Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

A Ética do Reino



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2013-11-05

A Ética do Reino

Mateus 5:4


Pr. José Nogueira


Ah, quantas bênçãos temos apenas num versinho da Palavra de Deus. O sentido e a aplicação dessa segunda bem-aventurança encheriam uma biblioteca, um HD, e ainda faltaria espaço. Senão, vejamos:

 

I – DEUS É QUEM CONSOLA – 2 Coríntios 1:3-4
 O verbo de Mateus 5:4 está na Voz Passiva. O Agente da Passiva (quem na realidade pratica a ação verbal) é o próprio SENHOR. 
O mundo jamais saberá (ou experimentará) a extensão dessa bênção.
 O verbo PARAKALEU tem o sentido de ser confortado, um consolo indizível... que satisfaz em paz, explode em satisfação e contentamento.
 O substantivo PARÁKLESIS denota um tal encorajamento por ficar ao lado e dar todo o suporte necessário não importa o tamanho ou peso da carga.

 

II – MAS SOMENTE PODE SER CONSOLADO QUEM FOR TRASPASSADO PELA TRISTEZA SEGUNDO DEUS – 2 CORÍNTIOS 7:9-10
 Não é algo superficial, ou mais ou menos, é de Deus – e tudo em Deus e de Deus é 100%, ou seja, perfeito!

 

III – SERÁ QUE ENTENDEMOS ISSO? SALMO 51:17
 O “choro” de Mateus 5:4, segundo Trench (um dos maiores eruditos do Grego), é PENTHEU, que é lamentar, prantear como por um morto, entristecer-se com tal sentimento que é impossível conter, guardar ou esconder...
 Talvez como o motorista de taxi que se vangloriava de seu machismo até que eu disse que era pastor...
 Talvez como Jônathan Goffort ao ouvir o testemunho do velho missionário do Saara Africano...

 

IV – VERDADES QUE PRECISAMOS OUVIR
1 – Queremos ser consolados, mas não queremos ser entristecidos segundo Deus...

 

2 – Nós necessitamos ser entristecidos conforme Deus – Tiago 4:5-10

 

3 – Deus somente usa vasos quebrantados – João 12:24-26.

 

“Deus fará com que nos desapeguemos deste mundo de algum modo — do modo fácil, se possível; do difícil, se necessário. Agora é a nossa vez”
A.W.Tozer





Pedidos de oração:

1 - AÇÕES DE GRAÇA: Pela Campanha Evangelística O DIA DOS VIVOS: 25 mil calendários, convites e folhetos: Barra do Ceará, Atalaia do Norte, Barroso, Tapera, Picos, Taquara, Genibaú. Dia dos Vivos: Pecém, Maceió e Florianópolis. Agradecer pelos irmãos envolvidos e comprometidos. Agradecer pelas decisões. Louvar a Deus porque nós evangelizamos e glorificamos o Nome do SENHOR. Pela quitação do apto. do Giuvan e Juliana. 2 – NOSSOS DESAFIOS: Pelas aulas de música (quinta-feira); Pelo Retiro da Mocidade (em dezembro); Pelo Retiro de Casais; Das Dorcas. Pela Campanha VENCENDO O JOGO DA VIDA – 500 mil Evangelhos de João Trilíngue. Pela MOCID-OUT de sábado, no Pecém. Pelos frutos que virão do Dia dos Vivos – que o material deixado nas casas e nos corações sejam usados por Deus. 3 – MISSÕES: O diácono Marcus Antônio vai ajudar na Congregação de Tapera, nos meses de novembro e dezembro. O Evangelista Luciano tem enfrentado vários problemas de saúde e está precisando dessa valiosa cooperação. Oremos pelo Marcus e família, pelas viagens à Tapera, e também por sua saúde. Estudaremos dar uma ajuda de transporte para que o irmão Marcus possa fazer essas viagens. Também precisamos orar pela Congregação do Parque Genibaú: a licença do Pr. Joaquim vai terminar no início de 2014, e vamos buscar a vontade de Deus. 4 – INTERCESSÕES: Pela mãe do Huguinho e irmã do Assis - sofrem de esclerose múltipla. Pelo Bruno (Marilena). Oremos pela transferência do Igor (da Lena) para São Paulo. Pela Salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Pela Família do Aquino em Floripa. Pelo tratamento da Dona Áurea. Pelos casamentos: Raíssa e Jefferson; Camilinha e Assis. Oremos pela audiência da irmã Ilzanir, em 04/12, processo de uma inquilina em atraso. Oremos pela Ticiane (filha da D. Herbênia): está com sérias complicações num dedo da mão. Pela transferência da Aline, para Goiânia. 5 – PEDIDOS E SÚPLICAS: Pela Reconciliação do Carlito Jr., Pela gravidez da Fatinha, Selma, Arlene e Priscila. Oremos pelos nossos seminaristas que vão se formar em dezembro: Rodolfo, Claudio Franco, Ronaldo, Hugo, Hércules, Bruno e Assis. Oremos pela conversão dos maridos das irmãs: Catarina, Marlúcia, Fátima, Eudalice, Lourdes, Sandra, Eliete, Cida, Graça Aragão, Daniele, Cici, D’lurdes, Inês, Rita e Valdeci. Pela irmã da dona Fátima Linhares, no Maranhão, que foi envolvida com questões na administração pública municipal.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330