Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A Éica do Reino de Deus - Parte 8 Cont.



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2013-10-22

A Éica do Reino de Deus - Parte 8 Cont.

Mateus 5:4


Pr. José Nogueira


I – POR QUE CHORAM?
 Já vimos que choramos diante da possibilidade ou do fato da separação (perigos, doenças, hospitais, cemitérios, etc.). Assim, bem-aventurados os choram por sentirem a distância com o Pai, separados pelos pecados (Isaías 59:2 “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”).

 

Separados por sentirem suas fragilidades, eles se sentem incompletos e choram, não estão satisfeitos com a qualidade de suas vidas e choram, anseiam mais por Deus e lutam e choram – tais serão consolados (satisfeitos pela presença e comunhão do Espírito Santo).
Jesus chorou três vezes – sempre por causa da possiblidade ou do fato de um dia ficar separado do Pai, e Ele foi consolado!


II – POR QUE NÃO CHORAM?
Não são bem-aventurados (realizados) os satisfeitos, os indolentes, os despreocupados com o seu relacionamento com Deus.
Há crentes que se tudo estiver bem (não estão doentes, não tem ninguém tendo um caso, o carro não está batido ou ‘no prego’, está sobrando um dinheirinho para os passeios), então está tudo bem!
Esses só choram quando sofrem (como os incrédulos).
Eles podem viver tranquilos, mas não são bem-aventurados...
Jamais serão verdadeiramente consolados por Deus (nunca saberão nem o que é isso).

III – POR QUE DEUS NOS FAZ CHORAR? 2 CORÍNTIOS 7:8-10

 

8 Porquanto, ainda que vos contristei com a minha carta, não me arrependo, embora já me tivesse arrependido por ver que aquela carta vos contristou, ainda que por pouco tempo.
9 Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma.
10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.

 

1 – Tristeza segundo o mundo produz morte – vs. 10
Ou seja, o remorso, o desgosto, a culpa, a acusação, a perseguição e a opressão produzem angústia, tristeza mórbida, suicídio e desânimo total para a vida.

 

2 – Tristeza segundo Deus produz vida – vs. 8 a 10A
A - Natã confrontou Davi: “Tu és este homem” – 2 Sm 12:7.

 

Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;

 

B - Davi reconheceu seu pecado – 2 Sm 12:13A

 

Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor.

 

C – Deus perdoou Davi – 2 Sm 12:13B

 

E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.

 

Houve reconhecimento, arrependimento e confissão. Mas, será que Davi entendia perante Deus a gravidade de sua afronta contra Aquele que é santo, que em amor o escolhera, em bondade o protegera, em misericórdia o perdoara?
Certamente que não, seu coração estava longe do coração dAquele que o fizera.
O amor de Deus precisava fazer alguma coisa para conquistar e quebrantar e contristar aquele coração empedernido, endurecido como pedra de pederneira.
E Deus fez.

 

D – Deus, porém, entristeceu Davi – 2 Sm 12:15-16

 

15 Então Natã foi para sua casa; e o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente.
16 E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra.

 

E – Deus mesmo restaurou Davi – 2 Sm 12:24-25

 

24 Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o Senhor o amou.
25 E enviou pela mão do profeta Natã, dando-lhe o nome de Jedidias, por amor ao Senhor.
 
Vejamos Provérbios 4:3-4 – Salomão testemunha o devocional familiar quando pequeno – um lar piedoso em que seu pai [Davi] e sua mãe [Bate-Seba] estão juntos, criando e educando o filhinho nos caminhos do SENHOR.

 

3 Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe.
4 E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.





Pedidos de oração:

1 - AÇÕES DE GRAÇA: Pelo Chá de Panela do Assis & Camilinha. Por nossos irmãos que ministram aos surdos-mudos: pelo amor e perseverança desses amados. Agradeçamos ao Senhor pelas decisões de domingo, pelo compromisso de nossos irmãos em Cristo. Pela provisão de Deus em enviar a Lucinha Oliveira para ajudar a família do irmão João de Deus e Sancha em Maceió (todos ficaram doentes, menos a Elizabeth). Agradecer pela oferta da Mocidade para ajudar no 13º de nossos missionários. 2 – NOSSOS DESAFIOS: Pelas aulas de música (quinta-feira); Pelo Retiro da Mocidade (em dezembro); Pelo Retiro de Casais; Das Dorcas. Oremos pela Campanha Evangelística do Dia vos Vivos (02 e 03/11): Pelas equipes, por suas lideranças, pelos calendários e convites; Pelas igrejas e congregações que também farão O DIA DOS VIVOS. Pelas programações; Pelo Compromisso de Oração. Pela Campanha VENCENDO O JOGO DA VIDA – 500 mil Evangelhos de João Trilíngue. Pela palestra COMEU MORREU – sábado, às 19 horas. 3 – MISSÕES: Oremos pela Conferência Missionária de Conservação de Frutos – dia 27, no próximo domingo. Oremos pelos que ainda não fizeram o Compromisso de Fé por Missões. Oremos pela perseverança dos que têm feito. Oremos pela Oferta de Amor, designada para ajudar as construções das Congregações e para prover um fundo para o Curso de Liderança do Rodolfo e Kelly, na Apec – SP. 4 – INTERCESSÕES: Pela mãe do Huguinho e irmã do Assis - sofrem de esclerose múltipla. Pelo Bruno (Marilena); e Igor e André (Lena). Pela Salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Pela saúde e tratamentos da irmã Catarina. Pela irmã Fransquinha Aguiar: seus problemas nos pulmões. Pela Família do Aquino em Floripa. Pelo tratamento da Dona Áurea. Pelos casamentos: Raíssa e Jefferson; Camilinha e Assis. Pela nova cirurgia da Denise, da D’Lourdes. 5 – PEDIDOS E SÚPLICAS: Pelo tratamento do Cláudio Magalhães. Pela Reconciliação do Carlito Jr., Pela gravidez da Fatinha, Selma e Arlene. Oremos pelos nossos seminaristas que vão se formar em dezembro: Rodolfo, Claudio Franco, Ronaldo, Hugo, Hércules e Bruno. Oremos pela conversão dos maridos das irmãs: Catarina, Marlúcia, Fátima, Eudalice, Lourdes, Sandra, Eliete, Cida, Graça Aragão, Daniele, Cici, D’lurdes, Inês, Rita e Valdeci. Pela irmã da dona Fátima Linhares, no Maranhão, que foi envolvida com questões na administração pública municipal.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330