túmulos depois de anos? Por quê? Porque se acostumaram com a separação.

 

Então, por que crentes não choram mais diante dos seus pecados, de suas negligências, de seus desleixos, de suas friezas (ouvem a Palavra e não se tocam)? Porque se acostumaram com a separação de Deus.
Bem-aventurados são os que não se acostumam com a vida espiritual medíocre, por isso ainda choram!

 

 Jesus chorou três vezes (João 11:33-35; Lucas 19:41-44 e Hebreus 5:7-8) – você pode identificar o motivo?





Pedidos de oração:

1 - Ações de Graça: Pelas conversões do Cristiano e Gerusa – fizeram suas decisões domingo à noite (agradeçamos a Deus pelas conversões quase todos os domingos em nossa igreja). Pela doação de calçados femininos e pela ajuda que será dada para a celebração do dia das crianças. Pela boa cirurgia da Auristela. Pela consolação do Senhor na despedida da Conceição (Rosa), irmã da Mazé Braga, que foi para a Glória Celestial no dia 12/09. 2 – NOSSOS DESAFIOS: Pelas aulas de música (quinta-feira) e a Clínica de Música, em novembro. Pelo Retiro da Mocidade (em dezembro); Pelo Retiro de Casais; Das Dorcas. Pela Programação do Dia das Crianças (dia 13) e pelo bazar dos sapatos – sábado (dia 05), às 16 horas. E o Dia vos Vivos (02/11). 3 – MISSÕES: Oremos pelas Congregações que estão construindo seus templos (Congregação do Barroso, Congregação do Assentamento Picos, e Congregação de São Gonçalo. Oremos por seus líderes: Missionária Janeide, Pr. Luiz Flor e Evangelista Hércules. Agradeçamos pelo saldo que temos para apoiar esses projetos, e que o SENHOR Deus nos use em como ajudar no avanço desses projetos. Oremos pela Elsa e Dona Iolanda que estão com a Janeide nesta semana. 4 – INTERCESSÕES: Pela mãe do Huguinho e irmã do Assis - sofrem de esclerose múltipla. Pelo Bruno (Marilena); e Igor e André (Lena). Pela Salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Pela saúde e tratamentos da irmã Catarina. Pela irmã Fransquinha Aguiar: seus problemas nos pulmões. Pela Família do Aquino em Floripa. Pela Judite, tia da Marlúcia, continua na UTI. 5 – PEDIDOS E SÚPLICAS: Pelo tratamento do Cláudio Magalhães. Pela Reconciliação do Carlito Jr., Pela gravidez da Sancha, Fatinha e Selma. Pelo Casamento de Laíse e Bruno. Oremos pela conversão dos maridos das irmãs: Marlúcia, Fátima, Eudalice, Lourdes, Sandra, Eliete, Cida, Graça Aragão, Daniele, Cici, D’lurdes, Inês, Rita e Valdeci. Pela Márcia (irmã da Ismênia): problemas de coração e mioma.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330