Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Koinonia
Reunião de Estudo Bíblico e Oração

Vitória



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


KOINONIA 2014-12-16

Vitória


Pr. José Nogueira


 

Contexto Histórico:
Final dos 40 anos do reinado de Davi (1010 a 970 a.C.),
Davi compôs esse Salmo (ver Salmo 18).

Tema: Davi diz que para Deus não há impossíveis – vs. 30.

 

1 – Deus usou GRANDIOSAMENTE o pequeno Davi, como sempre faz ao usar as coisas pequenas, frágeis e loucas – 7:8-9 (1 Coríntios 1:26-27 - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;).

 

2 – Deus fez com que Davi vencesse um leão e um urso – 1 Sm 17:34-35
34Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
35Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.

 

3 – Deus fez com que Davi vencesse Golias – 1 Sm 17:41-56
50Assim Davi prevaleceu contra o filisteu(Golias), com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.

 

4 – Deus fez com que Davi vencesse os jebuseus e conquistasse Jerusalém – 5:6-10.
7Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi.
...
10E Davi ia, cada vez mais, aumentando e crescendo, porque o Senhor Deus dos Exércitos era com ele.

 

5 – Deus fez com que Davi vencesse os Amonitas e conquistasse Rabá – 12:29.
29Então ajuntou Davi a todo o povo, e marchou para Rabá, e pelejou contra ela, e a tomou.

 

6 – Deus fez com que Davi subjugasse Moabe (8:2), ao rei de Zobá (8:3), os siros (8:6), e os edomitas (8:14), e deu um nome importante a Davi (8:13).
13Também Davi ganhou nome, voltando ele de ferir os sírios no vale do Sal, a saber, a dezoito mil.

 

Mas, as maiores vitórias de Davi não foram essas. As grandes vitórias de Deus na vida de Davi foram três:

 

1ª – Salmo 6:2-3; 38:1-8; 102:17-21
2 Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados.
3 Até a minha alma está perturbada; mas tu, Senhor, até quando?

 

»» A vitória de Deus ao quebrantar Davi, tirar seu orgulho e sua auto-confiança, para que andasse humilde e dependente diante do SENHOR!

 

2ª – Salmo 51:4 e 10
4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

 

»» A vitória de Deus ao fazer com que Davi se arrependesse do seu pecado e desejasse um coração puro!

 

3ª – 2 Samuel 7:12-16
12 Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.
13 Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.
14 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.
15 Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.
16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.

 

»» A vitória de Deus ao ligar Davi ao Messias (Jesus Cristo) para sempre!

 

Conclusão:
São essas as três vitórias que todo ser humano precisa em sua vida:
1 – Ligar-se a Jesus por toda a eternidade – recebendo a salvação eterna!

»» João 3:16 e Romanos 10:9-10.

 

2 – Reconhecer seu pecado, pedindo perdão sincero ao SENHOR, e almejar viver de forma pura perante Jesus, seu Senhor e Salvador!

»» Romanos 5:8 e 1 João 1:8-9.

 

3 – Andar em humildade diante de Deus, com o coração quebrantado e espírito compungido:
Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito” - Salmos 34:18

 

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” -  Salmos 51:17

 





Pedidos de oração:

1) Ações de Graça: Pelo Culto de Formatura do CTBP, e louvemos ao Senhor pela vida do Pr. Régis, Bruno, Jefferson e Mazé. Pelas celebrações do Dia da Bíblia; Pela aprovação da Monografia da Vanessa. Agradecer pelas conversões na Pituba, e pelas decisões e compromissos aqui em nossa igreja e na Pituba. Pelas passagens para Israel do Grupo de Arqueologia. Pela oferta da EBD para ajudar em Missões. Pelo cateterismo do Seu Domingos, pai da Lucy. E pela direção de Deus na vida da Lucy (quanto ao local de trabalho).

 

2 - Oremos: Pelo pai da Vanessa: o câncer na perna está numa situação terrível – amputou a perna, passou mais as dores e está mais calmo. Pela irmã da Dona Catarina – tratamento de câncer. Pelas escolas que nossos filhos estudarão em 2015. Por nossos irmãos que estão distantes: Assis e Camilinha (EUA), Ronaldo (EUA), Aline (França), Elsa (EUA) e Hugo (São Gonçalo). Pela Congregação do Araturi: os trabalhos e lutas no processo de emancipação (Pr. Luiz Lindolfo). Por nossa Assembleia no próximo domingo (EBD).

 

3 - Interceder: Pelos irmãos de nossa igreja que farão o Curso de História, Geografia e Arqueologia, em Israel/2015: Pr. Nogueira & Guida, Marcus, Lucy e Josiel, Pr. Hércules, Pr. Eduardo, Jefferson & Raíssa, Evang. Giuvan, Rodolfo & Kelly, Luciano e Evang. Roberto Kedoshim. Pela irmã da Neide (Fátima): câncer no estômago,e sua amiga Karine, também com câncer. Pelos ensaios dos corais (infanto-juvenil e de jovens-adultos), e apresentação domingo à noite do coral infanto-juvenil!

 

4 – Famílias: Pelo pai do Brunão, oremos por um novo CORAÇÃO. Pelo cunhado da D. Ivone: José Horta (tumor no pulmão). Pelo tratamento de coração da irmã Ilzanir, em São Paulo. Pelo Bruno (Marilena), e Igor e André (da Lena). Pela Salvação da D. Leontina, mãe do Romildo. Pelas famílias que estão ouvindo e lendo o N.T. todos os dias. Pela Eunice, irmã da Guida, reincidência do câncer. Exame da Lucinha Oliveira nos olhos – e sua gripe.

 

5 – Pedidos e Súplicas: Pela gravidez da Juliana, Mariana, Daniely,  Ariane e Márcia. Pela conversão dos maridos das irmãs: Catarina (Fco); Fátima (Moacir), Marlúcia (Bebeto), Eudalice (Elias), Lourdes, Inês, Sandra (Rosilton), Eliete (Zé Maria), Cida (Manel), Graça Aragão (Pedro), Daniele, Cici (Manu), D’lurdes, Rita e Valdeci. Pela recuperação da irmã França. Oremos pelo José Fabiano - que está internado na Leão de Judá.

 

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330