Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Seis Verdades Acerca Da Santidade



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2014-12-02

Seis Verdades Acerca Da Santidade


Pr. José Nogueira


(Santidade ao SENHOR – Êxodo 39:30)

 

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se
um ao outro, para que não façais o que quereis”.

 Gálatas 5:16-17

 

1 - Santidade consiste principalmente na mortificação do pecado que habita em nós e em viver de acordo com a vontade de Deus revelada nas Escrituras. Apesar de regenerados (nova natureza), ainda a carne (a velha natureza) permanece e deve ser resistida  diariamente, pelo poder do Espírito Santo.

 

2 – Santidade é muitos mais do que coisas externas, trata-se de vencer o domínio de hábitos pecaminosos. Mas, o poder da ressurreição é maior e triunfa sobre a carne, o mundo e o diabo. Romanos nos ensina que devemos nos considerar mortos para o pecado e vivos para Deus (6:11), não permitimos que o pecado reine sobre nós (6:12), e não usemos nosso corpo como instrumento do pecado, mas o consagremos para Deus (6:13). Assim, e somente assim, experimentaremos a vitória sobre o pecado (6:14).

 

3 - A santidade é progressiva. Não é obtida de forma instantânea, como um milagre. Deus nunca prometeu que nos santificaria instantaneamente. As epístolas do Novo Testamento instruem os crentes no processo de santificação. A pureza de vida e a santidade de coração são advindas de um processo diário, progressivo e incompleto aqui nesse mundo – Hb 12:14 e 1 Pe 1:15-16.

 

4 - A santificação é um processo irresistível na vida do crente. Deus escolheu um povo para que fosse santo, tendo como alvo que sejam santos e irrepreensíveis diante dEle (Ef 1:4). Deus nos escolheu para a salvação mediante a santificação do Espírito (2 Ts 2:13). Fomos predestinados para sermos conformes à imagem de Jesus Cristo (Rm 8:29). Embora o crente tropece, caia, falhe miseravelmente, ele não permanecerá caído. Será levantado por força do propósito de Deus, mediante o Espírito, que não vai deixá-lo em paz. Ele não vai ficar em paz com a vida de pecado.

 

5 – A santificação não salva, mas o salvo é chamado a viver em santidade. No seu engano, ele é exortado. Na sua desobediência, ele é disciplinado, Na sua rebeldia, ele é açoitado por Deus ou mesmo morto – 1 Co 5:5. 11:28-32.

 

6 – O padrão de Deus é tão alto que nos humilha sempre (não amamos a Deus de todo o coração, não somos santos como Ele é, nem nossa vida está conforme a vida de Jesus), isso nos faz viver em humildade, quebrantamento, auto-exame e arrependimento diante de Deus – 1 João 1:8 – 2:1.





Pedidos de oração:

1) Ações de Graça: Pelo Culto de Ações de Graça: participantes, testemunhos, jantar, etc. Pelo Retiro das Dorcas: pela eleição da Liderança 2015 e decisão da Dona Raimunda, mãe da Auristela. Pela confirmação da Eduarda: confessando Jesus como Salvador. Pelo abençoado semestre da EBEC. Pela recuperação da irmã Valdecy. Agradecer pelo cateterismo do Cláudio, marido da irmã Eliane, e orar por sua conversão. Agradecer pelo conforto e consolo da família da Rita (irmã da Nova) – que foi para o céu no dia 25/11. Agradecer pela forma fiel e abundante de Deus agir.

 

2 - Oremos: Pelo pai da Vanessa: o câncer na perna está numa situação terrível. Pela irmã da Dona Catarina – tratamento de câncer. Pelo cateterismo que o pai da Lucy (Domingos) vai fazer na quinta. Pela transferência da Lucy para Fortaleza. Pelas escolas que nossos filhos estudarão em 2015. Pelo Encontro dos Amigos de Sião – quarta-feira. Por nossos jovens que estão distantes: Assis e Camilinha, Ronaldo e Hugo. Pela Congregação do Araturi: os trabalhos e lutas no processo de emancipação (Pr. Luiz Lindolfo).

 

3 - Interceder: Pelos irmãos de nossa igreja que farão o Curso de História, Geografia e Arqueologia, em Israel/2015: Pr. Nogueira & Guida, Marcus, Lucy e Josiel, Pr. Hércules, Pr. Eduardo, Jefferson & Raíssa, Evang. Giuvan, Rodolfo & Kelly, e Evang. Roberto Kedoshim. Pela irmã da Neide (Fátima): câncer no estômago,e sua amiga Karine, também com câncer. Oremos para que tenhamos a vitória de pagar o 13º salário aos missionários e fechar dezembro com tudo em dia (tanto o caixa da igreja como o de Missões). Pelos ensaios dos corais (infanto-juvenil e de jovens-adultos).

 

4 – Famílias: Pelo pai do Brunão, oremos por um novo CORAÇÃO. Pelo cunhado da D. Ivone: José Horta (tumor no pulmão). Pelo tratamento de coração da irmã Ilzanir, em São Paulo. Pelo Bruno (Marilena), e Igor e André (da Lena). Pela Salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Pelas famílias que estão ouvindo e lendo o N.T. todos os dias (60 dias). Oremos pela formatura do CTBPL no dia 13 (sábado): formandos: Mazé Braga, Jefferson, Bruno e Pr. Régis.

 

5 – Pedidos e Súplicas: Pela gravidez da Joelma, Juliana, Mariana, Daniely,  Ariane e Márcia. Pela conversão dos maridos das irmãs: Catarina (Fco); Fátima (Moacir), Marlúcia (Bebeto), Eudalice (Elias), Lourdes, Inês, Sandra (Rosilton), Eliete (Zé Maria), Cida (Manel), Graça Aragão (Pedro), Daniele, Cici (Manu), D’lurdes, Rita e Valdeci. Pela recuperação da irmã França. Oremos pelo José Fabiano (dependente químico), que está internado na Leão de Judá.

 

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330